Por Vinícius Montgomary, publicado pelo Instituto Liberal

O escocês Adam Smith, reconhecido como um dos economistas mais brilhantes de todos os tempos, é considerado o pai da economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Sua principal obra “Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações”, composta por cinco livros, publicados entre 1776 e 1789, se propõe a investigar os processos que levam alguns países a se desenvolver mais rapidamente que outros. A Riqueza das Nações analisa as relações comerciais que ocorrem nas sociedades e questões como o valor dos produtos, a divisão do trabalho, a acumulação de capital e a distribuição de renda, entre outras. Através de vasto material empírico, Smith propõe que as relações de troca, que embasam o crescimento econômico das nações, ocorrem de forma natural, sem a necessidade de intervenção estatal. Assim, o processo de geração de riqueza depende fundamentalmente das decisões individuais dos agentes econômicos, que buscam maximizar a utilidade de seus recursos escassos. Fazem isso através de trocas espontâneas, o que aumenta o bem estar individual, além de criar oportunidades para novos empreendimentos.

Outros filósofos como Montesquieu e Max Weber também se preocuparam com os diferentes níveis de desenvolvimento das nações. As explicações por eles encontradas, como a geografia, a religião e a ética dos povos, entretanto, não se firmaram como padrões entre as nações que fracassam ou que são bem sucedidas. Por outro lado, os estudos dos economistas Douglass North e Ronald Coase destacam as Instituições criadas por uma nação como fator determinante do desenvolvimento econômico. A análise dos acontecimentos históricos que levaram à criação dos países, hoje conhecidos, deram aos economistas Daron Acemoglu e James Robinson a convicção de que as instituições de uma nação, de fato, representam um papel indispensável no caminho do desenvolvimento.

Em 2012, Acemoglu e Robinson, professores do MIT e da Universidade de Chicago, respectivamente, publicaram o livro “Por Que as Nações Fracassam”. O tema central dessa obra é o mesmo que tem intrigado filósofos e economistas por séculos. Afinal, quais seriam os fatores responsáveis pela prosperidade de uma nação? Os economistas argumentam que as Instituições constituídas pelas sociedades são muito mais relevantes para explicar o acúmulo de riqueza que a abundância de recursos naturais, o clima favorável ou a determinação de seus cidadãos. Em uma análise da história política e econômica de várias nações, os autores dividem os países em dois grupos: aqueles que possuem instituições econômicas e políticas ditas inclusivas e os que possuem instituições extrativistas. O surgimento de instituições de um tipo ou de outro depende dos costumes e da cultura de cada povo, mas é influenciado por fatores críticos como guerras, epidemias (caso da peste negra na Eurásia), rupturas sociais ou outros fatores que podem, definitivamente, transformar a sorte de uma nação.

As instituições políticas chamadas de inclusivas são aquelas que não limitam o poder político a um grupo dominante, mas permitem a constante renovação de lideranças que representem as diferentes aspirações da população, sem restringir a formação de oposição ao poder constituído democraticamente. A existência dessas é que acaba gerando oportunidades econômicas aos diferentes segmentos da população, destravando o mecanismo de criação e de distribuição da riqueza gerada. Já nas nações de instituições extrativistas um grupo domina o poder político e dele extrai vantagens econômicas, concentrando poder e renda. Nesse caso, as novas lideranças e os novos negócios que surgem são rapidamente sufocados para garantir a manutenção do status quo, mantendo a economia estagnada e a renda altamente concentrada.

Ao se analisar os diferentes níveis de desenvolvimento alcançado pelas nações, entretanto, três fatores comuns parecem ser decisivos na transição para um maior nível de desenvolvimento. São eles: a liberdade de ação para que os agentes privados criem produtos, serviços e soluções para os problemas da sociedade; a existência de livre concorrência nos mercados; e um sistema jurídico eficiente que garanta estabilidade de regras e minimize os riscos de investimentos produtivos.

A liberdade econômica permite que empreendedores busquem recursos para solucionar os problemas da sociedade e criem novos produtos e serviços que satisfaçam as necessidades de mercado. Ao assim procederem, os empreendedores promovem a divisão do trabalho e tornam a produção mais eficiente, trazendo benefícios para toda a sociedade. Empregos são criados, novas tecnologias são desenvolvidas e o ciclo virtuoso de geração de riqueza começa a transcorrer. Infelizmente, em muitas nações, o poder político acaba deliberadamente restringindo a liberdade econômica para evitar que sua hegemonia seja ameaçada. Para isso lançam mão do aparato estatal para criar regulamentações e toda sorte de obstáculos burocráticos que dificultem a inovação, com consequências econômicas e sociais desastrosas para a sociedade.

Diante da importância econômica da liberdade de iniciativa, a Heritage Foundation, organização não governamental norte americana, criou em 1995, o índice de Liberdade Econômica. Na composição desse índice fatores como o respeito ao direito de propriedade, nível de gastos governamentais, restrições ao comércio internacional e aos investimentos, dificuldade de contratação de mão de obra entre outros são considerados. Não chega a surpreender, portanto, que os países melhor classificados no Ranking de Liberdade Econômica são também os que apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, a relação entre esses indicadores mostra que a liberdade de iniciativa é decisiva para a geração de negócios que movimentam a economia, além de melhorar a qualidade de vida de toda a população de um país.

No que diz respeito às estruturas de mercados, países onde predominam a livre concorrência e a inexistência de barreiras ao comércio internacional são mais desenvolvidos. Isso ocorre porque é a concorrência que estimula a busca pelo aumento de eficiência produtiva e inovação, que por sua vez atraem novos investimentos. O processo de criação de negócios começa quando empreendedores identificam demandas não satisfeitas por produtos, serviços ou por soluções dos problemas da sociedade. Produzir para atender a demanda requer investimentos em insumos, máquinas, equipamentos e também nas habilidades técnicas e gerenciais da equipe de trabalho. Tudo isso acaba por definir o custo de produção das organizações. Entretanto, é o ambiente de livre concorrência que exige esforço do empreendedor para inovar nos métodos de produção, buscar parcerias ou aumentar a capacitação da equipe de trabalho a fim de minimizar seu custo. Ao reduzir os custos de produção, os lucros aumentam e os investimentos crescem. Mas os lucros em alta também atraem novos concorrentes, ainda mais eficientes. O ciclo virtuoso de investimentos, busca de eficiência e geração de riqueza se estabelece. O consumidor final se beneficia por ter acesso a produtos mais baratos e de maior qualidade (resultado da inovação). Afinal, é ele quem tem o poder de escolher qual empresa merece sua confiança e seu dinheiro.

