Saudade da Casa Paterna

 

 

“Como isso serve para a gente matar saudades daquilo que não conheceu! A pior saudade! Pensa-se que as saudades são daquilo que se conheceu. São daquilo que a gente não conheceu, daquilo que nós sabemos que era nossa casa paterna, que nos foi roubada séculos antes de nascermos, que foi destruída séculos antes de nascermos, e que é a sacrossanta Idade Média.”

    A série de tópicos solucionará este crime como em uma investigação policial. O primeiro passo será identificar qual foi o objeto do crime, mostrar o que era a nossa “casa paterna” que nos foi roubada. Depois vamos descobrir os meios utilizados para o cometimento desse crime, e qual foi a motivação. Por fim, serão mostrados os principais suspeitos que atuam há muito tempo.

O portal ocarcara.org publicou uma série em que demonstrei a nossa origem gloriosa, a história fantástica da formação de Portugal até o nosso descobrimento. Foi evidenciado o protagonismo da Ordem dos Cavaleiros Templários e da ordem que os sucederam em Portugal, os Cavaleiros de Cristo. Porém, notei que ainda faltava algo a ser (re)descoberto. A nossa verdadeira história ainda não estava completa.

    Agora será mostrado o que realmente ocorreu no período da Idade Média. Não será dada uma visão romântica idealizada, mas imparcial com atenção especial para o local onde foi lançado o alicerce para a construção do mundo ocidental dos séculos seguintes.

Na escola nos é ensinado pelos professores nada muito além de que a Idade Média foi o período das trevas, regido pela ignorância, assolado pela peste e que as mulheres eram queimadas vivas nas fogueiras.

De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antigüidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e portanto tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermediário, de uma idade média.

No estudo do período é comum dividí-lo em alta e baixa idade média, geralmente resumida da seguinte forma:

Convencionalmente, quando se estuda a Idade Média, opera-se uma divisão didática em dois períodos. O primeiro deles é conhecido como Alta Idade Média, isto é, o período que compreende desde a queda do Império Romano Ocidental, por volta do século V d.C., até o século X. O segundo refere-se à Baixa Idade Média, que se estende do século X ao século XV, cuja data simbólica que marca seu fim é o ano de 1453, quando houve a tomada de Constantinopla – sede do Império Bizantino – pelo Império Turco-Otomano.

Notem que não é dito que houve um fato que justificasse a divisão entre a alta e a baixa idade média. Apenas que o início da alta idade média se deu com a queda do Império Romano do Ocidente até o século X e que o final da baixa idade média se deu com a queda de Constantinopla, sede do Império Bizantino que fora o Império Romano do Oriente.

Desde a queda do Império Romano do Ocidente, Roma foi invadida por bárbaros, o que caracteriza o início da Idade Média. Sendo que alguns dizem ser o motivo do fim da Alta Idade Média uma segunda leva de invasões bárbaras por toda a Europa.

Essa primeira etapa da Idade Média foi encerrada no século X com a segunda migração germânica e as invasões protagonizadas pelos vikings, procedentes do norte, e pelos magiares das estepes asiáticas.

Outros justificam o início da Baixa Idade Média ao desenvolvimento da agricultura devido ao fim das invasões bárbaras. Todavia, como acabamos de ver, no século X as invasões continuavam com a segunda leva de invasões dos vikings e magiares.

Observando o período da Alta Idade Média, nada parecia indicar que a civilização ocidental teria chance de continuidade. Esta é a época que os nossos “professores” enchem a boca para falar que a Europa (e a civilização ocidental) não se comparava ao Califado de Córdoba que ocupava a Península Ibérica ou que não fazia sombra ao grande Império Bizantino naquela época.

    Todavia, algo ocorreu nos séculos X e XI que mudaria o mundo para sempre. O acontecimento que deu causa ao período que é considerado o apogeu da civilização medieval. Normalmente é dito apenas que, devido ao fim das invasões bárbaras, a agricultura se desenvolveu e por essa razão houve aumento populacional, levando por sua vez ao renascimento comercial e urbano (surgimento da burguesia), e, ainda, que as cruzadas abriram novas possibilidade de comércio exterior.

O fim das invasões bárbaras na Europa, por volta do século X, trouxe certa paz ao continente. Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais carga e, consequentemente, aumento na produção.

Sendo assim, na Baixa Idade Média, ocorreu o apogeu da civilização medieval, ou, em outros termos, o apogeu da Cristandade – ou civilização cristã europeia. Se até meados do século IX predominou o sistema econômico feudal, com uma estrutura rígida e isolada – com cidades fortificadas, que necessitavam de defender-se das ondas de invasões bárbaras –, na Baixa Idade Média irromperam fenômenos como o renascimento comercial e urbano, decorrentes da abertura que o movimento das Cruzadas provocou contra o domínio muçulmano do Mar Mediterrâneo. As Cruzadas possibilitaram a retomada intensa do fluxo comercial com as regiões do Oriente e da África, o que exigiu uma reforma na estrutura das cidades, que deveriam comportar mercadorias e pessoas de várias regiões do mundo. Foi nessa época que, em decorrência dessa mudança, começou a destacar-se um novo grupo social: a burguesia.

    Então já conseguimos então identificar que no século X ocorreu algo que causou imensa mudança na Europa, deixando o continente de ser sinônimo do atraso e do fracasso para passar a ser a região que influenciou o restante do mundo com os seus valores e modo de vida até os dias de hoje!

    Todavia, o argumento de que apenas o final das invasões bárbaras propiciaram o aumento da produtividade agrícola e a retomada do comércio no continente é insuficiente, se não errado. Primeiro, se formos mais criteriosos, as invasões bárbaras continuam até os nossos dias! Os povos que invadiram o antigo império romano jamais deixaram as terras ocupadas, assim, tais invasões nunca tiveram fim. Ainda, os povos invasores não trouxeram novas técnicas que aumentaram a produtividade da terra, na verdade ocorreu o contrário!

Aquilo que foi realmente decisivo para a Europa deixar para trás o período da Alta Idade Média, sem sombra de dúvida, foi o desenvolvimento do conhecimento!

    Para entender como tudo isso ocorreu é necessário ver esse período com uma perspectiva da atuação da Igreja, a única detentora do conhecimento e que o preservou com muito cuidado, justamente porque sabia que isso era essencial para atingir o seu objetivo maior que é a salvação de todos.

    E ainda, temos que levar em consideração que as demais atividades que a Igreja exerceu foram apenas formas para alcançar o seu objetivo maior que é salvação das almas das pessoas.

    Para alcançar o seu objetivo maior a Igreja Católica, que já era a religião oficial do Império Romano, incentivou a conversão de diversos líderes dos então bárbaros com quem ela entrava em contato. Seguem alguns exemplos:

A Península Ibérica (não existia Espanha ou Portugal nessa época), foi ocupada por uma diversidade grande de povos como os Lusitanos, Romanos, Judeus, Suevos, povos do norte da África, havia descendentes de gregos e se voltarmos ainda mais no tempo, fenícios etc. Os Visigodos, após invadir Atenas, foram os primeiros a conquistar Roma no ano de 410. Eles já eram um povo com líderes cristãos e formaram o seu reino na Península Ibérica, onde outros povos já residiam, como os Suevos:

A única instancia capaz de assumir a responsabilidade coletiva foram os bispos da Igreja Cristã. Na Galícia conseguiram dialogar com os invasores e até conseguiram a prematura conversão ao catolicismo do príncipe suevo Reckiario, que ao morrer seu pai Reckila no ano de 448, converteu-se no primeiro rei bárbaro católico.

Na Irlanda o cristianismo também existe desde o século V, tendo como primeiro bispo São Paládio, mas o evangelizador mais famoso foi São Patrício.

O segundo grande êxito da Igreja foi a evangelização da Irlanda. Este fenômeno veio contrabalançar, até certo ponto, o declínio do clero gaulês. A evangelização da ilha foi obra dos monges, uma instituição que surgira no Egito no século III, e que será, na história da espiritualidade cristã, a sua criação talvez mais original, em todo caso uma das mais fecundas.

Tal fato se repetiu por todo o continente, mas sem dúvida, o grande feito da Igreja foi conseguir a conversão do rei dos francos Clóvis, em 496 d.C. Com isso, nascia talvez a maior aliança da Igreja com um Estado, o que propiciou a salvação e desenvolvimento do que podemos chamar de Civilização Ocidental.

“Desde as primeiras invasões, a Igreja procurou aproximar-se dos novos conquistadores, beneficiando-se do fato de ser a religião oficial do império. Inicialmente fenômeno urbano, o Cristianismo soube adaptar-se à nova situação, expandido suas atividades para as zonas rurais. Obteve, com relativa rapidez, êxitos retumbantes, entre os quais o de conquistar as boas graças do rei dos francos, Clóvis, em 481 d. C., monarca da linhagem merovíngia. Em 496 d.C., Clóvis e outros 1000 guerreiros foram batizados por São Remígio, bispo de Reims.

Como dito, os Visigodos formaram um reino cristão na Península Ibérica, todavia os sarracenos invadiram esse reino e conseguiram conquistar praticamente toda a Península, com exceção do pequeno Reino das Astúrias ao norte do que hoje é a Espanha.

Então, os mulçumanos rumaram para o interior do continente europeu chegando muito próximo a Paris. Neste momento o mundo ocidental estava por um fio: “Vinte anos depois chegaram a 160 quilômetros de Paris, mas, em 732, o rei dos francos, Carlos Matel, derrotou-os e pôs fim à expansão árabe na Europa”. Não fosse essa vitória, hoje estaríamos falando árabe e rezando voltados para Meca.

Carlos Martel montado em face a face com Abderrahman Al Ghafqi (direita). Óleo do barão Charles Guillaume Steuben (1788 – 1856). Sala das Cruzadas, Versailles

Assim, a invasão islâmica na Europa começou a ser contida apenas em território francês pelo Herói da Cristandade, Carlos Martel. Fato muito importante é que a partir desse momento histórico iniciou-se uma tradição de auxílio pela França aos reinos da Península Ibérica na luta contra os sarracenos:

Ainda posteriormente seu neto, Carlos Magno faria uma incursão militar na Espanha e trucidaria as últimas posses islâmicas na França.

O território francês foi fonte continuada de cruzados e monges que cooperaram com os reis da Espanha e Portugal para banir o Crescente da península ibérica.

Carlos Martel recebeu do Papa Gregório III o título de Herói da Cristandade. Ele foi sepultado na abadia de Saint Denis de Paris, necrópole dos reis da França.”

Enfim, a Igreja se expandiu por todas as regiões que foram controladas por Roma e mais além! Todavia, sofria influência dos povos que conquistaram cada região. Isso gerou certa desordem dentro da estrutura da Igreja, pois muitos padres e bispos passaram a obedecer muito mais os líderes locais que as ordens vindas do Papa.

A única instituição européia com caráter universal era a Igreja, mas dentro dela também ocorreu uma fragmentação na autoridade. Em seu núcleo havia tendências que desejavam unificar os rituais, o calendário e as regras monásticas, opostas à desintegração local.

    Algo que caracterizou o final da Alta Idade Média foram os desvios de conduta por membros da Igreja. Comentando sobre o período, o Papa Bento XVI reconheceu as dificuldades enfrentadas na época: “Com efeito, a aspiração à perfeição evangélica representou um estímulo para combater dois graves males que afligiam a Igreja daquele período:  a simonia, isto é, a aquisição de cargos pastorais com gratificações, e a imoralidade do clero secular.”.

Como dito, uma das grandes causas para o comportamento indesejado era a vinculação que existia entre os monarcas e o clero que estava no território dos seus reinos. Os mosteiros deviam prestar vassalagem ao nobre e este influenciava na escolha dos membros da igreja que iriam atuar em suas terras. Isso desvirtuava completamente a estrutura hierárquica da Igreja, chegando ao extremo de Papas serem escolhidos por interesses dos governantes mais poderosos da época.

