Sergio Moro – juiz federal da 13ª Vara Federal de Curitiba e um dos responsáveis pela Operação Lava-Jato – escreveu este artigo especialmente para EXAME.

Passados mais de dois anos do início da fase ostensiva da assim denominada Operação Lava-Jato, o momento é propício para algumas reflexões baseadas nos casos já julgados. Tais reflexões não se aplicam necessariamente aos casos ainda pendentes de julgamento, já que, no processo penal, há situações particulares, e a responsabilidade criminal é sempre dependente de provas específicas.

Tratando dos casos já julgados, foram, até o momento, cerca de dez sentenças tendo por objeto específico crimes de corrupção em contratos da Petrobras. Em sete delas, foram condenados dirigentes de várias das principais empreiteiras do país como corruptores, diretores da Petrobras como beneficiários de vantagens indevidas e intermediários entre esses dois polos.

Mas o esquema criminoso que contaminou a Petrobras vai além da corrupção de agentes da empresa. Em pelo menos dois casos houve a condenação de ex-parlamentares federais que haviam sido beneficiados pelas propinas acertadas com funcionários da Petrobras e, em um terceiro caso, foi provado que o dinheiro da propina tinha sido direcionado ao financiamento ilícito de partido político.

Em um contexto mais amplo, a progressiva revelação dos fatos teve consequências fora do processo penal. A Petrobras, de uma postura de negação geral no primeiro semestre de 2014, quando não reconhecia nenhum problema de governança, passou paulatinamente a admitir os crimes, culminando no reconhecimento oficial, em seu balanço de 2015, de perdas com a corrupção de cerca de 6 bilhões de reais.

Algumas das empreiteiras envolvidas nos crimes passaram, louvadamente, a reconhecer sua responsabilidade. Duas grandes empreiteiras celebraram acordos de leniência com o Ministério Público Federal, comprometendo-se a revelar os ilícitos, abandonar práticas criminosas, implementar sistemas eficientes de compliance e indenizar os cofres públicos em mais de 1 bilhão de reais.

O relato geral do ocorrido não faz jus à dramaticidade dos eventos. O mais perturbador, nesse quadro, foi a constatação de que práticas corruptas haviam se ‘naturalizado’ no âmbito dos contratos públicos. O indicativo principal é o fato de as propinas serem negociadas com base em taxas previamente estabelecidas, em percentual fixo calculado em cima dos contratos, ou seja, a regra do ‘x por cento’.

Como regra, o pagamento de 1% a 2% de propinas incidentes sobre os contratos. De forma semelhante, pré-existentes regras de divisão da propina entre intermediários, funcionários da Petrobras e políticos ou partidos. Para ilustrar, extrai-se o seguinte trecho do interrogatório de um dos envolvidos no esquema criminoso:

‘Ministério Público — Quando eu questionei sobre o pagamento de propina, essa expressão ‘regra do jogo’ que o senhor usou, exatamente como acontecia?

Depoente — A regra do jogo a que me referi é que não havia contrato na Petrobras se não houvesse um acordo de pagamento desses valores para a diretoria de abastecimento e para a diretoria de engenharia e serviços.

Ministério Público — Isso já era uma regra conhecida, já era uma prática conhecida?

Depoente — Uma regra de mercado’.

Outro indicativo consiste na falta de respostas mais concretas acerca do motivo das propinas. Mesmo empresários que confessaram o pagamento tiveram dificuldade em esclarecer por que agiam desse modo, assim como agentes da Petrobras confessos negaram que teriam propiciado benefícios mais concretos aos corruptores.

Ainda a ilustrar a magnitude das práticas corruptas, um gerente da Petrobras, após acordo de colaboração, devolveu, ele sozinho, cerca de 97 milhões de dólares em propinas que mantinha em contas secretas no exterior. Mais um fato desalentador foi a constatação de que alguns personagens tinham um histórico de envolvimento em outros esquemas criminosos.

Ilustrativamente, ficou provado que um ex-parlamentar federal, que havia sido condenado na conhecida Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal, também recebeu propinas no esquema criminoso da Petrobras, tendo alguns dos recebimentos ocorrido mesmo enquanto a Suprema Corte debatia, em julgamento público, a responsabilidade do mesmo indivíduo no crime anterior.

Todos esses fatos perturbadores permitem concluir que foi descoberto um quadro de corrupção sistêmica. A corrupção, como crime isolado, existe em qualquer lugar do mundo, mas a corrupção sistêmica, o pagamento de propina como regra do jogo, não é assim tão comum, representando uma severa degeneração dos costumes públicos e privados.

O custo da corrupção sistêmica é gigantesco não só para os cofres públicos como também para a economia e a sociedade em geral. O mais óbvio é o custo da propina, que pode reduzir a margem de lucro das entidades privadas ou, como é mais comum, ser transferido ao contrato público, gerando consequentes impactos no orçamento público.

Investidores afugentados

Mais do que isso, a necessidade de gerar recursos para pagamento da propina em esquemas de corrupção sistêmica pode afetar decisões de investimento, gerando prejuízos ainda maiores.

Talvez alguns maus investimentos feitos pela Petrobras no período de corrupção sistêmica possam ser explicados não como produto de uma escolha ruim mas bem motivada, e sim pelo fato de a prioridade dos agentes envolvidos consistir em gerar propina, e não em tomar a melhor decisão do ponto de vista econômico para a companhia.

Elevações extraordinárias de custos de obras, como o da Refinaria Abreu e Lima, de cerca de 2 bilhões para 18 bilhões de dólares, talvez possam ser compreendidas nesse contexto. Esquemas de corrupção sistêmica afastam investidores internos e externos. Se o mercado não é limpo, se é possível trapacear com propinas, investidores potenciais que não desejam se envolver em práticas criminosas serão afastados.

Mais do que tudo, esquemas de corrupção sistêmica são danosos porque impactam a confiança na regra da lei e na democracia. Se a lei não vale para todos, há uma progressiva erosão da confiança na democracia, com efeitos colaterais preocupantes. Diante da revelação da corrupção sistêmica, o que fazer? O sistema de Justiça criminal deve funcionar.

Crimes descobertos e provados devem, respeitado o devido processo, ser punidos. A Justiça funciona quando o inocente vai para casa e o culpado para a prisão. O resultado não deve depender das condições econômicas ou políticas do acusado.

Ainda há muito a avançar nesse aspecto, mas a Operação Lava-Jato, assim como outras recentes, revela que muito pode ser feito, mesmo no sistema atual, desde que o problema seja tratado com seriedade. A Justiça não pode ser um faz de conta, com processos que não terminam e culpados que não são punidos.

O adequado funcionamento do sistema de Justiça criminal é condição necessária, mas não suficiente, para eliminar a corrupção sistêmica. É preciso que as outras instituições públicas, Executivo e Legislativo, adotem políticas públicas de prevenção e combate à corrupção. A corrupção sistêmica não é unicamente um problema da Justiça.

O governo é o principal responsável por criar um ambiente político e econômico livre da corrupção sistêmica. Ele, com maior visibilidade e poder, ensina pelo exemplo. Agentes corrompidos devem ser expulsos da vida pública.