Países onde a concorrência é limitada por restrições governamentais e normas protecionistas premiam empresas ineficientes em detrimento de seus cidadãos, que acabam por adquirir produtos mais caros e de qualidade inferior. A renda média da população se reduz, o poder aquisitivo é rebaixado e o consumo agregado diminui. O ciclo vicioso que aniquila as possibilidades de desenvolvimento econômico toma espaço. As vendas caem, os investimentos despencam e o desemprego se eleva. As empresas protegidas da livre concorrência se acomodam e deixam de inovar, apesar dos elevados lucros auferidos. É comum nesse caso que surja o nefasto capitalismo de compadrio. Os detentores do poder recebem apoio financeiro dos empresários para continuarem no poder e em troca, garantem a estes a proteção contra a concorrência de novos entrantes ou de empresas estrangeiras. A estagnação econômica sobrevém. O poder e a renda se concentram nas mãos da elite política e empresarial.

O terceiro fator decisivo para elevar o nível de desenvolvimento econômico é o ambiente jurídico existente. As normas e regras que regem o convívio social entre cidadãos e empresas precisam ser consistentes e isentas de dubiedade de interpretação. Quando o sistema jurídico é ágil para interpretar e colocar em prática leis que respeitem os princípios de direito à vida e o direito de propriedade, há segurança jurídica. Os riscos de investir e empreender passam a ser conhecidos e mensuráveis por parte do empreendedor. O cenário econômico torna-se estável e estimula o processo de criação de novos negócios, que gera empregos, multiplica a renda e torna o país mais próspero.

O Brasil, apesar de todo o seu enorme potencial de crescimento econômico, tem experimentado décadas de crescimento medíocre. A Constituição de 1988 e suas subsequentes modificações, de forma geral, ampliaram o grau de intervenção estatal na economia. Não há liberdade de iniciativa. O excesso de burocracia e de tributação sobre os empreendimentos torna muito arriscado e pouco lucrativo iniciar atividades produtivas. Há restrições às importações e ao investimento estrangeiro. Os mercados são excessivamente regulados e protegidos da livre concorrência. Há preconceito contra o lucro e pressão contra as inovações disruptivas, especialmente aquelas que vêm do exterior, com o argumento insustentável de proteger os empregos nacionais. O ambiente jurídico é instável, confuso e pouco confiável. Empreender e desenvolver atividades produtivas tem se tornado um verdadeiro desafio à razão, tamanho as dificuldades encontradas.

Diversos países de potencial econômico mais modesto que o Brasil estão sendo capazes de transpor a fronteira do desenvolvimento. Eles se juntam ao nível de prosperidade material dos Estados Unidos, Europa e Japão, melhorando a qualidade de vida de suas populações. Não fazem nada de especial para tanto, a não ser aplicar a fórmula que junta liberdade, concorrência e sistema jurídico confiável. Falta ao Brasil coragem política para enfrentar as corporações públicas e privadas que se beneficiam do ambiente extremamente regulado, burocrático e sem concorrência, e que por isso, concentram poder e renda. Falta romper de forma definitiva com a ideologia socialista do atraso que tem mantido esse imenso país preso ao passado. Se o vento liberal que traz ideias de Smith, Mises, Rothbard, Bastiat, Friedman e tantos outros alcançar o Brasil a partir de 2018, a população experimentará transformações econômicas e sociais inimagináveis. Os agentes econômicos ligados ao setor produtivo veriam as oportunidades se multiplicarem diante dos próprios olhos. A qualidade de vida daria um salto e o sonho de transformar o país do futuro em um país de ordem e progresso se materializaria.

Sobre o autor: Vinícius Montgomery de Miranda é formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá. Possui MBA em Gestão Financeira na UNITAU. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá e professor no INATEL e na FAI (Santa Rita do Sapucaí).

0
Compartilhar
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 08:34

    First?

    0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 08:40

      Cadê todo mundo?

      O tópicos lembra bastante os textos postados pelo Papirante sobre as origens do Banaling.

      “Ambiente jurídico”? Basta ver as aldrabices das “divindades” banalings.

      0
  • neco 29/12/2017 at 08:40

    Second. E li o tópico.

    0
  • bolhadetz 29/12/2017 at 08:42

    Ainda tem espaço para um third ? Bom dia.

    0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 08:43

      Yeah! 😉

      Podeo fexádiu.

      0
  • neco 29/12/2017 at 08:44

    Essa semana conversava eu com um parente lá do norte do MT. Advogado conceituado, e naturalmente chegamos na questão Bolsonaro, entendemos que hoje não tem opção melhor. Mas fica a duvida sobre essa questão da liberdade econômica e da administração da economia.

    0
    • bolhadetz 29/12/2017 at 08:49

      Mas neco, não considero que estamos elegendo o mais preparado.

      Fazendo uma analogia, o que estamos escolhendo é um trator (bruto,tosco, mas eficiente) para pelo menos tirar o carro do meio do atoleiro (moral, insegurança, etc). Depois a gente tenta dar a partida e andar de forma mais elegante.

      A melhor forma de não fazer nada é tentar sempre fazer o ideal.

      0
      • Neco 29/12/2017 at 10:25

        Sim, conversando vimos que hoje não tem opção.

        0
      • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:33

        Avisa isso aos liberteens.

        0
  • miltin 29/12/2017 at 08:44

    Eu perdi a origem do termo que está na moda no Bob, banaling, eslcarece aí please

    0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 08:46

      Banaling = Banânia + Xing-Ling

      Isso veio da discussão sobre o Banaling estar sendo comprado pela China. O pior, é que teve até treta por causa disso.