Como resposta a tal situação, podemos elencar os pontos que caracterizaram o próximo período – a Baixa Idade Média -, que foram a Reforma Gregoriana da Igreja Católica, a filosofia escolástica, a fundação das universidades e a construção das catedrais góticas:

No plano religioso e cultural, a Baixa Idade Média caracterizou-se por ser também o período da Reforma Gregoriana da Igreja Católica, da filosofia escolástica, da construção das universidades e das imponentes catedrais góticas. A Reforma Gregoriana foi responsável por elaborar uma série de medidas que solidificou a Igreja Católica como instituição. Dentre tais medidas, podemos citar: a distinção entre o poder secular e o poder espiritual (da Igreja), a distinção dos papéis entre clérigos e leigos católicos, a instituição dos sacramentos e a regularização da ação das ordens religiosas.

Então, com esses pontos que caracterizam o período, conseguimos mais uma pista daquilo que teria ocorrido entre os séculos X e XI e que mudaram o mundo.

Vimos que em razão das invasões bárbaras ao império romano, todo o conhecimento, as tradições e os costumes do mundo ocidental estavam ameaçados. A solução encontrada para que não ocorresse o fim disso tudo foi dada por São Bento (Bento de Nursia, ano 480 a 547), ao criar o primeiro Mosteiro Beneditino em Monte Cassino pouco antes do ano 530, aprimorando a ideia de monges que o antecederam que viam nos trabalhos manuais, intelectuais e na oração o caminho para a salvação.

Os primeiros monges foram São Paulo de Tebas (falecido com mais de 100 anos de idade, em 350 d.C.) e Santo Antônio, ou Antão (251-356 d.C.), chamado Pai dos Monges. (…) Sua biografia, escrita pelo bispo Santo Atanásio por volta de 360 d.C., suscitou discípulos em toda a parte, entre os quais São Pacônio (292-346), compatrício, que aperfeiçoou a forma de vida criada pelo seu predecessor. Este fundou o cenobitismo, ou seja, a vida monástica em comum, que deu origem aos primeiros conventos: um grupo de monges, cada um vivendo em suas respectivas celas, reunindo-se, em determinadas horas, para a celebração dos ofícios divinos. Um recinto murado aos leigos, sobretudo às mulheres, o acesso ao local. A fórmula monástica básica, donde provém o lema: “Ora et labora”, imortalizada pela Regra de São Bento. A par da oração, prezava-se o trabalho intelectual, que consistia na leitura e interpretação da Sagradas Escrituras. Esta obrigação da Regra de São Pacômio incentivou a leitura entre os monges, tendo, como conseqüência, obriga-los a copiarem, cada qual, o seu próprio livro de Salmos, a fim de poderem rezar com a comunidade.”

A abadia beneditina no alto do Monte Cassino.

Vejam como era valorizado o estudo, a leitura e a escrita. Isto era essencial para a vida no mosteiro!

Outro monge ilustre foi Bento de Núrsia (480-550), chamado, com justiça, “o Pai dos Monges do Ocidente”. Fundou seu mosteiro em Monte Cassino, no sul da Itália. A sua Regra, que tinha antecedentes nas Regras de São Basílio de Cesaréia, no Oriente, e de Columbano e Cesário de Arles no Ocidente, obteve aceitação universal, terminando por suplantar os demais. São Bento concebia o convento como uma instituição auto-suficiente, dirigida por um abade eleito pelos confrades, e caracterizada pela prática da obediência, castidade e pobreza pessoal. A esses votos acrescentou, numa época de sobressaltos e mobilidade exagerada, o voto de estabilidade, pelo qual os monges se comprometiam a não abandonarem o convento em que tinham ingressado. Além disso, reforçou a oração vocal comunitária (o Ofício Divino), o trabalho manual e a leitura espiritual, valorizados também pelos seus antecessores.

Por ela, a vida do monge beneditino transcorre em função do preceito do ora et labora. Oração e trabalho num duplo sentido, numa dupla forma de alcançar Deus: rezar é combater as forças maléficas, contribuindo para a salvação não apenas da alma do próprio monge, mas também de toda a sociedade; trabalhar é afastar a alma de seus inimigos, a ociosidade e o tédio, é alcançar por meio dessa forma de ascese uma fonte de alegria. Tanto quanto o trabalho manual, o intelectual, a leitura de textos sagrados, prepara a alma para a oração. Enfim, orar é uma forma de trabalhar, trabalhar é uma forma de orar.

Medalha de São Bento.

Os mosteiros da época eram na verdade grandes fortalezas onde se podia continuar os estudos, preservar conhecimento, obras de arte etc. Com este modelo foi possível preservar todo conhecimento ocidental desde a Grécia antiga, passando por Roma, e, os principais para eles, do Evangelho e da Igreja, para o futuro.

Temos também de ter em conta que eram a única ordem monástica fundada antes do segundo milénio e por isso, por muito tempo, foram os únicos portadores de conhecimento. Nos tempos instáveis da Idade Média, estes monges ensinaram e herdaram a língua latina, a literatura e a cultura da antiguidade. Nos seus escritórios fizeram inúmeras cópias de livros que depois foram coletadas em bibliotecas próprias. Finalmente, deram uma grande contribuição para o desenvolvimento da ciência e da educação. Cada mosteiro tinha um escritório, onde os monges passavam a maior parte do tempo. Na biblioteca existiam livros de S. Jerónimo, Santo Agostinho, S.Tomás de Aquino e Cassiodoro e por isso hoje encontram-se preservadas as obras dos escritores antigos e primeiros teólogos. Com a vida focada na educação, era compreensível que as primeiras escolas fizessem parte das catedrais e mosteiros, e que tenham sido inicialmente destinadas ao clero e aos membros de comunidades religiosas e monásticas.  

Como visto, na passagem da Alta para a Baixa Idade Média houve avanços na agricultura e com isso aumento populacional e o renascimento comercial e urbano, surgindo a burguesia, e com as cruzadas foram abertas novas rotas de comércio exterior. Já outros pontos caracterizaram a Baixa Idade Média, como a Reforma Gregoriana da Igreja Católica, a filosofia escolástica, a fundação das universidades e a construção das catedrais góticas.

Todavia, nunca é mencionado o local que foi o principal responsável para tudo isso acontecer. Foram os homens que, seguindo a regra de São Bento de séculos antes, estudavam, oravam e trabalhavam, e, assim, transformaram o então atrasado mundo ocidental de antes do século X para o que ficou conhecido como o auge da civilização cristã europeia. Em última análise, foram os responsáveis por espalhar os seus valores, conhecimento e fé mudando para sempre o mundo!

Continua…

20
  • lord hope 06/06/2019 at 10:33

    FIRST!

    0
  • Marcus A 06/06/2019 at 10:43

    Second!

    0
  • Mari 06/06/2019 at 11:02

    Third!

    Bom dia, Carcarás!

    0
    • Marcus A 06/06/2019 at 11:02

      Bom dia Mari!

      0
      • Mari 06/06/2019 at 11:03

        Bom dia, Marcus! 🙂

        0
  • Marcus A 06/06/2019 at 11:03

    1
  • From_The_Tower 06/06/2019 at 11:08

    Bom dia !

    0
  • windville 06/06/2019 at 11:18

    Bom dia folks,

    Recomendo a ida a Itália também, tive oportunidade de visitar a região do Vêneto. Me senti em casa, é muito rica a região no que tange a ter um visumbre sobre a questão da idade média, mas ainda quero visitar a Inglaterra e Portugal e ver o que foi comentado no tópico, principalmente na questão desse último país. Mas enquanto não puder voltar a Europa, aproveito para agradecer ao From. E recomendar os seus serviços para tirar o visto americano e visitar a matriz. Seguimos suas dicas, e conseguimos aprovar o meu visto e da minha mulher, claro sempre lembrando que você precisa provar seus vínculos aqui com o Brasil e ficar tranquilo para entrevista. Agora estamos “brigando” no bom sentido quanto ao preço de passagens, seguros etc. Obrigado From!

    2
    • From_The_Tower 06/06/2019 at 11:25

      🙂

      0
    • bolha buritis 06/06/2019 at 11:32

      Parte da minha família veio de Vêneto, não lembro se meu bisavô ou bisavó.

      0
      • windville 06/06/2019 at 14:14

        Recomendo visitar BB, é muito bonita a região.

        0
  • Mari 06/06/2019 at 11:30

    O Pçol atazanando.

    Não basta ser corrupto tem que ser cretino também. Guardem o rosto desse inimigo do Brasil.

    Publiée par MLB – Movimento Luta Brasil sur Jeudi 6 juin 2019

    0
    • Guilherme 06/06/2019 at 15:44

      Só no Brasil mesmo, que algo aprovado pelo Legislativo depois de recebido pelo Executivo possa ser vetado pelo Judiciário. kkkkkkk

      6
  • bolha buritis 06/06/2019 at 11:33

    First que leu o belíssimo texto.

    Parabéns, Bananense !!!

    0
    • BananenseNãoPraticante 06/06/2019 at 12:52

      Obrigado BB!

      0
  • Mari 06/06/2019 at 11:51

    Queremos utilizar os recursos do tráfico de drogas contra o próprio crime”, disse o ministro Moro.

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou que está “acelerando a alienação, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, de bens confiscados e sequestrados do tráfico de drogas”.

    O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) através da rede social Twitter. Segundo Moro, a arrecadação já aumentou 80% em comparação com o mesmo período do ano passado.

    “Ainda é pouco. Vamos dobrar, triplicar, quadruplicar a meta”, disse Moro, cravando que “esse é um dos projetos estratégicos” da Pasta que dirige.

    Em valores, a alienação já representou o ingresso de R$ 31,2 milhões, em 2019, nos cofres do Fundo Nacioonal Antidrogas (Funad).

    “Queremos utilizar os recursos do tráfico de drogas contra o próprio crime, para financiar a segurança pública, o tratamento de dependentes e as políticas de prevenção”, acrescentou o ministro.

    Recentemente, Moro contratou sete leiloeiros para vender 20 mil bens apreendidos em processos envolvendo tráfico de drogas em cinco estados.

    https://renovamidia.com.br/moro-diz-que-vai-quadruplicar-alienacao-de-bens-do-trafico/?utm_source=OneSignal&utm_medium=link&utm_campaign=Noticia

    11
    • Guilherme 06/06/2019 at 15:46

      Daí não vai faltar dinheiro. Ótima iniciativa do nosso austero Ministro da Justiça.

      4
  • Mari 06/06/2019 at 11:57

    – Comentário de Alexandre Garcia – 06 de Junho de 2019.

    Publiée par Jair Messias Bolsonaro sur Jeudi 6 juin 2019

    1
    • Mari 06/06/2019 at 11:58

      – Comentário de Alexandre Garcia – 06 de Junho de 2019.

      0
  • Mari 06/06/2019 at 12:01

    Paulo Guedes 🤜🏼🤛🏼❤

    Publiée par Didy Lucena sur Mercredi 5 juin 2019

    2
  • From_The_Tower 06/06/2019 at 12:03

    Vamos ver o que diz Augusto Nunes hoje
    Ao Vivo no Pânico

    0
    • Mari 06/06/2019 at 12:06

      Bom dia, Pandeiro 🙂

      0
      • From_The_Tower 06/06/2019 at 12:07

        Bom dia Mari !
        🙂

        0
  • Mari 06/06/2019 at 12:05

    kkkkk

    Post da pág. Direita USP

    Para a extrema-imprensa, cadeirinhas possuem até o poder mágico de evitar acidentes automobilísticos!!!