Leis melhores podem ser aprovadas tanto para aprimorar o sistema de Justiça criminal como para incrementar a transparência e a previsibilidade das relações entre o público e o privado, assim diminuindo incentivos e oportunidades para práticas corruptas. Liberdade de imprensa e acesso à informação são essenciais.

O controle dos governantes pelos governados exige cidadãos bem informados sobre a gestão da vida pública. A iniciativa privada tem um papel relevante. A corrupção envolve quem paga e quem recebe. Ambos são culpados.

Pontualmente, empresas podem ser vítimas de extorsão, mas não raramente o pagamento de propina em contratos públicos envolve a obtenção de um benefício indevido pelo agente privado — por exemplo, a limitação da concorrência leal em uma licitação. Empresas devem fazer sua lição de casa.

Dizer não ao pagamento de propina, implantar mecanismos eficientes de controle interno para prevenir corrupção pública e privada e denunciar solicitações ou exigências de pagamento de propina. É também importante agir coletivamente para que empresas envolvidas em práticas corruptas sejam isoladas do mercado em vez de assumir uma posição de proeminência.

Muito pode ser feito pela iniciativa privada, independentemente do governo. Dois exemplos de fora. A famosa Operação Mãos Limpas, irmã italiana e mais velha da Operação Lava-Jato, iniciou-se com a denúncia de um empresário de que um diretor de um instituto filantrópico de Milão solicitara o pagamento de propina em um contrato público.

Foi a coragem de um empresário que deu o pontapé inicial à mais abrangente e profunda ação judicial conhecida contra um esquema de corrupção sistêmica.

Outro exemplo do mesmo país. Na Sicília, onde negócios sofrem extorsão cotidiana da Cosa Nostra, empresários, pequenos ou grandes, associaram-se em organizações como o Addio Pizzo (‘adeus, propina’) e recusam-se coletiva e publicamente a pagar propina. Muito pode ser feito e é preciso ter presente que a corrupção sistêmica é produto de uma fraqueza institucional e cultural.

Nenhum país está fadado a conviver com ela, pois não se trata de algo natural. Descobri-la, ainda que gere impactos no curto prazo, faz parte não do problema, mas do processo de cura. Uma vez descoberta, devem ser adotadas as políticas públicas necessárias para superá-la. Não se resolve o problema varrendo-o para debaixo do tapete.

A Operação Lava-Jato, talvez mais do que qualquer outra no passado, pela dimensão dos fatos que foram revelados, propicia ao Brasil a oportunidade para que sejam tomadas as providências necessárias para superar essa vergonhosa prática.

Para tanto, é imprescindível a ação das instituições públicas e privadas. Agindo juntas, é possível que a corrupção sistêmica se torne uma triste lembrança de um passado sombrio e não mais represente o futuro do país.”

Sérgio Moro-Revista Exame.

0
Compartilhar
  • Maresia 21/05/2016 at 09:14

    Fritas

    0
  • Ugo 21/05/2016 at 09:16

    Governo Dilma grampeou Temer e Moro
    Brasil 21.05.16 06:33

    A ABIN grampeou Michel Temer, segundo a IstoÉ.

    Grampeou também Sergio Moro e Luís Roberto Barroso.

    Segundo o levantamento feito por uma empresa internacional contratada para varreduras, “os espiões seriam agentes da Abin trabalhando a pedido de Ricardo Berzoini, a quem a agência se reportava desde outubro do ano, por determinação da presidente afastada, Dilma Rousseff”.

    0
    • Ugo 21/05/2016 at 09:16

      Grampo contra grampo
      Brasil 21.05.16 06:42

      A reportagem da IstoÉ sobre a espionagem da ABIN diz:

      “Membros da Lava Jato receberam informações anônimas denunciando espionagem sobre o juiz Sergio Moro. Segundo agentes da PF, Lula teria sabido com antecedência que seria obrigado a depor coercitivamente e também soube de que sua conversa com Dilma sobre a frustrada nomeação para a chefia da Casa Civil havia sido gravada”.

      E mais:

      “Moro teria tornado públicas as gravações a partir do momento em que tomou conhecimento de que pudesse estar sendo monitorado pela ABIN”.

      0
      • Cash-for-crash 21/05/2016 at 10:22

        Só esqueceram de avisar que grampo só funciona em que está fazendo o mal.

        0
    • PapiranteSalg 21/05/2016 at 15:22

      A comunista petista Dilma Rousseff mandou a Abin romper acordos de colaboração com a CIA e o FBI

      “Só agora vazaram as informações de que o general Sérgio Etchegoyen, novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, avisou ao próprio presidente Michel Temer que a Abin rompeu a colaboração que mantinha com as principais agências internacionais de inteligência, como CIA e FBI. Foi ordem direta da comunista petista e ex-terrorista Dilma Rousseff. Michel Temer mandou refazer todos os acordos.”

      http://poncheverde.blogspot.com.br/2016/05/a-comunista-petista-dilma-rousseff.html

      0
  • windville 21/05/2016 at 09:35

    Bom dia Folks,

    Texto do Stephen Kanitz, que vai na linha do que o foi comentado no último Hangout. O que acham?

    “Blogueiros de Direita Acordem Por Favor !!!
    Parem de noticiarem sobre idiotas como a Sonia Braga.
    Parem de postarem que Lula foi internado com amnésia.
    Parem de se indignarem com os atos idiotas da esquerda, eles jamais terão fim.
    Vocês não percebem que ainda estão sendo “pautados” pela esquerda?
    São eles que ainda comandam a discussão.
    Parem de serem levados pelos acontecimentos do dia a dia.
    Nós somos os verdadeiros progressistas, que queremos resolver o problema da pobreza via progresso e inclusão, em vez de distribuição e dependência.
    Vocês é que deveriam estar liderando a pauta, a pauta do progresso, mas não o estão fazendo.
    Vocês deveriam estar discutindo que um Brasil com nossos recursos naturais não tem problemas econômicos, somos sim um pais mal administrado.
    Que não somos um pais corrupto, somos sim muito mal auditados.
    Se é assim, por que vocês não entrevistam um Prof de Auditoria da Unicamp, em vez de postarem fotos da Patricia Toscano cagando na Paulista?
    O PT já era, o Psdb também, portanto parem de odiar o PT e a esquerda.
    A verdade é que ninguém realmente ainda sabe o que é ser de direita.
    Devido em parte aos nossos grandes gurus de direita, que acham que ser de direita é ser anti esquerda.
    Precisamos sim agradecer estes gurus de direita que tanto nos alertaram das mazelas de esquerda nestes 30 anos.
    Obrigado Olavo de Carvalho, Rodolfo Constatino, Reynaldo Azevedo, o Brasil lhes deve muito por nos alertar dos perigos da esquerda.
    Eu lia tudo que vocês escreveram, vocês venceram.
    Mas precisamos transcender este discurso. Eles foram úteis sem dúvida.
    Mas precisamos dar o próximo passo.
    Discutir o que nunca foi discutido.
    Os próximos 500 anos.
    Por que não temos a figura do Contador Público Certificado?
    Por que nossos Ministros não precisam ser formados para “ministrar” ou “administrar” bilhões de recursos?
    Precisamos determinar as pautas a serem discutidas e não eles
    Pensem nisto.”