      12 regras para a vida – Jordan Peterson via Leandro Russel

      0
      • miltin 29/12/2017 at 09:03

        valeu

        0
      • Manco 29/12/2017 at 09:12

        Porque o mundo e principalmente os esquerdinhas não reclamam da expansão chinesa no pacífico? Isso é imperialismo nato, é invasão…

        0
        • Mineirausfall 29/12/2017 at 09:16

          No tópico anterior, havia postado notícias sobre a coleta de DNA do gado humano feita pela China. Dessa vez, a Fake Press chiou, mas porque os alvos eram cabeças-de-pano.

          Hmmm… China vs. cabeças-de-pano + globalistas

          0
  • neco 29/12/2017 at 08:45

    Hoje eu não iniciaria um novo negocio aqui nunca. Nem que ganhasse uma mega sena.

    0
    • Money Addicted 29/12/2017 at 09:17

      mto menos se ganhasse uma mega sena 😉

      0
      • Mineirausfall 29/12/2017 at 09:19

        (suspiro) Ganhar a Mega-sena, era partir pro “bye-bye banaling”.

        0
  • RoCoSala 29/12/2017 at 08:47

    Bom dia 300!!!

    Férias? Mas o que que é issu????

    Trabalhando a todo vapor pra encerrar esse mês com 30% acima da meta!

    PMJ!!!!!!!!!!!!!!

    0
  • Johnnyboy 29/12/2017 at 08:54

    Bom dia!

    Trump diz que gostaria de ‘bom e velho aquecimento global’ contra o frio

    https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/trump-diz-que-gostaria-de-bom-velho-aquecimento-global-contra-frio-22237611

    0
    • Johnnyboy 29/12/2017 at 08:55

      “No Leste, este poderá ser a MAIS FRIA noite de Ano Novo já registrada. Talvez nos caísse bem um pouco daquele bom e velho aquecimento global do qual o nosso país, mas não outros, ia pagar TRILHÕES DE DÓLARES para se proteger. Agasalhem-se!”, escreveu o presidente.

      0
    • bolhadetz 29/12/2017 at 09:08

      HAHAHAHAHAHAHA
      O cara é uma máquina de mitagens e não decepciona. Go trump!!!

      0
      • bolhadetz 29/12/2017 at 09:10

        E a mídia naquele mesmo desespero embute no meio da notícia:

        “As seis piores medidas de Trump na política climática”

        Eles estão com medo. E está muito divertido reparar isso hahahahaha.

        0
        • Barnabezinho 29/12/2017 at 09:44

          UÉ?

          Agora o frio é culpa do Trump??? kkkk!

          0
          • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:53

            Deveria aumentar o preço do óleo pra aquecimento de cada votante na trapaceira Clinton… hehehe

            0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:32

    FirstO das montanhas do Sul do ES!!!

    1. Educação pra gerar cidadania e produtividade

    2. Liberdade econômica pra gerar empreeendedorismo e incentivo ao lucro e a poupança

    3. Constituição supimpa pra gerar um mínimo de intervenção do Estado com um maximo de retorno dos serviços aos cidadãos, alem de proteger a Nação contra todo tipo de ataques

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:35

      Um feliz CN2019 pra todos nós !!!

      Enfrentar a falida e maledeta “cidadã” deve ser a primeira e mais importante das batalhas pra se vencer a guerra contra o Sistema, que é bruto…

      Segue o jogo

      0
      • Oriundo 29/12/2017 at 10:09

        Dissolveram o parlamento na nostra Italia, viu véio?

        0
  • Johnnyboy 29/12/2017 at 09:33

    Temer adora uma recuada:

    Em nova portaria sobre trabalho escravo, governo amplia definição de jornada exaustiva e condição degradante

    https://g1.globo.com/politica/noticia/em-nova-portaria-sobre-trabalho-escravo-governo-amplia-definicao-de-jornada-exaustiva-e-condicao-degradante.ghtml

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:37

      Se derem uma reeleição pro VampirescoVlad capaz dele se aproximar de um Dilmo!!! Afinal, foi de lá que ele veio como vice….hehehe

      0
      • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:07

        “trans”presidente…. ele pode ser o que vc quiser, desde que fique no cargo…. kkk

        0
    • Neco 29/12/2017 at 10:29

      Aqui nada pode ser confiado. Pois tudo muda.

      0
  • windville 29/12/2017 at 09:37

    Bom dia Folks,

    Muito bom o CDM de ontem. Fui ver a música do information society prestando atenção na letra mais a simbologia do clipe, é um tapa na cara mesmo está tudo lá.

    Ano que vem é mito, precisamos colocar alguém para darmos uma virada a direita e quiça tirar a CN88 by Hidden.

    Sobre o tópico creio que o fim dessa década e a próxima o foco seja de voltarmos aos valores de família, respeito, talvez segurança etc. Para depois talvez de 2025 em diante, começarmos a rascunhar algo mais livre quanto a economia. Talvez nossos filhos ou netos peguem isso lá no na metade ou no fim do séc. XXI. Ano que vem promete.

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:39

      Concordo com o bolhardario acima… precisamos de um trator bruto, mas na ocasião pra tirar Bananistao do atoleiro, mas sim pra passar por cima de quem nos coloca todo dia nele!!!

      Ahhh, e sem KM nenhum no corassaum… hehehe

      0
      • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:55

        Ops, mas não pra tirar Bananistao do atoleiro, mas sim…

        0
        • windville 29/12/2017 at 10:04

          Fazendo uma comparação pelo vôlei, precisamos de uma jornada das estrelas no estilo Bernard

          0
          • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:07

            Ou uma cortada do Xando!!!

            Melhor, precisamos de Tutto do melhor… abs

            0
  • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 09:47

    Vamos fazer um bolão.
    Até dia 31 o preço da gasolina
    1) sobe mais uma vez;
    2) o aumento de ontem foi o último do ano.
    Volta aos anos 80!