    Agora, se a chamada fosse minimamente não sensacionalista, diria que a cadeirinha diminui danos às crianças em acidentes automobilísticos; o que nos geraria a seguinte argumentação:

    A cadeirinha NÃO está sendo proibida, se você é pai e necessita de uma lei para obrigá-lo a cuidar do seu filho em cada detalhe da sua vida, talvez o problema não esteja no Estado!

    E por fim: esquerdista que defende aborto até o nono mês de vida como método contraceptivo não tem moral para falar ABSOLUTAMENTE NADA sobre este assunto!

    https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/06/05/cadeirinha-pode-reduzir-acidentes-em-ate-60percent-veja-diferenca-entre-usar-e-nao-usar.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=post&utm_campaign=g1&fbclid=IwAR2NlmUxbMm1-tQKmgnBQ91h5MZmFwDzGsfv9txfZ931DVjyKKl3IbLVawc

    10
  • AL 06/06/2019 at 12:35

    BnP, muito obrigado!

    Bom dia, amigos!

    Seguimos bem, na próxima semana serei mais presente.

    Abs!

    2
    • bolha buritis 06/06/2019 at 12:36

      Ô sumido !!!!!!!!!!!!!!!

      0
    • Mari 06/06/2019 at 12:40

      Boa tarde, AL!

      😀

      0
    • BananenseNãoPraticante 06/06/2019 at 12:56

      Eu que agradeço sempre a confiança de vcs!

      1
      • Mari 06/06/2019 at 13:05

        Vou ler a noite, gosto de ler seus tópicos na calma, na paz. 🙂

        0
        • BananenseNãoPraticante 06/06/2019 at 13:14

          Um comentário assim me realiza!
          A série toda terá 8 ou 9 tópicos. (Já enviei 5, outros 2 estão praticamente prontos).
          E traz uma perspectiva pessoal da história ocidental que não é contada. Nos tópicos procuro o motivo para tentarem escondê-la.
          A série termina com fatos que estão ocorrendo nos dias de hoje.
          Acho que vale a pena acompanhar!

          5
          • Neco 06/06/2019 at 13:15

            Boa tarde.

            Muito importante divulgar essa parte da história pois na escola não apreendemos praticamente nada disso, e olha que quando eu estudei era bem melhor do que hoje.

            2
            • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:23

              Concordo.

              O tópico ficou massa. E essa “História que não aparece nos livros de história” me fascina.

              0
          • Neco 06/06/2019 at 13:17

            Não li tudo ainda. A noite vou ler com calma.

            0
          • Mari 06/06/2019 at 13:19

            Nesse caso, me antecipo em agradecer por compartilhar os tópicos que vc faz com toda dedicação, tópicos minuciosos, certeza que essa série será excelente. 🙂

            1
  • Mari 06/06/2019 at 12:46

    Corte, é Tramontina!

    Publiée par República de Curitiba sur Jeudi 6 juin 2019

    5
    • Neco 06/06/2019 at 13:23

      Ele não vai sair.

      1
  • Mari 06/06/2019 at 13:13

    Em votação simbólica, o plenário do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira (6), o novo Marco Legal para o Saneamento Básico no Brasil.

    O texto dá sinal verde para a exploração privada dos serviços de saneamento. A Agência Nacional de Águas (ANA) terá a responsabilidade de estabelecer normas de referência para o setor. Além de “buscar a universalização e a modicidade tarifária”, as regras devem “estimular a livre concorrência, a competitividade, a eficiência e a “sustentabilidade econômica na prestação dos serviços”.

    Ainda segundo o projeto, a prestação do serviço por empresas privadas depende de contratos de concessão. Entre outros pontos, o texto proíbe a celebração de contratos de programas, convênios, termos de parceria ou outros instrumentos considerados de natureza precária. Mas assegura a execução daqueles que estejam em vigor na data de sanção da lei. Caso a empresa estatal de saneamento seja privatizada, os contratos em andamento podem ser substituídos por concessões. A proposta também acaba com o direito de preferência das companhias estaduais.

    https://noticiabrasilonline.com/senado-aprova-novo-marco-do-saneamento-basico/?fbclid=IwAR3jsYumf9uPYqcqDFkY5o5Qb1bkevai6byF-VKPk9CbK2CB-yE3WiW7flQ

    2
  • bolha buritis 06/06/2019 at 13:29

    EM INSTANTES !!!!

    AO VIVO: PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE BOLSONARO NA ARGENTINA – COM MAURÍCIO MACRI

    1
    • bolha buritis 06/06/2019 at 13:29

      Começou

      0
  • Mari 06/06/2019 at 14:01

    Trump estuda novas tarifas sobre bilhões em produtos da China

    O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou, nesta quinta-feira (6), a imposição de tarifas sobre mais US$ 300 bilhões em produtos chineses.

    O chefe da Casa Branca disse, no entanto, acreditar que tanto a China quanto o México querem fazer acordos nas disputas comerciais com os Estados Unidos.

    O clima tenso entre as duas maiores economias do mundo aumentou de forma acentuada desde que as conversas que visavam a acabar com a guerra comercial fracassaram no início do mês de maio.

    Não há encontros bilaterais entre Pequim e Washington desde 10 de maio, dia em que Trump aumentou em 25% as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses, levando Pequim a retaliar.

    Em conversa com repórteres em aeroporto da Irlanda, Trump declarou:

    “Nossas conversas com a China, muitas coisas interessantes estão acontecendo. Veremos o que ocorre… eu poderia aumentar ao menos outros US$ 300 bilhões, e o farei na hora certa. Mas acho que a China quer fazer um acordo e acho que o México quer muito fazer um acordo.”

    Em Pequim, o Ministério do Comércio chinês adotou um tom desafiador. Segundo a agência EBC, o porta-voz do ministério, Gao Feng, rebateu:

    “Se os Estados Unidos decidirem escalar as tensões propositalmente, lutaremos até o fim. A China não quer travar uma guerra comercial, mas tampouco tem medo de uma. Se os Estados Unidos decidirem escalar as tensões propositalmente, adotaremos as contramedidas necessárias e salvaguardaremos resolutamente os interesses da China e de seu povo.”

    https://renovamidia.com.br/trump-estuda-novas-tarifas-sobre-bilhoes-em-produtos-da-china/?utm_source=OneSignal&utm_medium=link&utm_campaign=Noticia

    0
  • Grandecupincha 06/06/2019 at 14:01

    Boa tarde meus caros!

    BNP, a artilharia do Carcará!

    Enquanto uns postam mais seguidamente, sendo nossa infantaria, e outros que o fazem com menos volume, ou seja a cavalaria, nosso caríssimo Bananense, quando vem, vem com peso, nos brindar com esses textos maravilhosos!

    2
    • BananenseNãoPraticante 06/06/2019 at 14:11

      Opa, gostei!
      A força deste espaço vem da nossa ação conjunta!
      Valeu!!!

      1
  • BananenseNãoPraticante 06/06/2019 at 15:45

    https://www.metropoles.com/colunas-blogs/grande-angular/depois-da-vitoria-a-esbornia-jogadores-da-selecao-fazem-festa-no-noroeste-ate-as-4h/amp

    Seleção no chaparral!!!!!

    A minha surpresa é que já chega uber por lá!

    “…
    Revoltados com a bagunça até altas horas, vizinhos gravaram vídeos. Em um deles, a qual o Metrópoles teve acesso (veja abaixo), um homem descreve a esbórnia: “O som muito alto está acordando toda a vizinhança. Toda hora chega um Uber com garota de programa… Esses são nossos heróis”.
    …”

    1
    • civilizado 06/06/2019 at 18:58

      …..ai os caras não sabem o pq que esse pais está como está!!!!! ..PQP!!!

      1
  • Guilherme 06/06/2019 at 15:59

    Herói de cú é rola!

    6
  • civilizado 06/06/2019 at 18:27

    eeeebaaaaa!!!
    Maioria do STF diz que venda de subsidiária não precisa de lei específica
    Brasil 06.06.19 17:56
    Já existe maioria de 6 votos entre os 11 ministros do STF para dispensar a necessidade de lei específica para a venda de cada subsidiária de uma estatal…

    0
  • civilizado 06/06/2019 at 18:37

    Professores corruptos: caixa de Pandora
    06/06/2019 às 06:39

    Em 2013, professores e servidores da UFRGS resolveram aderir ao plano de corrupção instituído e sacramentado pelo PT em todo o país.

    Afinal, professores também são filhos de Deus.

    Faceiros e impunes foram criando um esquema que envolvia a criação de alunos fantasma, fraudes e desvio de grana de bolsas de estudo, que concediam a esses mesmos alunos.

    Esquema bacaninha, que foi crescendo e reuniu uma quadrilha de mais de 100 pessoas.

    Os sujeitos trabalhavam no sistema de pós-graduação em saúde coletiva vinculada à faculdade de Enfermagem.

    O trambique, descoberto em maio pela Polícia Federal, acontecia em Porto Alegre, Canoas e Pelotas.

    No meio de maio, 4 professores e dois servidores foram presos pela PF e se descobriu que o grupo matriculava alunos fantasmas que recebiam bolsas de até R$ 6.200,00. Parte da grana retornava aos professores e parte pagava a quadrilha.

    Parece até piada, mas essas bolsas frias eram usadas até como moeda de troca para pagar fornecedores e outras despesas.

    A Polícia Federal estendeu a investigação para outros estados do país, pois acredita que a maracutaia acontece em outras Universidades Federais.

    Alguém duvida disso, conhecendo a sanha insana da quadrilha petista por grana e seu poder de disseminar a corrupção?

    Esquemas de roubalheira que davam certo se espalhavam rapidamente pelo país, criando quadrilhas e amigos fiéis.

    Enfim, não é caso para se generalizar.

    Corruptos existem em qualquer profissão, naturalmente.

    Apesar da lamentável situação do ensino no Brasil, existem bons professores.

    E até honestos intelectual e ideologicamente.

    Esse raciocínio simples e de bom senso não é usado pela imprensalha comprada pela esquerda, que generaliza sempre quando se trata de atacar seus inimigos.

    Seria o caso, também, de se generalizar burramente e afirmar que todos os escribas da grande imprensa são vendidos.

    Inclusive ao se considerar a pouca divulgação que o caso teve nessa mesma imprensa (a prisão aconteceu em maio), que costuma abafar o que não lhe interessa e não interessa aos seus patrões.

    Removendo o lixo, sobram bons jornalistas.

    E sobram bons professores.

    O resto tem destino certo: dar aula em cana.

    Ou, no caso de jornalistas, escrever obituário em jornaleco de bairro.

    7
  • civilizado 06/06/2019 at 18:51

    em relação ao tópico…a merda já vem de longe!!!

    0
    • civilizado 06/06/2019 at 18:53

      …e continua…
      O Papa Francisco defendeu o pecador e o pecado? (Veja o Vídeo)

      A carta resposta que o Papa Bergoglio enviou a Lula na prisão vai para a história.

      O Papa é um líder, carismático, absolutamente bondoso e elevado. Mas também é firme! Por isso é respeitado, admirado e seguido pelo mundo todo, não só por católicos, mas por pessoas de muitas outras religiões dentro do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

      Apesar da sua figura terna e paternal, tem sabido ser implacável com relação à retidão ética e moral no seio da Igreja.

      Seu papado, entre outras virtudes, está sendo marcado por estar tendo a coragem de enfrentar, trazer a público e punir todos os religiosos e leigos católicos – independentemente de cargos ou funções – que estejam direta ou indiretamente envolvidos em práticas de abusos sexuais ou em atos de corrupção.

      Apesar disso, após refletir por um bom tempo, confesso que fiquei frustrado com o conteúdo da carta resposta que o Papa Francisco mandou para Lula.