    Fonte: https://www.facebook.com/stephen.kanitz?fref=nf

    0
    • Cash-for-crash 21/05/2016 at 10:35

      Não ouvi o hang out ainda, pois estive fora. Sigo o Stephen Kanitz no face também. Tem textos muito bons mas pisa na bola em alguns, como neste.
      Mostrou que não conhece a esquerda bananeira. Eles não vão esquecer a teta nunca pois não sabem produzir, estão gordos da verba pública, não tem caráter e vão lutar e espernear até morrerem. E ainda temos o agravante do gramscismo montado na mídia e escolas por toda a bnn.
      Temos que exterminar isso!
      DELENDA VERMIS

      0
      • windville 21/05/2016 at 10:53

        Exato Cash! DELENDA VERMIS.

        0
  • bolha buritis 21/05/2016 at 10:07

    Bom dia cambada de jurólatras

    Yeahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    0
  • Jr 21/05/2016 at 10:13

    Bom dia!
    Dilma usa vídeo de “pobre falsa” para se homenagear e é desmascarada.

    0
  • Cash-for-crash 21/05/2016 at 10:29

    O Juiz Sérgio Moro é o maior herói desse país nos tempos modernos. Nenhum político, nenhum grande empresário fez benefício parecido pelo país.
    Talvez o plano real compita com a lava jato em benefícios na bnn.

    0
    • Zé do Faz 21/05/2016 at 10:43

      Concordo totalmente.

      0
    • Curioso 21/05/2016 at 10:48

      Sempre fui avesso a intitulação de líderes e salvadores, mas precisamos admitir que este senhor escreveu seu nome na história. Espero que os eventos futuros jamais maculem a imagem de moralidade, ética e justiça que lhes foram personificadas.

      0
  • Cash-for-crash 21/05/2016 at 10:36

    #motumbo – 3 dias…..

    0
    • windville 21/05/2016 at 10:54

      Winter is Coming:

      0
  • Vieira 21/05/2016 at 11:43

    Texto gigante, mas com muita coisa que precisa ser lido por todos aqui. Fala do futuro, fala de. Como chegamos aqui, fala de Bolsonaro.

    http://observador.pt/especiais/o-ruido-do-tempo-que-explica-a-situacao-no-brasil/

    0
    • BananenseNãoPraticante 21/05/2016 at 11:47

      Só vou ler porque é “.pt”
      Leio pouca coisa escrita por bananenses, tirando o que é escrito por aqui, invariavelmente é notícia atrasada, com viés ideológico e patrocinado por algum grupo querendo tirar vantagem.

      0
      • Vieira 21/05/2016 at 11:52

        Esse cara é de direita, é brasileiro e ele escreve lá justamente porque é um dos poucos lugares que dão espaço.

        O texto é sensacional, as analogias e referências, o que fala de Bolsonaro…

        Lucas tem que ler isto.

        0
        • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:01

          Bom dia, Vieira! Valeu por compartilhar! Thanks

          0
          • Vieira 21/05/2016 at 12:03

            Bom dia, doc.

            0
  • Ugo 21/05/2016 at 12:01
  • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:02

    Bom dia, 300! Sigamos adiante! Avante!!!

    0
  • From_The_Tower 21/05/2016 at 12:03

    Bom dia a todos.
    Um ótimo final de semana para quem recebe juros e dividendos.
    Para todos os outros que irão conter os gastos por conta das escolhas do passado só digo uma coisa: PAGUEM NOSSOS JUROS !!!

    0
    • BananenseNãoPraticante 21/05/2016 at 13:40

      🙂
      Como é bom existir este espaço para encontrarmos nossos iguais!

      0
  • From_The_Tower 21/05/2016 at 12:03

    BÚH !!!

    0
    • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:07

      Não sei os outros aqui, mas faz tempo q parei de ler e acompanhar o RA e os pingos nos Is! ARDA

      0
    • Vieira 21/05/2016 at 12:07

      Esse RA…

      0
  • Formiga atomica 21/05/2016 at 12:10

    Não sei vocês mas estou ate gostando da crise. Minha inflação pessoal caiu e o preço da cerveja que eu gosto esta 50% off. Consegui alugar um apartamento melhor e no mesmo valor. E, tem os juros, como eu gosto dos meus juros, “meu precioso”.

    0
  • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:11

    Vamos divulgar o texto e o link! Please!

    Que tribo é essa, onde Caetano Veloso, homem branco riquíssimo, usando cocar de índio, que tem uma música a cada novela…

    Publiée par Socialista de iPhone sur Samedi 21 mai 2016

    0
  • Vieira 21/05/2016 at 12:11

    Constantino bloqueado novamente no FB.

    0
  • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:16

    tóin oin oin

    Publiée par Socialista de iPhone sur Samedi 21 mai 2016

    0
  • Chico Louco 21/05/2016 at 12:17

    Bom texto Vieira fiz leitura dinâmica…… mas discordo de alguns pontos a candidatura de Bolsonaro em 2018 não depende dos fatores mencionados, o autor simplesmente não vê o fato de uma população sem estudo, sem condições de interpretar um texto ou que saiba formar uma opinião contrária, engole tudo o que aparece na mídia e por pessoas “mais fluentes ”

    Para mim estamos ainda talvez duas eleições de um governo real de direita….. O calo do mito foi as bobagens que ele fez em publico, as cagadas passadas marcadas na internet. Isso faz com que a pessoa média perca a noção de senso critico como disse acima e apenas o isole como mais um maluco como Collor por exemplo, pode esperar vão rotular ele assim.

    Sabemos que não é assim, mas duvido que mude em dois anos e pouco….

    0
    • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:24

      Chico, concordo em parte, mas veja q uma campanha tem seu jogo sujo mais acirrado nos bastidores e nós, reles mortais, só vemos a ponta do iceberg… ok, aqui vemos um pouco mais profundo, mas em breve, teremos q mudar, não há viabilidade sem uma mudança à direita, talvez não em 2018, mas ela terá q vir! Veja o q vc acha deste filme, se possível! Trata desse assunto! Está na minha lista, ainda não vi! E parabéns por fazer parte dos 300! O BoB.org agradece!

      0
    • Vieira 21/05/2016 at 12:25

      Sim, o texto dele é muito bom, Chico. Ele não fala nada como crítica ao mito, fala como alguém tentando entender o Brasil sem usar polarização.

      Acho difícil, mas o cara é brilhantes mesmo. Claro que ele não vai acertar tudo e concordo contigo que o mito teria dificuldade. Mas o poder centralizador que ele escreve explica muita coisa.

      0
    • Chico Louco 21/05/2016 at 12:29

      Teve uma pequena polêmica nos coments do hangout quando falei que pensei que vc tivesse mais idade devido a sua bagagem de conhecimento.

      Não falei para menosprezar ou para achincalhar, apenas me mostrei surpreso pela idade e capacidade dissertativa que possui .