    0
    • Barnabezinho 29/12/2017 at 09:48

      1)
      Certeza.
      Este mês gastei absurdos 700 reais de alcolina!! Isso é ridículo… Esse país vai parar por pane seca…

      0
      • rgsul 29/12/2017 at 09:52

        Ontem tava abastecendo e calculando com o frentista quanto tava dando meu tanque cheio…por cima uns 200,00….é muito dinheiro para evaporar

        0
        • rgsul 29/12/2017 at 09:52

          Lembro que quando eu viajava mais eu enchia o tanque e ia a SC. O tanque cheio dava uns 120 quando eu parei de viajar.

          0
          • Manco 29/12/2017 at 10:01

            Me lembro da época do álcool a 30 centavos, era encher o tanque, mais 10 reais de pedágio, mais 10 para pão, mortadela e tubaína e já dava para encher o carro e ir para a praia.

            0
            • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:03

              Eu calculei o gasto do Hell a CWB. MIL REAIS de gasolina. Qualquer saída de carro são 50 reais.

              0
              • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:10

                não sai mais barato.. além de muito mais confortável, ir de avião?

                A não ser que faça questão da road trip mesmo…

                0
                • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:11

                  Eu ESTAVA fazendo questão do tour de carro. Mas porra, ano passado fui lá pagando 300 reais ida e volta de Gol… Em absoluto, não vale a pena. Mas como tenho criança agora, a bagagem é maior… tal…

                  0
        • windville 29/12/2017 at 09:54

          Custa caro arrumar a m…dos outros e todos nós pagamos. R$ 5 reais o litro é logo ali, avoa inflação.

          0
          • Mineirausfall 29/12/2017 at 10:07

            Embora a “inflação do aluguel” tenha sido negativa em 2017, está com uma forte tendência de alta (+0.89% em dez/17 ou +11.22% anualizado).

            Se o (des)gobierno queria criar inflação com os tarifaços nos combustíveis e na energia, conseguiu! Agora, essa porqueira já propagou pela cadeia produtiva.

            0
            • windville 29/12/2017 at 10:09

              Bingo! Só não estamos a luz de vela porquê estamos em crise, os números da EPE deixam isso claro. Se tivéssemos crescendo estávamos na roça.

              0
          • Neco 29/12/2017 at 10:33

            Fui agora no mercado, comprar um pouco de carne.

            Todas as carnes em promoção aqui, nada custava 20,00 o Kg, tinha costela boa pra churrasco , não congelada a 8,99.

            Eu não sei como o empresario esta conseguindo essa mágica, custos fixos subindo e os preços não sobem no mesmo ritmo.

            0
        • Papai Noel 29/12/2017 at 16:08

          eu fui de SP para SC – gastei uns 600 reais de gasolina…. chorei… meu gasto de gasolina por ano sao 200 reais….

          0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 09:49

    Falta ao Brasil coragem política para enfrentar as corporações públicas e privadas que se beneficiam do ambiente extremamente regulado, burocrático e sem concorrência, e que por isso, concentram poder e renda. Falta romper de forma definitiva com a ideologia socialista do atraso que tem mantido esse imenso país preso ao passado.

    … como bem identificaram os estudiosos mundo afora, nos sobram instituições extrativistas (empresas .bras e privadas que sobrevivem graças a financiamentos bndes) a ponto de não termos saído do tempo das capitanias hereditárias!!!

    … e as instituições políticas/sociais, em especial aquelas advindas ou que floresceram a partir da CN88, só servem pra dar suporte ao Sistema e aos bandidos que comandam o extrativismo!!!

    Segue o jogo

    0
    • Neco 29/12/2017 at 10:36

      A ruptura vai acontecer, por bem , ou por mal. Por bem remendando a constituição via congresso. Por mal, pela simples quebra financeira dos estados , municípios e união (acho essa mais provável). (no caso da união não seria uma quebra generalizada, mas a situação vai obrigar forte corte de gastos durante o próximo ano.)

      0
      • Mineirausfall 29/12/2017 at 10:46

        Art. 167 CF manda lembranças…

        -https://www.poder360.com.br/economia/dificilmente-governo-cumprira-regra-de-ouro-em-2018-avalia-raul-velloso/

        -http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1930582-governo-precisa-de-r-184-bilhoes-para-cumprir-regra-de-ouro-em-2018.shtml

        -https://www.opovo.com.br/noticias/economia/ae/2017/10/dyogo-orcamento-de-2018-inclui-devolucao-de-r-130-bi-pelo-bndes.html

        -https://www.opovo.com.br/noticias/economia/ae/2017/11/devolucao-de-r-130-bi-ao-tesouro-nao-cabe-no-caixa-diz-presidente-do.html

        0
  • windville 29/12/2017 at 09:58

    Números,

    Consumo de energia, falta dezembro, agente só não tem apagão porquê não estamos crescendo:
    http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/resenha-mensal-do-mercado-de-energia-eletrica

    Impostos do governo do bananistão, fonte portal da transparência consultando as receitas consolidadas por Receita referentes a 2017. Esses devem ser os números praticamente finais desse ano.

    Previsto: 3.414.382.614.681,84
    Realizado: 2.528.334.964.445,81
    Diferença: -25,96 do previsto

    É vai dar certo sim!

    0
    • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:02

      26% a menos.
      Ano que vem vai ser sinistro. 2019, então…

      0
      • windville 29/12/2017 at 10:05

        Nem fala Barna, é a BHOSTA que PxPF sempre fala. E ainda dizem que não tem deficit na previdência hehehe.

        0
        • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:13

          Não à toa estou levantando meu Plano B: Barraco em ponto de laje, até junho do ano que vem estará habitável… Não sei de amanhã, não confio no Estado. Se pararem de me pagar salários, eu pulo pro Plano B e fico ali até escabufar de vez… perto da familia, etc.