      De um lado, seu conteúdo revela uma caridade Cristã que é esperada de um líder religioso da envergadura do Papa Francisco ao confortar o pecador. Mas, de outra face, a mim me pareceu que o Papa Francisco perdeu uma grande chance de condenar de forma clara o pecado.

      O Brasil é o maior país católico do mundo. E milhões de fiéis seguem a doutrina da Igreja Romana. Talvez o Papa tenha sido mal orientado por seus assessores eclesiásticos ou pela Nunciatura Apostólica – boa parte tomada pelas ideias de religiosos de esquerda vinculados à Teologia da Libertação.

      0
    • Mari 06/06/2019 at 20:01

      hahahaha

      Ótimo.

      1
    • Enoch Root 06/06/2019 at 22:46

      Sim. Exatamente no dia que o Al Gore veio falar sobre aquecimento global. kkkkk

      Chamam isso de Gore Effect. E parece que acontece frequentemente. Nao vejo a hora desse embusteiro ser desmascarado.

      7
      • Neco 07/06/2019 at 06:26

        Deus manda sinais, só não vê quem não quer.

        6
  • Enoch Root 06/06/2019 at 20:09

    Sobre o aquecimento global:

    https://cei.org/content/policy-makers-guide-climate-change

    Muito bom… ainda nao li tudo, mas o que li bate com o que discutimos aqui.

    1
  • Pé Vermelho 06/06/2019 at 21:34

    Vale ver os números
    ou pra quem curte um ppt, menos o lula que não gosta kkk

    https://motor1.uol.com.br/news/353409/carro-brasileiro-mais-caro-mexicano/

    1
  • Neco 06/06/2019 at 21:42

    A GEAP Autogestão em Saúde, nova denominação da GEAP Fundação de Seguridade Social, fundação de direito privada pouco conhecida, riquíssima e com ampla capilaridade no País, subordinada na prática ao governo federal.

    Ao lado, general Figueiredo.

    Nas novas denúncias que faz hoje no seu blog a respeito de corrupção na GEAP, o jornalista Donny da Silva envolve o general Santos Cruz e diz que Olavo de Carvalho tem razão ao pedir a cabeça do ministro.

    Na edição de hoje, ele faz denúncias circunstanciadas, listando números de contratos, nomes e valores.

    Ele quer que Onyx e Bolsonaro tomem imediatamente estas medidas:

    Demitir Santini do cargo de Secretário-Executivo da Casa Civil
    Exonerar o General Ricardo Figueiredo da Diretoria-Executiva da GEAP
    Demitir Marcus Lima Franco, presidente do CONAD da GEAP
    Pedir à PF para fazer uma ampla investigação sobre o vazamento da reunião secreta
    Exonerar o General Santos Cruz por razões óbvias
    Não dá para o ministro Onyx manter dentro de seu gabinete alguém que já provou não ser confiável. Se Onyx não demitir, será a prova de que o ministro já se tornou refém de um complô para desestabilizá-lo e ajudar amigos políticos através de cargos e contratos vantajosos na bilionária GEAP. E se Bolsonaro não agir, logo teremos uma nova Petrobras envolvida em escândalos ainda maiores. No caso, a GEAP, que desde que foi entregue aos políticos do PP, não para de produzir escândalos.

    Está no blog do Políbio Braga.

    2
    • civilizado 06/06/2019 at 22:37

      …tem que averiguar isso daí…ver quem é o jornalista Donny da Silva…se é esquerdista comuna, se defende alguma classe…etc,etc…

      2
  • MrCitan 06/06/2019 at 22:13

    OFF
    Chegando no final do dia, e aproveitando o assunto do tópico:
    Um Feliz Aniversário ao Imperador “de jure” do Brasil, Dom Luíz.
    Que Deus lhe dê saúde e forças neste caminho para a Restauração.

    2
    • BananenseNãoPraticante 07/06/2019 at 09:57

      Sim, parabéns!

      0
  • Nonada 06/06/2019 at 22:56

    Check-in!

    0
  • Kurt 07/06/2019 at 00:03

    IDEIA LEGISLATIVA
    “Tornar crime inafiançável e imprescritível a denunciação caluniosa de estupro
    Tornar crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei, a denunciação caluniosa de estupro e abuso sexual. As leis desse tema encontram-se desproporcionais e desiguais. As mulheres tem privilégios e proteção legal para cometer crimes desenfreadamente.”
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=123921&voto=favor

    0

    8
  • Neco 07/06/2019 at 06:42

    Bom dia

    Só hoje li o tópico, parabéns, quantos detalhes que não vemos em nenhum lugar. Mas o que mais fica evidente é realmente a questão do trabalho e oração.

    Poderíamos ter uma forma mais simples de encontrar todos esses tópicos sobre esse assunto.

    Olhando este texto com atenção fica claro que a civilização ocidental não teria sobrevivido sem a intervenção divina. Intervenção com certeza movida por oração.

    Muito pode a oração de um justo, e um grupo de justos orando, o efeito é muito maior.

    Para quem nunca viu, veja o filme o “Nome da rosa” tem o livro também, de Humberto Eco. Retrata a vida nos mosteiros e os problemas internos. Agora certeza que mais eram os que realmente buscavam a Deus, oravam e se dedicavam a obra, do que os que viviam de forma errada, pois senão a civilização ocidental não teria chegado onde chegou.

    A parte da guarda do conhecimento, realmente é um ponto fundamental, e muitas vezes não damos a devida importância a isso. Vejam o tamanho do problema hoje, o conhecimento está ficando quase todo em bancos de dados, sem energia não se acessa nada.

    7
    • BananenseNãoPraticante 07/06/2019 at 10:29

      Obrigado Neco!
      Vc tocou exatamente no objetivo principal da série de tópicos que é mostrar como foi tratado o conhecimento até os dias de hoje.
      Também acredito que a oração foi fundamental para chegarmos onde estamos.
      Mas nos tópicos o enfoque não será o lado religioso, os mosteiros e a própria Igreja serão mencionados porque foi ela a responsável pela guarda e desenvolvimento do conhecimento neste período.

      1
  • Neco 07/06/2019 at 09:10

    https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/06/07/a-empresarios-paulo-guedes-conjectura-moeda-unica-peso-real-no-continente.htm

    Fiquei preocupado com isso, será que seria bom ou ruim?

    Posso estar errado, mas tenho a impressão de que temos globalistas infiltrados no governo.

    Pessoalmente sou contra moeda unica e contra esse tipo de integração que visa no final destruir a identidade dos povos.

    3
    • lord hope 07/06/2019 at 12:23

      veja bem, não conheço o caso especifico, mas integrar economicamente é diferente de abolir as nações, como feito na UE.

      o Euro, como moeda, foi ótimo para a integração econômica, mas deveria ter parado por ali.

      o dólar, por exemplo, é uma moeda usada universalmente, integrando as economias.

      0
  • Grandecupincha 07/06/2019 at 09:41

    2
  • estrangeiro1 07/06/2019 at 09:54

    2019
    582 bilhões de gastos projetados com previdência
    314 bilhões de gastos projetados com pessoal
    143 bilhões de gastos projetados com custeio social
    113 bilhões de gastos projetados com custeio administrativo
    113 bilhões de gastos projetados com investimentos
    103 bilhões de gastos projetados com custeio saúde
    44 bilhões de gastos projetados com cuestio educação

    https://www.tesourotransparente.gov.br/

    1
    • windville 07/06/2019 at 11:09

      Bacana o site.

      0
    • estrangeiro1 07/06/2019 at 11:58

      previdencia, salario minimo para TODOS seria a solução

      0
  • Neco 07/06/2019 at 10:02

    0
    • Alfinete da bolha 07/06/2019 at 10:12

      Que língua estão falando?

      0
      • Neco 07/06/2019 at 11:26

        Givan… Olha ai Givan… olha ai Givan.

        Pelo menos foi o que entendi.

        0
        • bolha buritis 07/06/2019 at 11:35

          Meteoro explodiu no RS. Cidade ficou sem luz, fontes ocys, Flávio Valle, olhos no céu.

          0
    • bolha buritis 07/06/2019 at 10:56

      Neco, entre 20 e 25 de junho teremos milhares de meteoros passando a apenas 30k km da terra.

      0
      • Neco 07/06/2019 at 11:37

        Se estiver aqui no interior vou fazer observações filmando. pois já vi que tem que estar com a câmera ligada e apontada para o céu, é tão rápido que não da tempo de ligar. Mas talvez eu esteja na capital.

        0
        • bolha buritis 07/06/2019 at 11:39

          Uns 5 anos atrás eu vi um. É bem rápido, no máximo uns 2 segundos o risco de luz passando.

          0
  • Platão 07/06/2019 at 10:15

    Sobre essa história de unificação de moedas, o peso-real, eu vi como um movimento puramente politico, pra ajudar a campanha do Macri.

    Na prática isso dificilmente aconteceria, tanto que o Guedes falou q é pra daqui 20 anos.

    2
    • Platão 07/06/2019 at 10:18

      acredito que outras declarações como essa virão antes das eleições argentinas

      1
    • windville 07/06/2019 at 11:11

      Também acho que é jogada para apoiar o Macri, melhor que voltar a outra.

      2
      • Mordecai 07/06/2019 at 11:29

        Deve ter sido pra agradar o Macri, fazer média. Não aposto nenhuma ficha nisso.

        1
        • Leonardo M. 07/06/2019 at 12:13

          Se for só isso então tá de boa.
          Mas eu jamais gostaria de ter nossa moeda atrelada a deles e como esse pacote vem não apenas as coisas boas como as coisas ruins também.
          Ficar tendo que emprestar dinheiro para eles rolarem sua duvida(como se a nossa já não fosse pequena) ainda teríamos os problemas do governo virar de esquerda e azedar mais nossa moeda conjunta.
          No final eles iriam se beneficar muito de nosso boom econômico graças ao liberalismo que virá pós 2020 e nós não iriamos ganhar com eles.

          Argentina só é bom para viajar, tomar vinho, comer alfajor e carnes.

          4
    • Leonardo M. 07/06/2019 at 11:25

      O que botaram na agua do Bolsonaro?
      Todo mundo sabe que a Argentina não da para se confiar. Dólar iria para M$10(mercosul), teríamos que aumentar os juros para segurar as cagadas de lá e outras coisas.

      Argentina tem 4 ou 6 anos de estabilidade e depois mais 30 de caos.
      Estão assim desde que o Peronismo entrou por lá.

      4
      • Neco 07/06/2019 at 11:35

        Para mim, me parece muito pior do que é hoje.

        Se a questão do minimo solar for verdadeira, Argentina terá invernos muito frios, verão curto, o que vai comprometer mais a sua produção agrícola e pecuária, o preço dos alimentos vai subir muito e a coisa vai ficar bem complicada, mesmo com um governo de direita, se for um governo de esquerda vai ser mais ruim ainda.

        A menos que se levante alguém, e comesse a colocar Deus a frente, alguém que convoque correntes de orações, de cristãos de verdade e não desses cristãos comunistas que tem por ai. Pois do jeito que está se configurando, se Deus não tiver misericórdia vai ser cruel.

        Quando eu falo de cristãos verdadeiros falo tento de católicos como evangélicos, como tem acontecido aqui, onde o nosso presidente teve apoio de vários influenciadores das diversas linhas cristãs.

        É como se a fase da graça, do amor estivesse chegando ao fim, e agora vai ser na dor mesmo, ou apreende ou sofre. Como não vejo nenhuma liderança que possa unir a maioria do povo em uma causa, como foi aqui, o cenário hoje não é bom, e a perspectiva pior ainda.