      Eu não sou acostumado a ler muito, nem tenho muito tempo para isso, leio principalmente as capas e cabeças de notas, se interessar antes, já faço meu próprio pré juízo, se o cara for na mesma linha que pensei termino, se ele for totalmente contra nem acabo de ler. Mas o interessante que quando o faço por contraponto mesmo, estilo um texto marxista, tenho prazer em terminar de ler apenas para saber realmente como pensar o CER e como poderia ser combatido….

      Eu tenho conhecimento da área técnica de mecânica em geral e eletroeletrônica que muito engenheiro formado não possui, autodidata na maioria da vezes, não tem escola pra isso.

      Geralmente a gente faz análises mais frias e pontuais e não fica divagando sobre diversas possibilidades pois sabe que na real, somente uma via de cada vez pode ser aceita, quer seja em um conserto de algo, quer seja no posicionamento de um governo por exemplo.

      Assim eu acredito que consigo ficar “isento” de opiniões de “formadores de opiniões” se nivelando mas com grande senso crítico da maioria da população em geral que nada acompanha, justamente pelo motivo acima em que disse que: são várias vias mas por vez somente uma pode ser usada .

      0
      • Vieira 21/05/2016 at 12:34

        A grande questão aí é: como uma cara de direita, um cara que vive de consumir livros e criar teorias, analogias, um cara devidamente preparado interpreta a coisa.

        Fui no lançamento do livro do Martim aqui em CUritiba, ele falou do estado da literatura no Brasil e falou de política, analisou o jornalismo que existe aqui de maneira completa.

        E a gente não pode se furtar de ler o que um cara desses tem para dizer, mais ainda, a bibliografia que serve de apoio para o que ele diz.

        Caras como ele, um Villa, um Pondê ou um Olavo têm que ser consumidos pela gente.

        Depois vemos o que sobrou de coerente e nos serve.

        0
        • Libertario 21/05/2016 at 12:58

          Por isso comentei á alguns topicos atras, não seria imteressante que o Bolsonaro se aliasse a um filosofo tipo o Ponde, para dar mais fineza aos discursos contra o politicamente correto e assistencialista da esquerda?

          0
      • Vieira 21/05/2016 at 12:52

        Ah, e eu nem interpretei nada do que você falou como polêmica. Entendo perfeitamente o que quer dizer. Meu tempo de leitura tb não é extenso, tenho que ser Engenheiro mesmo.

        Quiçá ainda consiga passar o tempo todo lendo e escrevendo como estes caras.

        0
  • Numiers-Doc 21/05/2016 at 12:18

    E vc, trabalhador, pagando tudo isso! LINDO, não é? SQN
    http://spotniks.com/10-projetos-internacionais-aprovados-pela-lei-roaunet/

    0
    • g.w. bush 21/05/2016 at 12:26

      Isso precisa viralizar, tem que ter um jeito de colocar isso na tv, tem que se questionar os “artistas” num debate sobre o assunto !
      PQP ! As vezes dá um desânimo…a banânia é muito estressante

      0
    • Jr 21/05/2016 at 12:33

      O jean wilians deve se amarrar no projeto 7, “Picasso e a Modernidade Espanhola”

      0
  • Pateta 21/05/2016 at 12:36

    Gostei do que Stephen Kanitz escreveu.
    Com certeza temos que ter agenda própria:

    Pelo que conheço do meio da banania elenco:
    Prioridades zero:

    – alteração no judiciario em geral – dar mais força as provas e não aos procedimentos, se necessario punir meios escusos de se obter provas, com certeza, mas fazer adendo unico a todos os tipos de processo.

    -Eliminar ou diminuir acesso ao STF e STJ – os TS é que deveriam informar se devem ou não subir ao ST´s
    – alteração no judiciario para penas já cumpridas – não deveria ter necessidade de alvará de soltura. Apenas comunicado do executor sobre o cumprimento da pena e a soltura – inverte-se a situação e deixamos (popoulação) de ficarmos responsáveis por eles.

    – Acabar com o Estatuto do Desermamento e ECA – todos tem direitos iguais de liberdade e defesa, não importa qual idade, sendo sujeito de direito.

    Corrupção ser tratada como crime hediondo e sem direito a habeas corpus.

    Reforma tributária – plano de transição – aprovado e instituído de imediato, para que não haja insegurança juridica.

    Reforma previdenciaria – não há que pensar em não haver participação do estado na vida das pessoas, mas pode ser reduzida a participação e limitado o benefício.

    Reforma sobre comprometimento do PIB nos custos sociais – regras de custeio – prazos determinados de recebimento e compromisso de devolução nos casos possíveis (tem casos que pessoas ficam incapazes e não tem como sair da dependencia).

    Reforma administrativa de controles administrativos – Em vez de ser Federal deverial ser Municipal e cada municipio além de ter numeros sobre quem governa tem assim como fazer politicas de ocupação de solo, transportes, educação, segurança e saúde.
    Inverter a arrecadação de impostos pessoas físicas – deveria ser do municipio para a federação.
    Plano direitor unico para ocupação de solo – urbano – residencial – que os municipios devem seguir – Acabar com plano diretor municpal sem a federação orientar. Assim acaba as grandes diferenças de investimento.

    Reforma política – adoção do sistema bipartidário – (essa eu queria ver em vida!!!)

    Cadastro Unico – numeração unica para cada cidadão – há como fazer e há como gerir – basta vontande política – Isso acaba com riquezas não declaradas ou impostos não recolhidos.

    Bom, é isso que precisamos mexer de cara. Ou começar a construir.
    A partir disso as coisas começam a tomar outras figuras.
    Direitos com deveres.

    0
    • Chico Louco 21/05/2016 at 12:44

      Se tivesse voto distrital e a arredação fosse partilhada de foram honesta, não teriamos metades dos problemas.

      Quanto ao uso de solo, esquece temos dimensões continentais e milhares de cidades favelas, não vai conseguir estruturar mais nada aqui, a não ser que obrigue a uma adequação do que está pronto.

      Quanto a cadastro unico o imposto pago na fonte mataria a sonegação.

      0
      • Pateta 21/05/2016 at 12:49

        O voto distrital e administração distrito-municipio é o que funciona em todo 1º mundo.
        Uso do solo – digo ocupação urbana e rural – regras geridas pelos Municipios, mas considerando diferenças locais – porém constantes de um plano diretor federal – Isso acaba com distorções que vemos em terrenos urbanos do tipo 5 x 10 num país continental e acaba também a continuidade de favelas.
        O cadastro unico a que me refiro vai muito além da coleta de impostos – na verdade teria a vida de cada um em todos os setores – mas com “arquivamento” em separado – (senão fica impossível de administrar) – porém com senha especifica é possível ter a ficha corrida de todos os setores.

        0
  • Pateta 21/05/2016 at 12:36

    Nunes, tudo certo com a poupança?

    0
  • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 12:43

    Boa tarde Senhoras e Senhores!

    Pauta própria, pauta própria…

    0
  • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 12:45

    Vídeo interessante onde um suposto policial descreve o processo de investigação de deflagrou a lava jata.