          0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 10:10

    OFF

    Hmm… A!#%#!% está com medinho de queimar o filme…

    https://istoe.com.br/anuncio-antecipado-de-tarifas-irrita-alckmin/

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:22

      Isso tem que ser melhor analisado…. e não vejo na Fakemidia econômica nada a esse respeito!!! Só gente enchendo a bola só do crescimento “galinha sem pés” do VampirescoVlad…

      Quando sabemos aqui no BoB:
      . nao tem infra pra crescer
      . não tem energia pra crescer
      . não tem produtividade pra crescer
      . inflação, por enquanto, só tá baixa devido ao consumo frágil das famílias (60% pib) e devido aos preços baixos dos alimentos (até que venham safras fracas e preços altos)
      . os preços administrados tal sob controle, mas os aumentos dos combustíveis e a quebra dos estados e municípios, exigem mais tributos

      … isso dito, temos o garçon do Barcem insistindo em Jurinhos Sagrados de 6,5% em 2018, quando na soma de juros futuros + inflação saphorrai roda na casa de 9%!!! Será que vai ???

      0
      • Neco 29/12/2017 at 10:38

        Teremos juros de 7,4… 7,6 em 2018, mais ipca. aguardem.

        0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:27

    Ahh e nem falei de política, reformas e eleição 2019 ne…. eita

    = http://www.valor.com.br/brasil/5240179/sem-bndes-divida-bruta-em-2018-chega-798-do-pib-estima-bc

    0
  • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:28

    Leia-se: PT mode: ON

    ________

    Por 2018, Temer quer agenda social

    “O pacote de bondades a ser divulgado antes do início da campanha inclui mais subsídios para beneficiários do Minha Casa Minha Vida e uma nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para qualificar quem está no mercado de trabalho”.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/por-2018-temer-quer-agenda-social/ar-BBHt0vY?li=AAkXvDK&ocid=spartanntp

    0
    • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:29

      “Até abril o governo concederá novo reajuste ao Bolsa Família. A ideia é dar aumento real, acima da inflação”.

      0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 10:30

      O cara é tão burro que acredita que o fracasso do PT foi pela corrupção e não por políticas erradas.

      0
      • Rodrigo 29/12/2017 at 10:32

        Definição de burrice: fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes

        0
        • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:33

          de insanidade… rsrsr

          0
        • Barnabezinho 29/12/2017 at 10:33

          Hanlon’s razor

          0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 10:33

          preparem-se, desta vez o agro não tem mais fôlego para sustentar a economia; só nos salvaremos se vendermos até a alma para a China.

          0
          • Neco 29/12/2017 at 10:40

            Isso não vai dar certo.

            0
      • Johnnyboy 29/12/2017 at 10:32

        Parece ser a única receita que essa turma conhece… pqp!

        Fora que cada medida até razoável que toma esse governo vai e recua….

        0
        • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:37

          Como disse, se derem mais tempo ao Vlad ele vira um Dilmo !!!

          Ahhh, e estão apostando tudo no crescimento “controlado” de Bananistao em 2018… ao redor de 3% o que faria a arrecadação arrebentar, gerar empregos e estabilizar a dívida em patamares de ÚTI de hospital público de Bananistao!!!

          Isso tem cheiro e cor de reeleição não?!?! Eita bando de salafras….

          0
          • Neco 29/12/2017 at 10:40

            Isso não vai dar certo.

            0
      • Money Addicted 29/12/2017 at 10:44

        q eles erraram eh obvio, mas do ponto de vista deles/eleitoral eles acertaram (infelizmente) ganhando 3 eleicoes seguidas e sairam pq o poste era mto poste, enfim, meu ponto eh q o povao gosta d esmola e essas “bondades” resultam em mtos votos

        RIP

        [ ]s

        0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:41

    Yeaaahhhh!!

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 10:42

      Neco 29/12/2017 at 10:38
      Teremos juros de 7,4… 7,6 em 2018, mais ipca. aguardem.

      In Jurinhos Sagrados and picanha everyday we trust !!! Hehehe

      0
  • Neco 29/12/2017 at 10:43

    Olhem no http://www.painelglobal.com.br/ as temperaturas do hemisfério norte, tudo azul, muito baixo, ou abaixo de zero. Nunca vi deste jeito.

    0
    • Neco 29/12/2017 at 10:50

      Aqui tem um gráfico das tempestades Geomagnéticas do sol:

      http://www.apolo11.com/atividade_solar.php

      Tivemos uma ou 2 nas ultimas 24 horas, isso também nunca vi antes, mostra que a atividade solar esta diminuindo, mas ninguém da grande mídia fala sobre isso, ou seja vai esfriar mais.

      0
    • Neco 29/12/2017 at 11:03

      http://polibiobraga.blogspot.com.br/2017/12/zero-hora-abre-espacos-generosos-para.html

      Zero hora abre um espaço generoso para explicar porque as pessoas não gostam de Maria do R.

      Resumindo, alega que ela defende os direitos humanos, e que as pessoas confundem isso com defesa de bandido.

      A mídia é toda comprada é de esquerda.

      0
      • Rodrigo 29/12/2017 at 11:05

        Não se preocupem, minguem no RS lê ou leva a sério a RBS ou Zero Horta.
        não passam de panfletos comunistas.

        0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 11:07

          Maria do ossário é o retrato do que restou da figura da professora no RS, depois de anos de doutrinação.

          0
          • Rodrigo 29/12/2017 at 11:07

            Rosário é o nome do colégio tradicional na capital, Porco Alegre

            0
        • bolhadetz 29/12/2017 at 11:08

          Hoje a ZH/RBS se resume a empoderar, cantar RAP, estimular a diversidade e agora também defender a defensora de bandidos. Parece que não conhecem o fundo do poço.

          0
          • Rodrigo 29/12/2017 at 11:12

            E exaltar Porco Alegre como a capital mais cool do mundo.

            0
            • Neco 29/12/2017 at 11:21

              Eu não consigo entender em que ponto do passado eles erraram tanto assim, pra produzir um desvio tão grande.

              Eu não acho que tenha tanta diferença dos gaúchos pros catarinas e paranaenses, especialmente estes últimos vieram em grande número de lá.

              E hoje eu olho pros três estados e vejo uma diferença brutal.