        3
        • bolha buritis 07/06/2019 at 11:37

          Like

          0
        • Leonardo M. 07/06/2019 at 12:07

          Ou pode ser um bom começo para a Argentina, afinal a maioria dos países frios são de primeiro mundo(Tirando países comunistas e ex comunistas é claro).

          Afinal, se eles não terem mais agropecuária e riquezas minerais então vão ter que partir para a tecnologia.

          1
          • Neco 07/06/2019 at 13:01

            Sem Deus não vai, veja que países frios que se esqueceram de Deus estão caindo.

            1
  • From_The_Tower 07/06/2019 at 12:38

    Perceberam como Mourão sumiu dos holofotes!?
    assim como o Toffoli e Alexandre de Moraes!?

    1
  • From_The_Tower 07/06/2019 at 12:39

    kkkk

    0
  • Neco 07/06/2019 at 13:32

    2
  • Guilherme 07/06/2019 at 13:35
    • Guilherme 07/06/2019 at 13:42

      Ruim mas merecido né!

      3
      • Neco 07/06/2019 at 13:44

        Sim, claro. Sei que não devemos desejar o mal de ninguém, mas esse povo desta emissora aparentemente só trabalha para isso.

        1
        • Kurt 07/06/2019 at 13:53

          São inimigos, ou trabalham para eles.Simples assim.

          2
          • Mordecai 07/06/2019 at 13:54

            Quem lacra, não trampa.

            2
        • Guilherme 07/06/2019 at 13:57

          Não é desejar o mal, só a justiça, a lei do retorno. Pois o mal já é praticado por eles. Só desejo que volte no mínimo na mesma medida.

          7
  • Neco 07/06/2019 at 13:43

    Essa história da moeda unica já está em todos os portais. Está dando o que falar. Até agora não vi ninguém apoiando.

    2
    • Leonardo M. 07/06/2019 at 14:05

      Moeda em conjunto com outros países só fazer o pais perder sua soberania.
      Grande exemplo disso é a Grécia que na crise que derrubou seu PIB em 50% poderia ter desvalorizado sua moeda e ganharia com exportações, talvez a Grécia se tivesse uma moeda própria já teria recuperado toda essa queda no PIB.

      3
      • estrangeiro1 07/06/2019 at 17:31

        uma moeda própria flexível, fácil de fabricar, ao melhor estilo de Argentina e Venezuela, os gregos são gastadores crônicos, queriam viver como Noruegos sem produzir nada, vagabundos se lascaram por gastar mas do ganham.

        0
  • Mari 07/06/2019 at 14:04

    Essa proposta existe desde 2011 e o Paulo Guedes demonstrou-se interessado”, disse Bolsonaro sobre o projeto de moeda única.

    O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a falar, nesta sexta-feira (7), sobre a ideia de criar o “peso real”, uma moeda única entre Brasil e Argentina.

    Bolsonaro disse que o projeto, que foi tratado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante visita ao país vizinho, poderia se estender a todos os países da América do Sul.

    Após participar de cerimônia de formatura de sargentos da Marinha, no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo declarou:

    “Essa proposta existe desde 2011 e o Paulo Guedes demonstrou-se interessado, juntamente com o governo da Argentina, em voltar a estudar a questão.”

    E, segundo o Estadão, acrescentou:

    “Uma família começa com duas pessoas. O que o ouvi o Paulo Guedes dizer é que gostaria que outros países se preocupassem com isso, quem sabe, fazendo uma moeda única aqui na América do Sul. Essa seria a ideia.”

    Questionado por jornalistas sobre a crítica do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao projeto, Bolsonaro disse que qualquer pessoa pode criticar a ideia, mas que o Brasil tem mais a ganhar do que a perder com a união monetária.

    https://renovamidia.com.br/bolsonaro-reforca-discurso-sobre-moeda-unica-na-america-do-sul/?utm_source=OneSignal&utm_medium=link&utm_campaign=Noticia

    1
    • Leonardo M. 07/06/2019 at 14:08

      Imagina um peronista entrando no poder na argentina e quebrando tudo lá e afetando nossa moeda também?
      Suicidio financeiro
      Nossa moeda está R$4 e já temos dificuldades em comprar muita coisa
      Imagina se for para M$10, M$20, M$30? O peso deles já vale p$45 por US$1
      Eu não confio nos argentinos

      6
      • Polaco 07/06/2019 at 14:26

        Cortina de fumaça e além do congresso aprovar o fmi tem q dar a bença

        1
    • DRN 07/06/2019 at 14:30

      Péssima idéia.

      Espero que não vá adiante.

      3
      • Neco 07/06/2019 at 14:36

        Eu não sei o pq foram tocar neste assunto, parece mesmo uma cortina de fumaça.
        Além do que brasileiro não é muito fã dos argentinos não.

        2
  • sem cadastro 07/06/2019 at 14:37

    Talvez seja estratégia para desviar foco da reforma da previdência e outros assuntos, e também para apoiar o presidente Macri, importante frisar que a esquerdalha está doidinha pra voltar ao poder naquela zona que é a Argentina.

    Se isso acontecer, não boto meus pés naquele país até que sejam defenestrados novamente.

    2
  • sem cadastro 07/06/2019 at 14:39

    Até os vinhos deles irei boicotar – com certo pesar.

    Tomarei chilenos e uruguaios. Mas a predileção é pelos vinhos do velho mundo.. pena serem tão caros.

    1
    • Poker Bubble 07/06/2019 at 16:30

      Meu gosto é humilde, Carmenére Chileno e tá ótimo..
      Os argentinos no me gustan..

      3
  • Neco 07/06/2019 at 14:46

    Ninguém falou aqui, mas você viram que a inflação de maio foi a menor para o mês nos últimos 13 anos?

    0,13%

    Eu não acredito que o crescimento do Brasil esse ano será menos de 1%.

    Se fosse fazer um bolão, eu ia apostar em algo perto de 2%. Mesmo com o congresso jogando contra.

    0
    • DRN 07/06/2019 at 14:50

      Se for 1% está ótimo, considerando que o gasto do Deus dos esquerdinhas está diminuindo.

      Aposto em um crescimento bem melhor em 2020.

      Importante é a CURVA do déficit sinalizar que vai descer para ZERAR ou gerar superávit. Isso, claro, vai demorar alguns anos. Mas a sinalização já trará investimentos pesados.

      O FED baixando os juros vai fazer fundos migrarem para países emergentes, especialmente ricos em commodities. Vejo que bons ventos sobrarão para cá.

      Claro que nem tudo são flores: temos de ver QUE reforma da previdência será aprovada, se virá reforma tributária com diminuição da CARGA tributária. Outros CARGALOS são mais difíceis de resolver (longo prazo), como PRODUTIVIDADE do brasequeiro e PREPARO (estudo).

      3
      • Neco 07/06/2019 at 14:53

        Certeza que 1% ou qualquer coisa acima é ótimo.

        0
      • DRN 07/06/2019 at 14:53

        O brasil tem áreas fantásticas para crescimento:

        – agronegócio
        – tecnologia (software, TI – molecada adora isso);
        – turismo (dá para melhorar MUITO e MUITO);
        – consumo (brasileiro ainda é muito pobre – imaginem somente DOBRAR a renda per capita de 11k para 22k trumps? – não precisa chegar nos 33k trumps de Portugal, nem nos 55k trumps dos americanos).

        Para isso, é fundamental CONTER o nível de endividamento do brasequeiro, fazê-lo poupar etc. Claro, isso não é nada fácil. E aumentar estoque de OURO para lastrear o real,.

        3
        • DRN 07/06/2019 at 14:59

          Nossa posição no ranking de estoque de OURO é RIDÍCULA: 40a.

          Perdemos para VENEZUEIRA e países minúsculos como Cingapura!!!

          Notem PORTUGAL na 12a posição, como mais ouro (roubado do brasil?) do que Reino Unido.

          2
        • Mineirausfall 07/06/2019 at 20:56

          Hmm, vejamos.

          Agronegócio – Da porteira pra dentro, até que vai. Agora, da porteira pra fora, é de chorar.

          – Não há silos suficientes para estocagem (em particular, no Centro-Oeste). Aí, o produtor, ou tem que vender às pressas, ou deixa a colheita ao relento.

          – Fertilizantes. A maior parte, é importada (pasmem). As flutuações do câmbio arrebentam o produtor.

          – Transporte. Aí, ferrou de vez.

          Software – Aham… A molecada adora usar. Mas, vai desenvolver, vai… Ah, e as melhores cabeças vão logo pra fora da Banânia.

          Turismo – Antes, tem que resolver segurança e estrutura. Depois disso, pode ser sim, um filão interessante.

          Consumo – Os (des)gobiernos anteriores tiveram a mesma ideia (via crédito). O resultado, está aí.

          Fazer o bananense poupar? Aí, já está querendo milagre. Seria necessário reverter toda a engenharia social feita pela mídia.

          Aumrntar estoque de ouro – Essa é boa. O governo enche a boca para dizer que “tem quase 400 GUSD em reservas”.

          Composição atual: menos de 1%.


          https://www3.bcb.gov.br/sdds/wicket/page?2

          Mas a droga é que a dívida externa (acho que aí inclui tudo – dívidas de empresas no exterior, ações e títulos públicos em posse de estrangeiros) está beirando 666 GUSD (!!!).

          -https://www3.bcb.gov.br/sdds/?1

          Isso deve explicar a pequena fração das reservas em ouro.

          0
          • civilizado 07/06/2019 at 21:49

            hehehe…sonho meuuuuuuu, sonho meuuuuuuu…rsrsrrss..jamé estas metas seriam alcançadas…

            0
      • Oriundo 07/06/2019 at 15:12

        Estou cético para recuperação sem ajustes nos preços.
        Pelo contrário. A classe média, aquela consumidora de bens duráveis e de alto valor, viu sua renda cair e os preços subirem (vejam aí o histórico de preços de autos e a resistência nos imóveis).
        Ainda, sua renda foi corrroída pela alta do setor de serviços(planos de saúde, escolas, condomínios, etc) e outros.

        2
        • DRN 07/06/2019 at 16:30

          O ajuste de preço tem de vir pela diminuição da carga tributária, ainda que numa curva de 10 anos.

          1
  • Mari 07/06/2019 at 15:08

    kkkkkkkkk

    🤣🤣

    Publiée par Bolsonaro BAHIA sur Vendredi 7 juin 2019

    1
  • Estrangeiro1 07/06/2019 at 15:42

    Se o dolar fosse livre no Brasil, com certeza em 24 meses chegamos a 80 reais por dolar ….. Brasil só não chegou porque o dólar não é livre dentro do territorio. Se criar o pesoreal seria o mesmo que liberar o dolar.

    2
  • Pateta 07/06/2019 at 16:05

    Boas Carcarás.

    A agenda continua, não importa qual lado vença..
    A agenda continua, não importa qual lado vença..
    A agenda continua, não importa qual lado vença…

    Será que tudo que tenho dito foram palavras ao vento?

    Vcs tem o suficiente para analisarem muitas questões, mas é mais facil seguir do que analisar e decidir???

    Se for muito pra vcs enfrentarem, então eles já venceram….

    Temos no maximo 11 anos para o ponto dsem volta, talvez metade do tempo, pois muitos que apoiam conjunturas atuais encurta o caminho da vitoria deles.

    Agora é o momento de entenderem que somente um nucleo novo (não importa de se de uma, duas, tres e etc pessoas) deverá surgir. É hora de construir com os valores de cada um, não deles, não importa quantos nucleos surjam, desde que surjam e desde que venham a convergir nos Reais Valores da Luz.

    Comecem a quebrar o que de novo eles lançam… tipo lojas sem empregados…

    Definam estratégias para combater as facilidades da tecnologia x a liberdade (apontem para o aumento do desemprego) …

    Combatam a vigilancia e o uso de seus dados sem sua permissão … Isso [e importantíssimo.