    Tudo, segundo ele, começou com o tráfico internacional de drogas sendo bancado pela Petro.

    https://www.facebook.com/360553687377418/videos/754472604652189/

    0
  • Pateta 21/05/2016 at 12:56

    AlBarra – noticias do resultado do tiroteio de ontem. Ouvi e vi de soslaio, queria saber o que estavam buscando.

    0
    • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 12:57

      Tiroteio de ontem? Qual?

      São muitos kkkkkkkkkkkk

      0
      • Pateta 21/05/2016 at 12:57

        na favela. Sei lá qual – ouvi no un passant

        0
        • Pateta 21/05/2016 at 12:58

          disseram que já tinha 5 horas de balas cortando os ares.

          0
          • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 13:32

            Vamos pro macro logo?

            O lance é que agora que as cabeças do tráfico internacional estão caindo na lava jato, vide vídeo que postei acima, tá todo mundo alvoroçado pra ver quem vai abocanhar as novas fatias.

            Daí soltam os pitbuls pra ver quem leva.

            Nessa bagunça toda, os milicianos do RJ (cachorrinhos do PMDB carioca), estavam todos pimpões achando que iam tomar os territórios e passar a traficar. Em algumas comunidades isso já aconteceu.

            Só que o mal do carioca e pensar que é fodão, e nego já começou a tomar revestrés de coronel político. Teve até figura grande tomando ameaça e pedindo arrego.

            A questão é que o Fla-Flu deveria começar somente no pós olim piada, mas como tudo bagunçou, os mais alvoroçados saíram na frente, e espera só os jogos passarem, aí vc vai ver a festa que vai ser.

            Como estão falando em legalizar o jogo, vai ser uma maravilha, pois daí veremos a máfia russa, Israelense e italiana entrando no jogo e botando esses bundas rachadas pra correr.

            A gente debate muito, mas a verdade é pouco falamos da real origem da corrupção política, o tráfico. Enquanto tivermos esses jecas aparelhando o governo pra brincar e bancar o narcotráfico deles essa joça não vai pra frente.

            Eu vou te falar um coisa, nunca fui partidário da legalização das drogas pq não temos estrutura social pra isso aqui. Até na holanda o burro já ta abrindo o bico.

            Mas uma coisa é certa, na hora em que vc legalizar essa porra em larga escala e dermos a sorte de uma briga de multinacionais começar pelo monopólio de plantio e distribuição, mais uma briga entre bancos europeus pra ver quem vai lavar o caixa dois, aí vc começará a ver as coisas se assentando.

            Vastas plantações, muito imposto e emprego sendo gerado, monsanto (as melhores sementes para cultivo sem agrotóxico) brigando com a bayer (a hidropônica medicinal com maior teor de THC do mercado) e a phillip morris putinha (achou que ia ser mamata igual o tabaco).

            Nego dá uma carraspana logo em todo mundo, a coisa se acerta em Brasilia na mão de dois, os bundas rachadas que gostam de brincar de bandidão nas cidades somem e a produção começa e se concentrar aqui e a distribuição europeia e americana saem dos portos sem selo e devidamente contabilizada pelo bancão europeu.

            A foda e que só falta combinar com o Tio Sam.

            0
            • Pateta 21/05/2016 at 13:40

              kkkkk. Tudo depende de quem fica no tio sam, se democratas pode ter certeza que teremos umas 4 aldeias novas como terra brasilis, jamais deixarão a unicidade vencer.

              aproveitando as info da narco – como ficam as liberações que a gilma fez dos portos pra colombia, peru e bolivia se não me engano? Tem que pedir a cessação disso daí de imediato. É uma porta que o gov pode controlar e cobrar hehehehe.

              Com relação a legalização – se liberarem o que vai ocorrer de cara é que deixaremos de produzir comida mesmo. Cada um por si e moedas fortes para todos.

              0
              • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 13:46

                A coisa está se reestruturando lá em cima, não vejo o vampiro mexendo nisso. Se mexer aí sabemos que a coisa é séria.

                0
                • Pateta 21/05/2016 at 13:51

                  ka entre nós. O vampiro tá encurralado, como ficou o Moro que arriscou tudo na divulgação daquela escuta da gilma.
                  O que grandes players estão querendo é ver o desfecho no tio sam, até o momento o que me chegou é que aqui depende de tudo de lá.
                  Se ficar os demo por lá, aqui vira alvo pra crescimento, mas não como unidade continental, entende? Eu brinquei com o povo daqui fazendo uma pegunta do por que não somos os maiorais. hahahaha. Nunca seremos. Dividem pra não acontecer.
                  Se direita levar no norte, então teremos uma ligieira melhora pra direita, mas a disputa de equilibrio geopolitico ou muda das americas ou destroem o que puderem para ficar.
                  Tenha sempre plano B, C e D. Tenha no mínimo proficiencia em 2 linguas.

                  0
                  • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 14:05

                    Sim, me bateram isso tbm, a coisa vai ficar indefinida até as eleições lá.

                    Mas acredito piamente em um novo ciclo de 30 anos.

                    Vai por mim.

                    0
                    • Pateta 21/05/2016 at 14:13

                      hahaha. Tenho mais nada nessas terras, mas o que entra obrigatoriamente (e enquanto durar) de novo, herdeiro tá sendo orientado e educado pra apostar.
                      Achei muito legal a parte de minicontratos, mas hoje só se me derem um passo a passo bem legal, pois tempo é – 1000.
                      Ia esta semana por além mar, tive que mudar planos e devo ir somente em julho.
                      Tá dificil Al, estou acampada, sendo cuidadora vitalicia (hahaha) a noite e com dores na face, que me enxeu. Fui num acupunturista por aqui, amigo do maridão, mas ele não tem laser, então foi na picada mesmo hehehe. Melhorou uns 60%. Tá dando mais horas por dia sem dor aguda, e mesmo a aguda diminuiu bem.
                      Por isso, tô acompanhando pouco de tudo.
                      Hoje, estou com folga até as 20:00 hs fui rendida e dormi 3 horas.
                      Morrendo de saudades do herdeiro e do cara metade. Tirando os turnos noturnos, falo só com elevador hahaha.

                      0
      • Polaco 21/05/2016 at 13:19

        Rocinha

        0
  • valdobh 21/05/2016 at 13:29

    pessoal,

    acabei de ouvir o último ”rangô” (e o penúltimo durante a semana)…estou um pouco meio que assustado pq pensava que vcs alteravam suas vozes, mas parece que não, então torço para que não aconteça nada com vcs (e me desculpem se estiver falando bobagem pq simplesmente é só medo meu q aconteça alguma coisa com vcs.)

    o conhecimento que vcs compartilham não tem preço e o que aprendo é sensacional…
    espero, como disse o vieira (acho) que tenhamos um país bem melhor no futuro (e na realidade é isso que todos nós queremos).

    no mais abraços a todos….