              0
              • Barnabezinho 29/12/2017 at 11:27

                Palavra da moda: Ranço.

                Sabe aquela música dos Engenheiros do Hawaii, Herdeiros da Pampa Pobre?

                Pois é: Juventude saiu do campo, veio pra cidade e aqui se seduziu pelo discurso coitadista e dependente do Estado. Os pais no campo trabalhavam e os filhos na cidade militava e faziam revolution, e na hora da crise e da partilha das heranças a moçada mais trabalhadeira partiu pro Norte enquanto essa moçada cultural ficou… e virou a elite política e adminstrativa do Estado. Compara quando puder a evolução do PR e SC em relação a do RS nesta coisa da propriedade rural…

                0
                • Oriundo 29/12/2017 at 11:37

                  Ótima abordagem Barna!

                  Faz um tópico aê cara, colocando mais estados na cesta…

                  0
                  • Barnabezinho 29/12/2017 at 12:11

                    VISH

                    Verei se consigo esmiuçar esse tema aí, depois testo o resto.

                    Tem a ver com aquela pesquisa sobrenome x sucesso material… que falamos outro dia. Cultura.

                    0
                • MrCitan 29/12/2017 at 13:07

                  Com esta disparidade de Estados, “O Sul é Meu País” não vai de jeito nenhum.

                  0
                • PapiranteSalg 29/12/2017 at 13:39

                  Veja o Silvio Romero, em O Brasil Social, de 1907, prevendo a merda que vinha do sul.

                  “Como fita-mor do ramilhete e para ser agradável a Pinheiro Machado, relembrarei algumas maravilhas da política de seu estado natal, belezas do castilhismo positivóide que anda envenenando a alma gaúcha. Antes de tudo, devo confessar que faz hoje medo escrever qualquer coisa que não seja em louvaminha dos homens e da ordem de coisas ali reinante.

                  Por motivos fáceis de explicar aqueles sectários são a gente mais odienta de todo Brasil.

                  Almas semibárbaras de egressos do regímen pastoril, envenenadas pelas doutrinas e manhas ditatoriais de um meio positivismo grosseiríssimo, – essas da classe hoje dirigente no Rio Grande do Sul –, não trepidam no manejo dos atos mais violentos, na repressão daqueles que se desviam das normas de seu estreito politicar, e menos ainda em cobrir de insultos e baldões quem quer que não diga amém a todas as suas tresloucadas pretensões.

                  Eu mesmo já tive disso a mais dura prova.

                  A mais estúpida e deslavada descompostura que, em quarenta e tantos anos de lutas, levei na vida, foi a vil arrieirice com que entendeu de escoicear-me a Federação, a famosa Jararaca, de Porto Alegre, só por haver entre as oligarquias que nos corrompem e aviltam, colocado, como era de justiça, o castilhismo positivóide.

                  Tiveram ali a coragem, filha de crassíssima ignorância, de contestar o caráter oligárquico do governicho do desventurado estado. Entretanto, se a algum dos ajuntamentos que desgraçam nossas ex-províncias cabe bem esse qualificativo, é a esse grupete do Rio Grande, onde um chefe incontrastável e meia dúzia de mandarins trazem pela gola a população, sufocando-lhe todas as liberdades.

                  Aqueles incultos gaúchos ainda pensam que oligarquia quer dizer governo de família, governo de parentes, aplicável somente ao Ceará…

                  Coitados!”

                  “FAZ HOJE MEDO, PORQUE A CASTILHICE VAI CHEGANDO ATÉ CÁ; É VENENO QUE VAI TRANSBORDANDO, A PONTO DE TER GENTE SUA AQUI NO RIO DE JANEIRO UM POUCO POR TODA A PARTE.

                  A época é deles: três das pastas do Ministério, a prefeitura, a diretoria da instrução pública, a diretoria da Imprensa Nacional, algumas delegacias caíram nas mãos dos terríveis sectários.”

                  0
              • Manco 29/12/2017 at 11:28

                Muita gente boa saiu do RS, você deve conhecer uma galera que migrou para o centro oeste e norte.

                0
                • Neco 29/12/2017 at 11:36

                  Todos que eu conheço, prosperaram. E não são PT de jeito nenhum.

                  0
                  • Rodrigo 29/12/2017 at 11:43

                    o contraste do RS com PR e SC e sua brutal decadência econômica e cultural é para ser estudado;
                    parece que trilha o mesmo caminho do RJ;

                    0
                    • Rodrigo 29/12/2017 at 11:45

                      o pior é que o morador do RS, principalmente o morador da Capital, acha que o estado continua no mesmo nível do que SC e PR, ou até superior, poucos se dão conta da brutal decadencia.

                      0
                    • windville 29/12/2017 at 12:17

                      São 3 estados distintos, não dá para comparar. Até dentro de SC são regiões distintas. Creio que o interior do RS caxias e região não é igual POA e região. Assim como a região de Londrina não é igual a região de Curitiba.
                      Enfim por coincidência ou não aonde o PT ganha em SC, região oeste é aonde tem mais gaúchos.

                      0
                    • civilizado 29/12/2017 at 13:32

                      boa comparação..e pior que é por aí…

                      0
      • civilizado 29/12/2017 at 13:42

        Zero Hora é lixxxoooooooooooooooo!!!!

        0
  • AL 29/12/2017 at 11:07

    Bom dia!

    Vcs foram avisados, várias vezes!

    O globalismo, seja pela direita (promovendo guerras), ou pela esquerda (quebrando países para comprá-los) não da ponto sem nó.

    Temer apenas repetirá o que Dilma fez para se reeleger e fará pior, pois ele é inteligente. Não há burrice aí, há descaramento, conluio e traição da pátria.

    Ou vamos pata a guerra, sem medo, ou marchamos para o abismo.

    Hangout amanhã 20:00.

    Admin’s que puderem, por favor compareçam.

    Zé, por favor, crie e sedie o evento.

    0
    • Neco 29/12/2017 at 11:10

      Muito cedo, as 20:00 estou na igreja.

      Se bem que fica gravado pra ouvir depois, certo?