    Nem tudo que reluz é ouro.

    A Luz responde aos que oram focam e verbalizam.

    Deus vult.

    7
    • bolha buritis 07/06/2019 at 16:23

      Grato, Pateta.

      0
    • Guilherme 07/06/2019 at 16:30

      Vai devolver o salário do período tb?

      0
    • Kurt 07/06/2019 at 20:11

      Essa merda de lei racista já deveria ter acabado.

      3
  • bolha buritis 07/06/2019 at 16:22

    AÇO !

    AGORA: MILHARES DE MILITARES FAZEM APRESENTAÇÃO IMPRESSIONANTE NA PRESENÇA DE BOLSONARO

    0
  • DRN 07/06/2019 at 16:33

    BRFOODS apanhando hoje na borseta.

    0
    • Neco 07/06/2019 at 16:48

      Hamilton Mourão disse que a criação da moeda única “peso real” representaria um “baita avanço”.

      Pelo jeito ele voltou com a corda toda.

      0
      • bolha buritis 07/06/2019 at 16:50

        A moeda é coisa do presidente, vice apenas concordou.

        0
    • civilizado 07/06/2019 at 21:51

      é…….esse 5G vai destruir mais que construir….anotem aí….

      0
      • civilizado 07/06/2019 at 21:54

        …e outra, quem tem a tecnologia é um pais totalmente comuna…alias aquilo não é pais é uma ceita!!!…eles vão ter o controle de TODOS os brasileiros tbm….e sabemos que eles gostam de controlar…vão vendo!!!

        1
  • estrangeiro1 07/06/2019 at 17:35

    Explicado todo sobre a soberania da moeda nacional argentina. Argentina ficou entre os 5 países mais ricos do mundo entre o ano 1880 e o ano 1835, ano em que criaram o banco central argentino, em 1895 Argentina superou em pbi a Estados Unidos e aquele ano foi o país mais rico do mundo, agora está no posto 65.

    https://es.wikipedia.org/wiki/Banco_Central_de_la_Rep%C3%BAblica_Argentina
    Soberanía na moeda??? coisa boa né?

    0
  • estrangeiro1 07/06/2019 at 17:36

    Argentina antes de ter moeda própria tinha um canasta de moeda de curso e uso livre, libras esterlinas, dólares, yen japonés, todas livres na Argentina.

    1
  • estrangeiro1 07/06/2019 at 17:37

    Argentina tem 440 programas sociais estatais.

    1
    • Neco 07/06/2019 at 17:50

      Que beleza… deve ter um monte de pagadores de impostos para manter isso.

      0
      • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:18

        440 programas sociais?

        E essas despesas vinham sendo cobertas com emissão de deuda ou de moneda.

        -https://www.infobae.com/economia/2019/01/16/deficit-fiscal-el-estado-cubre-solo-el-85-de-sus-gastos-con-ingresos-genuinos/?outputType=amp-type

        Quem diria, no 1T19, a Argentina teve superávit primário. Mas foi cortando investimentos. Os programas sociais continuam a todo vapor.

        -https://www.infobae.com/economia/2019/05/17/en-un-ano-electoral-el-gobierno-impulsa-el-gasto-social-y-recorta-la-obra-publica/?outputType=amp-type

        0
  • Neco 07/06/2019 at 17:58

    Moeda unica é a piada da semana.

    6
    • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:32

      Seria cômico se não fosse trágico.

      Vejam o Euro. Economias fortes, meio século de preparação e, mesmo assim, apresentou problemas.

      Pensar em algo parecido na America de Sur? Com licença…

      5
  • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:01

    Boa noite.

    0
    • bolha buritis 07/06/2019 at 18:12

      Oi

      1
      • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:14

        Oi.

        0
    • Neco 07/06/2019 at 18:32

      OI

      1
      • Mineirausfall 07/06/2019 at 18:32

        Oi!

        0
  • BananenseNãoPraticante 07/06/2019 at 20:40

    Adivinhem quem é?

    Ele se declara um “eco-teólogo, filósofo e escritor”

    Sobre ele em seu próprio site:

    “…
    A partir dos anos 80 começou a aprofundar a questão ecológica como prolongamento da teologia da libertação, pois não somente se deve ouvir o grito do oprimido mas também o grito da Terra porque ambos devem ser libertados. Em razão deste compromisso participou da redação da Carta da Terra junto com M.Gorbachev, S.Rockfeller e outros. Escreveu vários livros e foi agraciado com vários prêmios.”

    “ecoespiritualidade”!???? Ele já escreveu sobre isso!

    “Salientamos alguns títulos: Ecologia: Ecologia, Mundialização, Espiritualidade (Record), Civilização planetária (Sextante), A voz do arco-iris (Sextante), Saber cuidar (Vozes), Ética e ecoespiritualidade (Verus), Homem: satã ou anjo bom (Record), Evangelho do Cristo cósmico (Record); Do iceberg à Arca de Noé (Sextante); Opção Terra. A solução da Terra não cái do céu (Sextante); Proteger a Terra-cuidar a vida.Como evitar o fim do mundo (Record); Ecologia: grito da Terra, grito do pobre (Sextante) pelo qual recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda como o melhor ensaio social do ano de 1994 e em 1997 nos EUA foi considerado um dos três livros publicados naquele ano que mais favorecia o dialogo entre ciência e religião.”

    Com um CUrrículo desse, é claro que participa da ONU!

    “…e participa atualmente do grupo de reforma da ONU, especialmente quanto à Declaração Universal do Bem Comum da Terra e da Humanidade.”

    Adivinhou? Não?

    1
    • BananenseNãoPraticante 07/06/2019 at 20:46

      Trecho escrito por ele em 30/05/2019:

      “…Quando todas as portas se fecham e um governo não vê mais nenhuma saída para sua sobrevida, a alternativa é o suicídio. Este pode ser físico ou político. Com Vargas, foi físico: deu um tiro no coração. Com Jânio Quadro, foi político sob o pretexto de insuportável coação de forças ocultas. Com Collor, foi também político, renunciando antes da conclusão do impeachment. Com Bolsonaro pode ocorrer algo semelhante…

      A consequência é a condenação do país à irrelevância. A seguir a política de cortes, poderemos ter uma grande parte da população reduzida à condição de párias. Sabemos que o Brasil é decisivo para o futuro ecológico-social da vida e do planeta.

      Bolsonaro faria bem ao país e ao mundo se renunciasse à presidência, para a qual confessou não ter vocação. Ideal seria se tivesse a generosidade mínima e um pouco de amor ao povo, para fazê-lo por si mesmo, antes de ser obrigado a isso pelo total solapamento do solo que o sustenta.”

      0
      • BananenseNãoPraticante 07/06/2019 at 20:46

        Ficou fácil?

        1
        • civilizado 07/06/2019 at 22:02

          ..não seria FHC?

          0
          • civilizado 07/06/2019 at 22:05

            ..ou Paulo Freire…

            0
        • Liquidsnake 07/06/2019 at 22:05

          Grandes merda! Fico intrigado se esses livros tem realmente alguém que os le, ou são comprados apenas para serem distribuídos para a manada, para depois apenas serem postos na estante sem nem mesmo terem sido abertos.

          Livros de autores de esquerda sempre costumam ser chatos e pouco criativos e claros, aparentemente sendo propositalmente feitos para não serem entendidos. Um lero lero sem fim…

          3
          • civilizado 07/06/2019 at 22:09

            vdd…isso daí é só pUliticagem…esquerdista ….maçom..e por ai a fora….vi o nome dele na internet , nem vou falar…aliás nem sabia que este sujeito exista.. como falates…grandes merda!!!kkkkk

            0
        • Liquidsnake 07/06/2019 at 22:06

          O tal do Bofe.

          0
          • BananenseNãoPraticante 08/06/2019 at 07:54

            Acertou! Mais sobre ele.

            0
    • civilizado 07/06/2019 at 21:59

      assim …todo o “sistema” é intercalado…não pense que os Rothschild , Rockefeller , etc,etc,etc, e etc…não fazem parte de uma grande ceita e ligados diretamente ao o mundo espiritual…

      3
    • Neco 08/06/2019 at 06:23

      Prof Belley falou sobre isso em um vídeo outro dia, a volta do conceito mãe terra e dos rituais que a Bíblia proíbe, e quem estaria incentivando isso é um certo Francisco.

      A Bíblia adverte que no fim dos tempos surgiriam muitos falsos profetas, e também que os homens não suportariam a sã doutrina, buscando para si mesmo falsas doutrinas.

      0
      • BananenseNãoPraticante 08/06/2019 at 07:56

        Exatamente.

        0
  • civilizado 07/06/2019 at 22:30

    POLÍTICA
    Lula sugeriu moeda única, foi tratado como “gênio”, mas não teve peito de implementar

    O presidente Jair Messias Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes anunciaram, nesta sexta-feira (07), o primeiro passo junto à Argentina e ao presidente Mauricio Macri para a criação de uma moeda única para o Mercosul: o Peso Real.

    Os “especialistas” trataram de xingar Bolsonaro com todas as palavras de baixo calão conhecidas.

    Entretanto, vale lembrar (para aqueles que sofrem de amnésia seletiva) que o então presidente Luiz Inácio da Silva, vulgo “Lula”, foi chamado de “gênio” e “líder regional” ao propor a unificação das moedas.

    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/14919/lula-sugeriu-moeda-unica-foi-tratado-como-genio-mas-nao-teve-peito-de-implementar

    2
    • civilizado 07/06/2019 at 22:31

      ..eu particularmente não apoio….isso faz parte da globalização…melhor controle…

      1
  • Kurt 07/06/2019 at 22:42

    Eu também sou contra.

    4
    • Kurt 07/06/2019 at 22:45

      A “moeda única”

      0
      • civilizado 07/06/2019 at 22:47

        viu o nome Peso Real….vai dar muuuuuuittaaa merda!!

        1
    • civilizado 07/06/2019 at 22:45

      isso é campo minado…é preparar a “terra” para a grande patria!!…..

      3
  • civilizado 07/06/2019 at 22:52

    Os cofres do RS agradecem e o povo tbm!!! oh notica boa, que sirva de cascata para outros ex-governadores!!!
    Justiça determina perda da aposentadoria de Yeda em processo da Operação Rodin
    Conforme sentença, ex-governadora também ficará inelegível por cinco anos

    Onze anos e meio após a deflagração da Operação Rodin, que apura fraude em contratos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) foi condenada em uma ação de improbidade administrativa. Ela perderá a aposentadoria e ainda terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos.

    0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 08:21

    Mais uma do judiciário bananense.

    Será que a meretríssima nunca ouviu falar de déficit primário? E da necessidade do bendito “crédito suplementar”, para cobrir despesas de custeio?

    O povo da toga ouviu essa estória da “moneda sudamerica” e resolveu argentinizar.

    BOSHTA://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/06/07/interna_politica,761155/juiza-federal-da-bahia-suspende-cortes-na-verba-das-universidades.shtml

    1
  • civilizado 08/06/2019 at 10:54

    Bom dia!!!
    OLAVO DE CARVALHO :
    Olavo de Carvalho diz que não encontrou nada que refute que a Terra é plana
    Após o comentário do filósofo nas redes sociais, internautas reagiram de forma
    Olavo de Carvalho, considerado “guru” intelectual do presidente Jair Bolsonaro, voltou a polemizar em suas redes sociais nesta quarta-feira (29). O filósofo se pronunciou sobre a corrente que defende que a Terra é plana.

    ….huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!….

    0
    • lord hope 08/06/2019 at 12:30

      caro ciiviizado, vc acha que Mr Trump é alguém que poderia cair no “conto da terra redonda”?
      Porque vc acha que ele, a pessoa mais esclarecida sobre o funcionamento de conspirações subterrâneas não compactua com a terra plana?
      ele vai mandar astronautas para a lua e marte, em breve.