    0
  • g.w. bush 21/05/2016 at 13:39

    AL, como o Bolsonaro se ajusta nesse sistema onde a política sustenta o tráfico e vice-versa ? Ele não teria que necessariamente fazer um acordo para sobreviver politicamente ou até mesmo sobreviver ? A base eleitoral dele é o RJ, quem votou nele se os morros e a baixada é controlada pelo crime organizado e a zona sul é reduto dos vermelhos ?

    0
    • Pateta 21/05/2016 at 13:42

      pra ele sobreviver a qq coisa ele tem que conhecer o sistema, e saber andar em ovos. Acho que ele consegue fingir bem nessa parte, não tem solução, mesmo, mas pode ser esperto e equilibrar um pouco a desvantagem que temos.

      0
    • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 13:44

      Por incrível que pareça Bolsonaro é super bem votado na ZS. Não se esqueçam que as viúvas do governo militar moram tdas na ZS e Barra, e ele tbm tem muito voto na caserna, nunca esqueça disso.

      A prova de fogo será agora nas eleições municipais. Se o Flavio Bolsonaro for pedir voto junto com um certo cacique miliciano eu começo a me preparar pra mudar do RJ e no médio prazo do Brasil.

      Estou torcendo pra ver o Bolsonaro peitar esses caras. Se ele estiver aliado com o mesmo grupo que manteve o Sérgio Moro, ele vai fazer isso, aí vc vai o fogo ser tocado na bandidagem.

      0
      • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 13:45

        A opção menos pior, caso ele não peite, seria a exposta pelo pateta aí acima.

        0
      • Ugo 21/05/2016 at 14:04

        “Se o Flavio Bolsonaro for pedir voto junto com um certo cacique miliciano eu começo a me preparar pra mudar do RJ e no médio prazo do Brasil.”
        Você pretende comentar esse assunto específico mais para frente, ou é informação delicada demais para passar publicamente?

        0
        • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 14:05

          Isso não dá pra ser debatido.

          É mais fácil vc procurar notícias sobre milícias no RJ e começar a ler os comentários delas.

          0
        • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 14:07
      • leomg 21/05/2016 at 14:19

        Gosto de verdade de ler seus comentários AL mas as vezes acho que me deixam mais desanimado ainda, parece que isso aqui não irá mesmo. A abordagem é essa mesma precisamos ser realistas para encarar os problemas de frente.

        0
        • Pateta 21/05/2016 at 14:23

          leo – a coisa mais linda que descobri, em distintas pessoas, de distinto caráter foi a coragem. Como guerreiro, diariamente lutando, sem jamais entregar a vitória a quem quer que seja.

          O mundo, muda todos os dias, em pequenas coisas que não nos damos conta. No final a soma dessas mudanças se torna visível e grande, mas não aconteceria se não fossem as pequenas.

          Hoje, apesar de tudo que todos nós deveremos lutar, sinto muito mais a possibilidade real, do que senti em 2013.

          Em tudo, sempre há um avanço. E, de nós depende o tamanho. Mas a conquista não é derradeira, é apenas um próximo passo para outra vitória.

          0
          • leomg 21/05/2016 at 14:43

            Pateta concordo com você precisamos continuar lutando mesmo que em condições adversas, as vezes bate aquele cansaço de fazer sempre a coisa certa enquanto você vê os valores éticos e morais sendo devassados diariamente. Ser humano é isso mesmo ter lampejos de fraqueza mas continuar lutando o bom combate.

            “‘ Se você encontrar inimigos no seu caminho significa que você está indo na direção certa “.

            0
            • Pateta 21/05/2016 at 14:48

              Isso Leo.
              Muitas vezes desanimo tb, faz parte. Não dá pra não ter mudanças de humor com o que vemos acontecer e minimamente não conseguimos corrigir.

              Foi pra dar uma força. Retribuindo todas as que já recebi daqui. 😉

              0
            • PapiranteSalg 21/05/2016 at 14:57

              “Prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina (…) Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador (…) Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado (…) Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da Justiça”

              0
              • Pateta 21/05/2016 at 15:02

                clap! clap! clap!

                Mas ainda, continuo na luta rsrsrs.

                0
  • BananenseNãoPraticante 21/05/2016 at 13:59

    A Banânia não é só uma cleptocracia, é muito pior! Sempre foi.

    0
  • Nonada 21/05/2016 at 14:14
    • g.w. bush 21/05/2016 at 14:33

      Thanks for it !

      0
      • Nonada 21/05/2016 at 14:37

        Não há de quê. Essa é um clássico que posso ouvir seguidamente por horas.

        0
        • g.w. bush 21/05/2016 at 14:43

          Anos 70 foi incrível. YouTube é meu canal de tv atualmente.

          0
          • Nonada 21/05/2016 at 14:45

            Eu não assisto TV aberta ou fechada já faz uns 10 anos.

            0
          • Nonada 21/05/2016 at 14:52

            G. W. Bush,

            talvez você goste dessa outra.

            OFF – Long Cool Woman (In A Black Dress)

            0
  • Pateta 21/05/2016 at 14:20

    Admins – blog tá instavável. comentarios somem e funcionam só no F5. Tão mexendo em tudo ?

    Aproveitando:
    o que é correto escrever ? encher ou enxer … onde escrivinhei errado, por favor substituam – enxer por encher.

    Coisa horrorosa. Única coisa que levo comigo sempre é a língua pátria. Não posso assassiná-la por descuido torpe.

    0
    • Nonada 21/05/2016 at 14:43

      A idade faz coisas. Hahahahahaha…

      0
      • Pateta 21/05/2016 at 14:44

        Sem essa, sou que nem wisky. rsrsrsrs.

        0
        • Nonada 21/05/2016 at 14:48

          Ehhhh, Eu também. Bem, eu acho.

          0
        • Nonada 21/05/2016 at 14:49

          OFF – Long Cool Woman (In A Black Dress)

          0
          • Nonada 21/05/2016 at 14:51

            Lugar errado, Sorry!

            0
            • Pateta 21/05/2016 at 14:52

              gostei do mesmo jeito. rsrsrs.

              0
            • Pateta 21/05/2016 at 15:00

              devolvendo a delicadeza

              https://www.youtube.com/watch?v=auoArgmzqN4 essa é do meu tempo e curto muito.

              0
              • Nonada 21/05/2016 at 15:05

                Por incrível que pareça, não vivi o auge dessas músicas, porém gosto muito da forma como as fazem. Os instrumentos utilizados são típicamente utilizados no final dos anos 60 e ao longo dos 70. São muito bons.

                0
                • Pateta 21/05/2016 at 15:10

                  meu herdeiro curte todas as musicas da minha época, inclusive as caipiras (de verdade). Anos 70 e 80 foram os melhores, 90 mais ou menos e depois disso só mamonas assassinas que eu lembro o nome rsrsrs. Mas tem algumas musicas chicletes que eu gosto tb.

                  Agora, quando pimpolho crescido tem tempo, escuta as musicas que meus pais tocavam na época deles. Muita musica espanhola, é divertido, pois quando estamos juntos eu canto com a gravação, ele acha o máximo. Curti muito Francisco Alves, Angela Maria, Caubi hehehe.