      0
      • AL 29/12/2017 at 11:11

        Sim.

        0
        • AL 29/12/2017 at 11:11

          E não é cedo, vc que tem um compromisso mais importante.

          0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 11:29

      Yeah!

      0
  • g.w. bush 29/12/2017 at 11:07

    Bom dia folks!

    Pra quem é fã do Trumpnator, Emperor of America, segue 12 top momentos “Make America Great Again” de 2017:

    http://www.breitbart.com/big-government/2017/12/28/top-12-maga-moments-trumps-first-year-president/

    0
  • g.w. bush 29/12/2017 at 11:10

    Johnnyboy
    Leia-se: PT mode: ON
    ________
    Por 2018, Temer quer agenda social
    “O pacote de bondades a ser divulgado antes do início da campanha inclui mais subsídios para beneficiários do Minha Casa Minha Vida e uma nova versão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para qualificar quem está no mercado de trabalho”.
    <a href="https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/por-2018-temer-quer-agenda-social/ar-BBHt0vY?li=AAkXvDK&ocid=spartanntp&quot; rel="nofollow"

    Ele vai se candidata, acreditem. Banania é para profissionais.

    0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 11:13

      Não creio que seja tão estúpido.

      0
    • Neco 29/12/2017 at 11:13

      Isso pode ser bom. E o pacote de bondades também, pois vai tirar votos da esquerda.
      Quem já se decidiu pelo Mito, não vai mais mudar de opinião, então, quanto mais divididos ou outros estiverem, pode ser melhor.

      0
  • Neco 29/12/2017 at 11:22

    https://www.oantagonista.com/brasil/lula-de-tornozeleira-na-campanha/

    Merval Pereira diz que Cármen Lúcia pode transformar a prisão de Lula em regime domiciliar, com medidas cautelares adicionais. Mas sem impedi-lo de fazer campanha.

    “Ele estaria recorrendo em paralelo contra a inelegibilidade eleitoral, de tornozeleira e tudo e poderia continuar fazendo campanha. Provavelmente mesmo dentro da cadeia poderá fazê-lo, assim como José Dirceu continua atuando politicamente, presou ou solto.”

    ————————
    Começo a concordar com o AL, teremos que ir para o tudo ou nada.

    0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 11:27

    Uai? É isso mesmo?

    https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-12-29/goldman-sachs-takes-one-time-5-billion-hit-from-u-s-tax-bill

    -https://istoe.com.br/goldman-diz-que-reforma-tributaria-pode-cortar-seu-lucro-em-us-5-bi-no-4o-tri/

    0
  • Neco 29/12/2017 at 11:44

    E ai, alguém a fim de investir?

    Publiée par Guilherme Knopik sur Vendredi 29 décembre 2017

    Venda de loja de autopeças… interior do PR.

    0
    • Jr 29/12/2017 at 11:47

      Bom dia.

      Separa 2 aí para mim, por favor. Um para usar, outro para investir.

      0
  • Rodrigo 29/12/2017 at 11:46

    recentemente tive uma discussão em grupo de watts pq descrevi porco alegre como feia, violenta e estagnada economicamente.

    0
    • rgsul 29/12/2017 at 11:50

      Não mentiu….minha sogra quando vem passar um tempo aqui fala “nossa, a cidade é muito feia, suja, todo lugar tem lixo jogado e tudo pixado…os prédios parecem que tão em ruinas”….vou dizer o que?

      0
      • Zé do ranho 29/12/2017 at 11:52

        Diz: acertô mizeravi!

        0
      • Rodrigo 29/12/2017 at 11:52

        o estranho foi que o pessoal ficou revoltado, que não era assim, que isso, que aquilo…

        0
        • rgsul 29/12/2017 at 11:55

          É só fazer o que eu faço “se tivesse um turista afim de conhecer Porto Alegre, o que tu recomendaria para ele visitar/conhecer?”…Não tem nada nessa joça…vai ficar recomendando shopping?…

          0
      • rgsul 29/12/2017 at 11:52

        Porto Alegre é somente o meio de campo para o pessoal conhecer Gramado/Europa…se tivesse um aeroporto decente em Gramado com escalas Porto Alegre nem recebia mais visitantes…

        0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 11:54

          vejam, a decadência é completamente evidente, o estranho é o povo não ter consciência disso;

          0
          • Barnabezinho 29/12/2017 at 12:10

            Conheci POA e achei exatamente a porqueira que o pessoal falou aí.

            0
            • AL 29/12/2017 at 12:12

              Como é um Estado soça obviamente sempre foi insensada na mídia, principalmente na década de 90 e 2000.

              Quem não conhecia achava que era o must do must. Mas quando vc vai conhecendo se decepciona, imagina pro alienados, deve dar uma tela azul danada.

              0
      • Neco 29/12/2017 at 11:56

        A eleição de Olívio Dutra, foi o ponto de ruptura no RS, dali em diante não alinhou mais, ali se perdeu o bonde da história. E eu estava lá e percebi a tempo e cai fora. Graças a Deus…

        0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 11:59

          verdade; isso aqui foi-se, não tem mais concerto;

          0
          • Rodrigo 29/12/2017 at 12:03

            antes que apontem que concerto está errado, no sentido de harmonização política, entendimento, está certo.

            0
            • Barnabezinho 29/12/2017 at 12:10

              Tá errado ainda.

              Seria “Não há mais concerto”.

              0
              • civilizado 29/12/2017 at 13:25

                vdd….o que noto é que está um efeito dominó…que já chegou forte no Rio…

                0
  • Jr 29/12/2017 at 11:49

    Bom dia.
    FIRST verdadeiro!

    0
  • Neco 29/12/2017 at 11:53

    https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/familia-tenta-provar-inocencia-de-velejadores-presos-em-barco-com-mais-de-uma-tonelada-de-cocaina.ghtml

    Até pra arrumar emprego hoje , tem que ter cuidado. Ou será que eles sabiam, e estão envolvidos?

    complicado.