      0
      • civilizado 08/06/2019 at 12:58

        0
        • civilizado 08/06/2019 at 12:59

          0
          • civilizado 08/06/2019 at 13:36

            ahhh..esse cara aí é geofísico que foi professor da UPS por muito tempo..ok…

            0
            • Kurt 08/06/2019 at 13:48

              E…?

              1
              • civilizado 08/06/2019 at 14:45

                e…assista…simples…abara a cabeça ..saia da matrix!! ahhh não péra…teu negocio nasa. homem na lua….ir pra marte…ahhh tá….rsrsrrrs…vxxiii

                0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 10:58

    Eita… Se isso não for um mero gópi publicitário, é algo realmente inusitado. Perfumes desenvolvidos a partir de “Big Data” e AI.

    O principal mercado seria composto pelos “Millennials”.

    Ah, sim, “os alemão” também estão nessa.

    -https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/parceiros/boticario/2019/06/03/noticia-publicidade-boticario-2019,759797/o-boticario-cria-a-primeira-linha-de-perfume-com-inteligencia-artifici.shtml

    0
  • Pão de queijo com café 08/06/2019 at 11:56

    Bom dia amigos !

    Passando pra deixar um abraço.

    PdQ tá meio sumido, mas sigo na área.

    Até !!!

    2
    • Mineirausfall 08/06/2019 at 12:03

      Bom dia! 🙂

      0
      • bolha buritis 08/06/2019 at 12:04

        Oi

        1
        • Mineirausfall 08/06/2019 at 12:07

          Oi.

          0
          • civilizado 08/06/2019 at 13:37

            oi

            1
  • bolha buritis 08/06/2019 at 12:21

    Hoje é sábado !!!!!!!!!!!!

    Acte 30 : les Gilets jaunes manifestent à Saint-Denis

    0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 13:07

    Enquanto isso, no Germanistão.

    https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1T90IX-OBRWD

    O partido da M&%#&! está perdendo apoio da população. Entretanto, a notícia *diz que* os verdes, e não a direita, está avançando.

    0
  • Pah 08/06/2019 at 13:18

    Grande Neco, estava relendo o belo topico sobre “estar e cima do muro” e gostaria que interpretasse esta frase do Apoc.3 : “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;”

    0
    • Neco 08/06/2019 at 13:40

      Boa tarde.

      Essa carta é escrita para uma igreja que está em uma cidade rica financeiramente.
      Veja essa parte de um estudo:
      A igreja em Laodicéia: A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (Colossenses 4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, via aquedutos, das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus foi provocado a vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).

      Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta, na qual Jesus faz uma série de contrastes implícitos entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja (3:18): Laodicéia foi conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e um tipo de colírio para os olhos.
      ———–
      Imagina um centro de bancário, não era pobre, então se presume que era uma igreja rica financeiramente. Mas pelo que entendemos era uma igreja pobre espiritualmente. Espiritualmente não tinha nada, espiritualmente era pobre, e as pessoas não tinham nascido novamente da água e do Espírito, é como se não tivessem sido corretamente batizadas, ou não tomavam a santa ceia, pois aquele que se batiza e participa da ceia do Senhor tem ou vai ter as vestes renovadas.
      Ap. 19.7-8 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
      E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

      Veja que linho fino são as justiças dos santos, se eles estavam nus espiritualmente falando é por que não praticavam a justiça, mas para Deus praticar a justiça e acreditar em Jesus e seguir os seus ensinamentos.

      Na sequencia o texto fala: Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

      Apocalipse 3:18

      Como se compra ouro provado no fogo? Como enriquecer espiritualmente?

      O reino de Deus é tomado por esforço, os que se esforçam é que se apoderam dele. Dessa forma é necessário esforço em oração, leitura da palavra, ira igreja, buscar a Deus, Muitas vezes jejuns e assim por diante.
      Quando nos envolvemos na igreja e na palavra de Deus, os nossos olhos espirituais se abrem e conseguimos ver coisas que os outros não vêem.

      Quem pensa que por ser rico tem tudo e está tudo bem, está muito enganado, a pessoas até pode ser rica, mas não pode se esquecer de Deus o criador.

      4
      • Pah 08/06/2019 at 14:14

        Obrigada!!!

        0
  • Pah 08/06/2019 at 14:17

    Obrigada!!!

    0
  • civilizado 08/06/2019 at 14:54

    Lula, machista incorrigível, diz que aposentados movimentam casas de prostituição no dia que recebem (Veja o Vídeo)

    Que juízo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz dos aposentados de nosso país?

    O que ele pensa sobre os nossos velhinhos?

    Lula é infame. Desaforado. Desrespeitoso. Insuportável.

    Mas tem a complacência daquela turma do #EleNão, do pessoal do “policamente correto” e da mídia hipócrita esquerdista.

    Mesmo preso, o meliante não perde a arrogância e a sua empáfia de arvorar-se o professor de Deus.

    Esta semana, mais uma pérola do criminoso.

    Segundo ele os aposentados, quando recebem, movimentam com o dinheiro as casas de prostituição.

    É inacreditável!

    Veja o vídeo.

    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/14926/lula-machista-incorrigivel-diz-que-aposentados-movimentam-casas-de-prostituicao-no-dia-que-recebem-veja-o-video

    1
    • Mineirausfall 08/06/2019 at 15:09

      O.O

      Esse cachaço tinha que ser enforcado com a própria língua.

      1
  • civilizado 08/06/2019 at 14:58

    Facebook impõe restrições em smartphones da Huawei

    A proibição do Facebook aplica-se a qualquer telefone Huawei que ainda não tenha saído da fábrica.

    A rede social Facebook não está mais permitindo a pré-instalação de seus aplicativos em celulares da Huawei.

    A medida é o mais recente golpe contra a gigante de tecnologia da China, que luta para manter seus negócios em funcionamento diante das medidas retaliatórias impostas pelos Estados Unidos.

    Os clientes que já têm telefones Huawei ainda poderão usar seus aplicativos e receber atualizações, disse o Facebook à agência Reuters.

    Os novos telefones da empresa, no entanto, não poderão mais ter os aplicativos do Facebook, WhatsApp e Instagram pré-instalados.

    O movimento do Facebook reduz as perspectivas de vendas para a Huawei, cujo negócio de smartphones tornou-se o maior gerador de receita no ano passado, impulsionado pelo forte crescimento na Europa e na Ásia.

    0
  • civilizado 08/06/2019 at 15:04

    olha a guerrinha…Rede de 5G da Rússia será produzida pela gigante chinesa Huawei

    0
  • civilizado 08/06/2019 at 15:08

    CONTAMINAÇÃO GENERALIZADA
    FAO eleva para 3,338 milhões total de animais descartados por peste suína na Ásia
    Situação mais crítica, em termos de extensão, permanece sendo a da China, onde foram detectados dois novos focos da doença

    A
    Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 3.338.592 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana (ASF, na sigla em inglês). O número representa um incremento de 504 mil animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 30 de maio.

    Os dados da organização foram contabilizados até 6 de junho. Segundo a FAO, o balanço da entidade compila informações extraídas dos órgãos federais dos países.

    A situação mais crítica, em termos de extensão, permanece sendo a da China, onde foram detectados dois novos focos da doença, somando 138 focos em 32 províncias, incluindo a região de Hong Kong. Desde a identificação do surto, em agosto do ano passado, 1,133 milhão de animais foram eliminados.

    Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
    Digite seu e-mail
    No Vietnã, a epidemia atingiu mais nove províncias, totalizando 54 regiões afetadas pela doença desde 19 de fevereiro. Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, 2,2 milhões de suínos foram eliminados em virtude da infecção com o vírus.

    A Coreia do Norte permanece com um foco da doença identificado, desde 23 de maio, afetando uma província e levando à eliminação de 77 animais.

    Quanto à Mongólia, desde o primeiro caso detectado em 15 de janeiro, 11 surtos foram notificados em seis províncias e em uma cidade, levando à eliminação de 3,1 mil animais.

    No Camboja, 2,4 mil animais foram descartados, com um foco detectado em uma província, em 2 de abril. Nesses países, os números se mantiveram em relação ao balanço anterior.

    Os dados da FAO divergem das estimativas de mercado, por contabilizarem somente os números divulgados pelos órgãos oficiais de cada país.

    0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 15:08
  • lord hope 08/06/2019 at 15:08

    sinceramente civi, faço a pergunta que já te fiz: já fizeste a experiencia assaz simples de mandar um balão de hélio FEITO POR VOCÊ, com meia duzia de sensores e cameras , barato , fácil e rápido, e assistir VOCÊ MESMO, a existencia (ou não) da curvatura da terra?

    já cansei de postar links aqui de how to disso, é muito simples e fácil.

    eu já fiz, mandei um módico raspberry pi com camera, altimetro, gps e sensores de temperatura e pressão. Tudo me custou muito pouco mesmo, o mais caro é o hélio.

    faça isso, junte uma turma e cotize . depois discutimos se vc encontrar as quinas do mundo…

    civilizado
    e…assista…simples…abara a cabeça ..saia da matrix!! ahhh não péra…teu negocio nasa. homem na lua….ir pra marte…ahhh tá….rsrsrrrs…vxxiii

    0

    2
    • civilizado 08/06/2019 at 15:14

      cara já vi vários videos de assunto ai…e sempre mostra a terra plana….e cuidado se usar camara com lente de olho de peixe vai ver tudo arredondado… mas assista os videos do prof. Afonso(nos outros videos dele fala sobre isso). tem mais…e outros de outros youtuber refutando esta teoria dos globalóides..e agora temos um ilustre OC..tbm professor…

      1
    • civilizado 08/06/2019 at 15:15

      ter quina é quadrado e plano não precisa ser quadrado…capite!! não falei em terra quadrada….

      1
      • lord hope 08/06/2019 at 16:41

        eu não falei pra vc ver video, eu disse pra VOCÊ FAZER, sem interferência de ninguém.

        se não quer fazer, mesmo estando a seu alcance, é porque não tem tanto interesse.

        o próprio módulo de camera do raspberry pi é suficuente. PI + módulo dá uns 30 euros.
        dinheiro de pinga pra vc esfregar a verdade na cara de nós “terredondos” 🙂

        2
        • civilizado 08/06/2019 at 17:21

          kkkk…cara assim ohhhh!!!! tô nem ai para o que tu acha como é ou como não é a forma da terra…não estou aqui para ” esfregar” na cara de ninguém o que eu acho sobre isso…veja o mudo da maneira que mais te convêm….só não fica aceitando tudo que o “sistema” te empurra goela abaixo….masss saiba que sempre tem o outro lado da moeda…ok…

          0
          • lord hope 08/06/2019 at 18:14

            opção 1: vc pode facilmente efetuar uma experiencia e comprovar se a sua suposição é real ou não.

            opção 2: vc pode afirmar qualquer coisa, sem comprovar, apenas falar e falar…

            eu, desde tenra idade, preferi sempre botar a mão na massa e descobrir por meus meios se o que acredito está certo ou não, estando errado não vou contra as provas, me corrijo e sigo em frente.

            a segunda opção não leva a nada, mas muitos gostam, pois é comoda.

            abraço civi.

            2
            • civilizado 08/06/2019 at 18:27

              opção 3 : ser levado pelo que o sistema que empurra goela abaixo, lavagem cerebral , não dar oportunidade de sair da matrix..ali em cima tem bastante material..
              paz!!!

              0
              • lord hope 08/06/2019 at 18:35

                a opção 3 é irmã da opção 2.

                temos de colocar a mão na massa e buscar a verdade, quem espera que outros “provem” por ele está tão indefeso como aqueles que nem se importam com a verdade.