                  0
                  • Nonada 21/05/2016 at 15:13

                    Dessas bregas (Kkkk), eu cantava as o Rocerto Barlos qdo eu era menino.

                    0
                    • Pateta 21/05/2016 at 15:17

                      curtia muito o erasmo, mas não o rc, nunca gostei dele.
                      gostava dos golden boys, trio ternura, silvio brito, raul seixas rsrsrs.

                      0
  • Luis Augusto 21/05/2016 at 14:47

    Ministério da Cultura está de volta.

    0
    • Pateta 21/05/2016 at 14:50

      A gangorra do poder.

      Muita agua tá rolando, mas passaram um tambor dizendo que pelo menos será aprovada a nova meta fiscal com facilidade. Mas podem apostar que lá vem imposto optatoriamente.

      Quero ver a previdenciaria e a tributaria. Essas são pilares.

      0
    • Murphy 21/05/2016 at 14:53

      Eu não me interei de tudo sobre isso, mas é interessante falarmos aqui de que o MinC sustenta a nata dos caviars. Graninha de graça pra eles.

      E a parcela pobre da sociedade, que os caviars tanto se dizem defensores, é que paga a farra deles proporcionada pelo MinC.

      0
    • leomg 21/05/2016 at 15:05

      Mas que cara cagão não aguenta a pressão de maconheiros??? Tinha que ter algumas aulas com a saudosa Margaret Thatcher.

      0
  • Murphy 21/05/2016 at 14:50

    E ai, pessoal!

    O Hell é maravilhoso! Mas só na tela da GNT.

    De resto: ARDAM!

    0
    • Pateta 21/05/2016 at 14:54

      Tem que desconstruir a ideia de que favela é bom.

      Tem um jeito de acabar com favela pela bann em 2 anos, no maximo 4. Só não fazem purke os direitu dus manu seria extinto.

      0
      • Murphy 21/05/2016 at 14:57

        De boa, não tenho nenhum conhecimento do Hell no dia-a-dia e todos os meandros do poder.

        Só tiro sarro mesmo.

        0
  • ALBarraDaTijuca 21/05/2016 at 14:53

    Pateta.

    Vídeo da operação que vc falou. Repare na quantidade de capsulas no chão e tiros nas paredes.

    https://www.facebook.com/carlosynany/videos/489060707960087/

    0
    • Pateta 21/05/2016 at 14:57

      k7 Al – 24 horas?!!!
      Vão destruir a cumunidade na bala, depois vão ter que entrar com trator e empilhadeira pra derrubar o que sobrar.

      0
  • Jr 21/05/2016 at 15:04

    https://www.youtube.com/watch?v=nspFkRzY5FA
    SOS Venezuela…
    O vídeo mostra um pouco do que o PT quer tornar o Brasil. Obrigado Ustra!!!

    0
    • leomg 21/05/2016 at 15:05

      Detalhe que o vídeo é de 2014, agora as coisas só estão 1000% piores.

      0
      • Jr 21/05/2016 at 15:06

        Com toda certeza!

        0
    • Pateta 21/05/2016 at 15:13

      Em outras épocas, bem possível que o pedido de sos seria atendido.
      Hoje, cada nação e cada bloco só faz discurso, tão nem aí com os além própria fronteira.
      E isso vale pra qualquer povo que se deixe chegar na mesma situação.

      0
  • PapiranteSalg 21/05/2016 at 15:19

    O governo Dilma deixou 107 mil CCs, sendo 10.700 mil do PT

    “A Casa Civil do governo Michel Temer já sabe quantos CCs tinha o PT ao final do governo Dilma Roussef. Acompanhe os números:
    Número total de servidores do governo – 808.628
    Número total de CCs no governo Dilma – 107.121
    Número total de CCs do PT no governo Dilma – 10.712
    Do total de CCs do PT, 2.200 são de cargos de Direção e Assessoramento Superior. São postos de trabalho principalmente nos segundo e terceiro escalões. O ministério da Educação é o que tem mais CCs. São 47,9 mil. A Presidência possui 6.026 CCs. Em 2014, últimos números conhecidos, os comissionados do CC doaram R$ 7 milhões ao PT.”

    http://poncheverde.blogspot.com.br/2016/05/o-governo-dilma-deixou-107-mil-ccs.html

    0
  • Lutando 21/05/2016 at 15:37

    Estava dando uma olhada no Facebook e vi um meme dizendo que Maduro era de direita, como podem metir tanto.

    0
  • Pateta 21/05/2016 at 15:47

    ALBarra, Lucas, Roseta, Zé do Faz, Barnabé, Murphy, Nunes, ou alguem que tem contato, mesmo que indireto, com o Monsueto…

    Dá um toque que contribuinte individual do INSS código 1007, não contribui sobre o 13º salario.

    O que é absurdo, não peguei a lesgilação pra entender o por que dessa diferença, mas nas regras atuais se comprova tempo de contribuição, portanto daria direito a aposentadoria e certamente receberia o 13º. Se corrigirem isso, já é uma graninha a mais. Pode ser que autonomo tenha a mesma situação, não fiz simulação no codigo especifico.

    Bolhistas intrépidos, vou descansar um pouco, volto mais tarde.
    De resto, ardam.

    0
  • Pobre Paulista 21/05/2016 at 15:54

    Benq
    Tipo proibir em um bairro a presença de drogados?

    Ué, se vc for o legítimo proprietário do bairro, vc está no seu legítimo direito de fazer isso.

    0
    • Benq 21/05/2016 at 16:04

      Bairro é bairro. Várias casas e vários proprietários. Não dê uma de doido.

      0
      • Libertario 21/05/2016 at 16:22

        Nunca ouviu falar de condominio fechado?

        0
        • Benq 21/05/2016 at 16:50

          Condomínio fechado é outra coisa. Você falou bairro.
          Mas blz.

          0
  • johnnyboy 21/05/2016 at 15:58

    Que cagada essa volta do MinC. PQP.

    0
  • johnnyboy 21/05/2016 at 15:59

    Querer agradar que vai ficar contra o Governo em qualquer hipótese. Só deu mais combustível pra essa galera. Maior campanha a favor do fim do MinC. Artistas botando a cara. População a favor. Palhaçada. Isso, Flavia Piovesan e negociar reforma da previdência com as centrais sindicais.

    0
  • g.w. bush 21/05/2016 at 16:04

    Um site importante para campanha do Mito à presidência:
    http://mentiramparamimsobreojair.com/

    0
  • Ugo 21/05/2016 at 16:15

    Viajando aqui nessa questão do retorno do MinC:
    Independente das intenções do Temer, a volta desse ministério não poderia ser algo positivo? Com toda a campanha que teve, dos dois lados, todos estão no ame ou odeie o MinC – sendo que a maioria odeia.

    O MinC atualmente não seria uma publicidade negativa, tanto para o governo quanto para os artistas que o apoiam?

    0
    • Benq 21/05/2016 at 16:19

      Tem que ser um ministério pequeno, sem recursos, pois é altamente supérfluo nas condições atuais. Que seja apenas para parar o mimimi.

      0
      • Ugo 21/05/2016 at 16:23

        Esse é outro ponto. Por mais que o MinC volte, como vai ser gerido no novo governo?