                1
                • civilizado 08/06/2019 at 18:45

                  é vou…então vou tentar ir até a lua..percebe, e fazer uma selfie…

                  0
                  • civilizado 08/06/2019 at 18:47

                    …bem, se tu gosta de foto shopping ( tipo as da nasa)..tranquilo…

                    0
                    • civilizado 08/06/2019 at 18:49

                      ahhhh…aproveita ai..ó…
                      Nasa abrirá Estação Espacial Internacional para turistas já no ano que vem

                      0
                    • lord hope 08/06/2019 at 18:51

                      cara, quem vai fazer a filmagem é vc! tu não confias em ti? kkkkkk

                      já disse, é simples: um balão de helio, um RPI e alguns sensores.
                      pode usar um arduino nano também, mais barato ainda, sai por menos de 10 doletas no alix.

                      vc não quer fazer, ótimo, mas não diga QUE QUEM FEZ é mentiroso. eu fiz, eu provei A MIM MESMO que a terra e redonda.

                      1
                    • civilizado 08/06/2019 at 18:52

                      kkkk. Lord…eu não tenho que provar nada para ninguém..cara…já falei…

                      0
                    • civilizado 08/06/2019 at 18:55

                      vai la no canal Ciencia da Verdade e fala pro geofísico e professor Afonso essa tua descoberta..mostra para ele teu experimento …vai opina , mostre, discuta…aproveita e fala essa tua descoberta para nasa tbm …pq eles não consegue se quer tirar uma foto verdadeira do globo molhado..rsrsrs

                      0
  • bolha buritis 08/06/2019 at 15:12

    ASSISTA: SERGIO MORO FAZ PRONUNCIAMENTO E PALESTRA SOBRE A JUSTIÇA NO BRASIL – GOV. BOLSONARO

    0
  • Neco 08/06/2019 at 15:54

    Aqui está a natureza do problema:

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/08/micro-pequena-industria-simpi-producao-reforma-previdencia.htm

    Apesar da fonte, a matéria é o que acontece no mundo real.

    0
  • Neco 08/06/2019 at 16:16

    0
  • Nonada 08/06/2019 at 16:55

    Check-in!

    Relembrar que às vezes manter-se são é mais difícil do que se imagina.

    https://www.zerohedge.com/news/2019-02-18/how-1984-turned-instruction-manual

    0
  • civilizado 08/06/2019 at 17:09

    Galera!!! olhem que novidade excelente!!!
    https://muama-enence.dailytechinsider.com/muama/pt/g/indexpt.html

    0
  • Nonada 08/06/2019 at 17:13

    Realmente estão trabalhando para conquistar o mundo.

    Todavia, será que esqueceram de contar para os americanos?

    Sinceramente, quando se vuslumbram as grandes descobertas e avanços tecnológicos, nota-se a ampla preponderância destes no mundo ocidental, especialmente no EUA.

    A cooperação entre China e Rússia pode criar uma referência mundial de relevância, mas a prosperidade será seriamente maculada.

    Hoje, mais que nunca, penso que nada supera a livre iniciativa.

    https://www.zerohedge.com/news/2019-02-19/russia-pushing-beijing-form-new-eastern-bloc-says-ex-european-diplomat

    0
    • civilizado 08/06/2019 at 17:26

      bem isso…
      Putin quer ‘redefinir o papel do dólar’ no sistema financeiro

      Putin considera que a moeda americana se tornou um “instrumento de pressão” utilizado por Washington.

      Vladimir Putin, presidente da Rússia, defendeu, nesta sexta-feira (7), uma mudança para “redefinir o papel do dólar” no sistema financeiro mundial.

      Durante a sessão plenária do fórum econômico de São Petersburgo, principal reunião de negócios do país, na presença do presidente chinês Xi Jinping, Putin declarou:

      “É evidente que estas mudanças profundas exigem adaptar as organizações internacionais, redefinir o papel do dólar que, depois de ter sido uma moeda de reserva, se transformou em um instrumento de pressão de seu país emissor sobre o resto do mundo.”

      As autoridades do Kremlin afirmam há muito tempo que desejam “desdolarizar” a economia da Rússia, recorrendo a transações em moedas locais para o comércio com parceiros como a China, informa a agência AFP.

      0
    • Bruno L 08/06/2019 at 18:18

      Socialismo pra vcs, capitalismo pra mim.
      Progressismo pra vcs, conservadorismo pra mim.
      Com a agenda progressista a todo vapor no Ocidente, sei não até quando o ocidente terá a vanguarda tecnológica.

      1
      • lord hope 08/06/2019 at 18:22

        há duas formas de gerir uma economia/sociedade: Real ou fantasia.

        a fantasia sempre atrairá a maioria, pois é fácil.
        A realidade é chata, temos de trabalhar, poupar, pagar impostos.

        formiga x cigarra.

        mas sempre, sem exceção, no fim a cigarra busca o auxilio da formiga “chata”

        2
      • civilizado 08/06/2019 at 18:31

        bem…tem tecnologias que eu dispenso…a 5G é uma ….trará mais mal que bem…

        1
        • Bruno L 08/06/2019 at 22:53

          Estou vendo cada vez mais que ficar “desplugado” (como saindo da Matrix) traz mais paz. Cada vez mais as pessoas estão conectadas, mas cada vez mais se sentindo sozinhas. Algo não está certo..

          1
  • civilizado 08/06/2019 at 18:42

    Mais um capitulo….
    China poderá cortar exportações tecnológicas aos Estados Unidos

    A informação foi divulgada através do Twitter do editor do Global Times.
    Segundo o editor-chefe do jornal chinês Global Times, o governo da China estaria prestes a cortar as exportações tecnológicas para os Estados Unidos. O editor, no entanto, não informou a fonte da informação. Caso se concretize, esta seria uma resposta direta do governo de Pequim às sanções impostas pela casa branca a Huawei, maior fabricante de smartphones atualmente, na frente, inclusive, da americana Apple.

    A declaração foi dada nas redes sociais do jornalista. “Esse é um grande passo para melhorar o sistema e também uma medida contra as ações dos EUA”, escreveu ele, e acrescentou: “Quando estiver efetiva, algumas exportações de tecnologia para os Estados Unidos estarão sujeitas a controles.”

    0
    • civilizado 08/06/2019 at 18:43

      As informações vieram semanas depois de Washington ter colocado a Huawei em uma lista negra que efetivamente bane empresas norte-americanas, como Google, de fornecer bens e serviços a ela. Pouco depois, Pequim anunciou que divulgaria sua própria lista de entidades estrangeiras “não confiáveis”. O país também indicou que vai limitar sua remessa de terras-rara para os EUA.

      0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 18:48

    Teste.

    0
    • civilizado 08/06/2019 at 19:00

      testado…oi

      0
      • Mineirausfall 08/06/2019 at 19:01

        Oi.

        0
        • bolha buritis 08/06/2019 at 19:17

          Agora sim.

          0
          • Mineirausfall 08/06/2019 at 19:19

            Yeah!

            0
          • civilizado 08/06/2019 at 19:30

            oi

            0
            • bolha buritis 08/06/2019 at 20:12

              Oi

              0
  • lord hope 08/06/2019 at 19:03

    vc continua repetindo o que outros falam.

    professor alonso? pelo pouco que vi do video o cara não entende nem o que é força centripeta! não esqueça que ana maria braga é bióloga formada e não sabe porra nenhuma de biologia, aliás de nada.

    eu parei por aqui, vc aparentemente não quer saber a verdade, por seus próprios meios, pois pode ser que descubra que apesar de viver mandando todos sairem da matrix, vive em uma mais profunda ainda.

    civilizado
    vai la no canal Ciencia da Verdade e fala pro geofísico e professor Afonso essa tua descoberta..mostra para ele teu experimento …vai opina , mostre, discuta…aproveita e fala essa tua descoberta para nasa tbm …pq eles não consegue se quer tirar uma foto verdadeira do globo molhado..rsrsrs

    0

    2
    • civilizado 08/06/2019 at 19:21

      realmente tu não assistiu nada sobre esse assunto com o prof…primeiro o nome professor Afonso..geofísico..foi professor da USP…vou repetir , não me importo se tu acredita ou não no modelo terra plana…como disse não estou aqui para empurrar goela abaixo de ninguém a esse respeito…pouco me importa!!! pelo que eu estudei , li , pesquisei , ouvi , pelo que assisti…tenho minha opinião formada..nem vou entra na seara Bíblica …pois Deus fez a sol parar, ora se o sol parou é pq estava em movimento..Deus não disse “Vou parar a terra” …percebe..fora outras passagens…mas deixa quieto…fica com tua teoria e eu fico coma minha…num futuro próximo saberemos quem está sendo enganado…mas assista os vários videos do prof. Afonso…e tem outros youtubers tbm muiiiitooo bons e tbm assista o comentário do OC..

      0
      • civilizado 08/06/2019 at 19:27

        Lord…olha só…tudo que eu sei sobre terra globo já aprendi na marra nas escolas ..desde da infancia..tinha que aceitar aquilo e pronto o sistema fez isso …hoje eu tenho a capacidade e sabedoria de sair desta matrix e beber conhecimentos em outras fontes ….não aceitava o modelo egocentrismo..vai de cada um cara…

        0
        • lord hope 08/06/2019 at 20:15

          Eu pouco aprendi “na marra”. Sempre fui autodidata e experimentador. Desde meninote fazia experiencias quimicas, mexia com ótica, exercitava a matemática, descobri a astronomia, a fisica …

          conhecimento para mim sempre foi diversão, li muito, experimentei muito , hoje tenho minhas convicções, que sempre estão abertas para serem testadas e comprovadas.

          agora, um aparte sobre esse canal desse tal afonso… pelamordedeus!!! o cara deve ter se formado pela parte petista da USP, que por acaso é a mesma escola que formou a ana maria braga. Ele é muito picareta e desinformado, comecei a assistir dois videos, e ele trucidou qualquer linha de pensamento racional logo no inicio. Ele deve tomar o chá de ayruasca… Conselho: PARE IMEDIATAMENTE de assistir esse farsante, corres o risco de derreter o cérebro.

          1
          • civilizado 08/06/2019 at 20:50

            vixxi…realmente não sabe nada a respeito dele (2)..rsrsr o cara é anti petista meu!! rsrsrr

            1
            • civilizado 08/06/2019 at 20:53

              e ganhou muito dinheiro..rsrsrss…vixxxi sabe nada inocentiiiiiii..rsrsr

              0
              • civilizado 08/06/2019 at 20:55

                olha, teu cérebro já deve estar gelatinado…boa noite cara!! paz!!

                0
  • Mineirausfall 08/06/2019 at 19:12

    Carros autónomos e seus problemas. Imaginem esse trem hackeado? 😱

    -https://www.forbes.com/sites/lanceeliot/2019/05/14/untold-secrets-of-how-driverless-car-videos-are-rigged-be-wise-to-the-trickery/amp/

    -https://amp.theatlantic.com/amp/article/578638/

    -https://www.forbes.com/sites/peterlyon/2019/03/31/why-the-rush-self-driving-cars-still-have-long-way-to-go-before-safe-integration/amp/

    0
  • civilizado 08/06/2019 at 19:45

    estava analisando …com toda a trava que a OPEP impôs para não aumentar a produção do brent e ainda com sanções do Irâ e Venezuela imposta pelo states…o pretoleo não pára de cair o preço!!!! imagine quando estes paises Irã e Venezuela voltarem a comercializar suas produções …

    0
  • BananenseNãoPraticante 08/06/2019 at 21:00


    BISPO DE ILLINOIS !MPEDE COMUNHÃO A JU!ZES E POLÍT!COS DE SPRINGFIELD

    0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)