        0
    • Justiceiro 21/05/2016 at 16:33

      Achei um erro o recuo dele, seria fácil justificar um corte de um ministério que representa uma área totalmente irrelevante diante de inúmeras outras prioridades.
      Isso dará perigoso precedente para novos recuos como na reforma previdenciária.

      0
    • Murphy 21/05/2016 at 16:36

      Acho que no momento é melhor deixar este assunto da bosta do MinC morrer.

      Se não vai ficar ricocheteando e atrapalhando coisas mais importantes.

      Baita déficit de 160bi, previdência explodindo, grave crise econômica (GOME) e estes caviars pautando a mídia pela volta do MinC.

      Acho que depois de ajeirar coisas mais urgentes o Temer (ou o próximo) pode retomar a extinção do dio cujo.

      0
  • Polaco 21/05/2016 at 16:18

    Veja como são a esquerda e os “artistas”:

    Choradeira por ter extinguido a porra do MinC, Temer é fascista e o kct a 4
    Temer não tem culhão pq voltou atrás e criou novamente o MinC, fraco, queremos novas eleições…

    0
  • Francisco Quiumento 21/05/2016 at 16:24

    Boa tarde, mizifios?

    Todo mundo tomando muita água?

    0
    • Murphy 21/05/2016 at 16:28

      Por obséquio, pode fazer o teste de retorno novamente? Acho que ainda não ests adequado.

      0
      • Francisco Quiumento 21/05/2016 at 16:38

        CENTO E SETENTA BILHÕES DE BOSHTA!
        CENTO E SETENTA BILHÕES DE BOSHTA!

        Tá chegando legal aí no fundo?

        0
        • Murphy 21/05/2016 at 16:41

          Opa, agora sim!

          Kkkkk

          0
  • Murphy 21/05/2016 at 16:32

    E o manual do blog vai?
    Dei a ideia de usar o slack (sugestão do Polaco) pra tocar o projeto.

    0
  • Jr 21/05/2016 at 16:55

    Ativistas Raciais Esquerdistas
    A frase que mais me marcou foi quando a mulher negra manda o cara branco calar a boca dizendo: “Enquanto o oprimido fala, o opressor cala a boca”.
    https://www.youtube.com/watch?v=EKKm3aT8DSw

    0
    • Francisco Quiumento 21/05/2016 at 17:15

      Seguidamente tenho grandes dúvidas de onde vem realmente toda essa boshta que nos cobre ouvindo e lendo algumas coisas da esquerdalhada…

      0
  • Ugo 21/05/2016 at 16:59

    O que comentei acima:
    https://lucianoayan.com/2016/05/21/recriacao-do-minc-pode-ser-tiro-no-pe-da-extrema-esquerda/

    Se bem for bem pressionado – e Temer é pneumático, portanto só funciona com pressão – Temer poderá recriar o MinC sem os parasitas do PT. Se assim for feito, a escória perde o discurso (com a recriação do MinC), ma também as verbas estatais, até porque dificilmente eles seriam malucos de fazer protestos pedindo “mais Lei Rouanet”.

    Assim, se o jogo for bem jogado, a recriação do MinC pode servir como um xeque-mate no discurso barraqueiro da elite artística.

    Cabe a nós pressionarmos e transformar esta aparente vitória da extrema-esquerda em mais uma fragorosa derrota.

    0
    • Nonada 21/05/2016 at 17:07

      Sinceramente, não subestimaria a índole esquerdista de reclamar sempre por possuírem nessa tática um instrumento para pautar a agenda dos 666.

      0
  • PapiranteSalg 21/05/2016 at 17:41

    Corporate China’s debt problem only getting worse

    “As China’s economy continues to sputter, many local companies are having difficulty servicing their debts. A look at 3,000 listed Chinese businesses by French investment bank Natixis found that interest costs exceeded cash flow for 18.5% of them last year, compared with 8% in 2010.

    Real estate, the most debt-ridden sector, saw its leverage level reach 197% last year, nearly double the figure for 2008, according to Natixis. The investment bank estimates that almost one-third of listed companies in the sector are “zombies” — businesses that are on the brink of default but still taking on more debt.”

    “A study released in May by brokerage CLSA of China’s property, mining, manufacturing, utilities, construction, and wholesale and retail sectors counted potential problem debts of 14 trillion yuan ($2.14 trillion) as of the end of 2015.

    The property sector represented over half the total, at 54.1%, with industries plagued by excess capacity, such as utilities, steel and coal, accounting for much of the rest. Notably, most of the recent corporate bond defaults have come from these loss-making sectors too, including state-owned power equipment manufacturer Baoding Tianwei Group and Dongbei Special Steel Group.”

    “state banks have continued to extend more loans, said Francis Cheung, head of China-Hong Kong strategy at CLSA. Cheung estimates that the actual proportion of questionable debts on the books of China’s banks stands at 15-20%, compared with the 5.76% total reported by the central bank at the end of the first quarter for nonperforming loans and so-called special mention loans.

    The combined effect of new international accounting rules and China’s banking regulations means that up to 10.6 trillion yuan in new capital will be needed to cushion the financial system, Cheung said.”

    “Meanwhile, new credit continues to pour out of China’s financial system. New total social financing, a broad gauge of credit that also includes corporate bonds, stood at 7.4 trillion yuan at the end of April. CLSA expects this credit measure to rise 31% by year-end and the volume of bond issuance to jump 87% to 5.5 trillion yuan.”

    http://asia.nikkei.com/Business/AC/Corporate-China-s-debt-problem-only-getting-worse?page=1

    0
  • Crocs 21/05/2016 at 17:45

    testando 1 2 3

    0
  • Funça fud... 21/05/2016 at 17:58

    Começou

    Equipe de vela da Espanha é vítima de assalto no Rio de Janeiro

    Dois atletas olímpicos e o treinador foram abordados por cinco assaltantes em Santa Teresa. Espanhóis tiveram dinheiro e documentos roubados

    http://esportes.terra.com.br/lance/equipe-de-vela-da-espanha-e-vitima-de-assalto-no-rio-de-janeiro,0289b8c345a45da49c4e5ae3db04a7cezcbgtz0y.html

    0
  • Vieira 21/05/2016 at 18:03

    Boteco aberto.

    0
  • Murphy 21/05/2016 at 18:13

    Vieira
    Texto gigante, mas com muita coisa que precisa ser lido por todos aqui. Fala do futuro, fala de. Como chegamos aqui, fala de Bolsonaro.
    http://observador.pt/especiais/o-ruido-do-tempo-que-explica-a-situacao-no-brasil

    VIEIRA

    Obrigado por compartilhar o link.

    O artigo (ou seria ensaio?) é excelente. Acima da minha capacidade de compreensão em muitos momentos (kkk), mas acho que consegui entender a mensagem.

    Todos que puderem reservem uns 20 minutos pra ler. NMHO vale MUITO a pena.

    0
    • Murphy 21/05/2016 at 18:13

      Puts… trabalheira pra dar este quote e agora encerrou o tópico.

      0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)