    0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 11:57

      Nosso segundo maior produto agrícola de exportação; perde só para a soja;

      0
  • Jr 29/12/2017 at 11:55

    Assistam este pequeno trecho do jornal da cultura de quarta. Comentário sobre o Trump. Já está no ponto correto.

    0
  • AL 29/12/2017 at 12:07

    Aos que estão debatendo sobre estados decadentes e moradores supostamente ufanistas.

    Não é ufanismo, é orgulho mesmo.

    O orgulho é o pior veneno, o indivíduo orgulhoso morrerá lentamente, mas não admitirá o seu erro.

    O orgulho precede a ruina.

    0
    • windville 29/12/2017 at 12:23

      Orgulho é o pior dos 7 pecados capitais. Ele precede a queda sempre, esse tema é bem mostrado no filme Advogado do Diabo.

      0
      • AL 29/12/2017 at 12:29

        Perfeito!

        0
  • g.w. bush 29/12/2017 at 12:19

    Qualquer capital na banania é uma merda, algumas habitáveis, mas ainda assim uma merda. POA ainda é melhor que o RJ e a maioria das capitais do Nordeste e nem se fala do Norte.
    Ah bush, mas o que tem de bom em POA? Algum frio, um pouco de rock’n roll, noites de libertadores e proximidade de Buenos Aires. Já é mais do que 90% da banania.

    0
    • Libertario 29/12/2017 at 14:22

      Faltou a parte das mulheres…….
      Você é daqui do sul Mr. President ?

      0
  • windville 29/12/2017 at 12:26

    O laboratório continua funcionando, o sistema vai testando as opções.

    Henrique Meirelles encomendou a marqueteiros uma série de folders em que cola seu nome aos bons números da economia.
    Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/propaganda-de-meirelles-esta-pronta/

    0
    • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 12:33

      Vou falar mais uma vez. Ele é o candidato do “establishment”.

      0
      • AL 29/12/2017 at 12:37

        Isso, Temer é vôo solo na tentativa de fugir da derrocada final.

        0
    • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 12:38

      Já contratou marqueteiroS.
      Sei que ele é um homem rico, mas duvido que tenha cacife pra bancar marqueteiros de campanha presidencial. Quem está bancando?

      0
      • AL 29/12/2017 at 12:38

        Exato, ele é o candidato do sistema bancário/globalisyas.

        0
  • g.w. bush 29/12/2017 at 12:37

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/imigrantes-se-abrigam-em-maquinas-de-lavar-para-fugir-do-frio-em-paris.ghtml

    A proprietária do estabelecimento, Nathalie Humbert, afirmou que eles deixam a lavanderia muito suja e chegam a fazer as necessidades no local.

    “Eles cheiram cola e agridem nossos funcionários. Alguns clientes não se atrevem mais a vir, o movimento na lavanderia foi reduzido a um quarto”, disse ao “Le Parisien”.

    Após a divulgação da foto, a mulher disse ter recebido várias demandas de internautas de como ajudá-los, mas também comentários dizendo que é preciso enviá-los de volta para o país de origem.

    0
    • AL 29/12/2017 at 12:41

      Já falei, terceira guerra na Europa contra muslins, são o novo nazismo.

      0
  • Rodrigo 29/12/2017 at 12:40

    Civilização e barbárie não combinam

    0
  • Fênix 29/12/2017 at 12:41

    Bom dia 300!
    Ainda extasiado com a parada do clip que o AL mandou ontem. [email protected], que loucura! E pensar que a maioria do gado não faz ideia de tudo isso.
    Eu sempre que posso busco ajudar as pessoas ao meu redor a sair da Matrix, seja conversando pessoalmente, seja através de whatsapp.

    https://www.youtube.com/watch?v=UPuXvpkOLmM&feature=youtu.be

    “Enquanto o expurgo Divino não chega à Terra”, vamos seguir lutando!
    PNC dos globalistas/comunistas/islâmicos! Aqui é Deus Vult caraio! ⚔?

    0
    • Final Countdown 29/12/2017 at 14:10

      DÁ um replay aí

      0
  • windville 29/12/2017 at 12:41

    Só por isso se eu pude-se votava no mito n100 vezes. O pessoal vai eliminando da vida pública o conceito de Deus, Pátria e Família.

    Primeiro, porque fé religiosa não se confunde com conhecimento, no sentido que o mundo moderno dá à palavra. Depois, porque o princípio da laicidade do Estado implica eliminar aulas confessionais da escola pública.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/12/1945291-so-o-comeco.shtml?tm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw

    0
  • Joaojr 29/12/2017 at 12:46

    Vocês que são mais da filosofia.

    Estou num papo de grupo. Está correto afirmar que esquerdistas não agem por princípios porque não os possuem? Que o eles têm é tão somente: idéia (o abstrato), argumento, método e objetivo( o concreto). Sendo que os argumentos e os métodos variam de acordo com a conveniência, pois não seriam baseados em princípios, mas na idéia.

    O pensamento esquerdista obedece algum princípio? Existe algum parâmetro ? Pergunto, pois são extremamente relativistas.
    Existe matriz principiologica na esquerda?

    Pergunto, pois um esquerdista ficou ofendido quando afirmei isso (falta de princípios) e soltou isso

    “E outra, a esquerda é isenta de princípios? Toda? Todos?
    A grande vontade da esquerda deve ser um forno crematório para seus opositores”

    Queria uma refutação simples e legal.

    Valeu

    0
    • Oriundo 29/12/2017 at 12:47

      Vai na via de problema mental, postado pelo Papira.

      0
      • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 12:55

        Ou pior, são enviados do próprio capeta pra instaurar o inferno na terra.
        Pra quem acredita, a Própria Nossa Senhora desceu dos céus em Fátima para alertar a humanidade do mal que eles causariam.
        Desde então a contabilidade já chega a centenas de milhões de mortos.
        Princípios?

        0
        • AL 29/12/2017 at 12:56

          Desde então a contabilidade já chega a centenas de milhões de mortos.
          Princípios?

          Over.

          0
    • AL 29/12/2017 at 12:53

      É muito simples, são amorais movidos pelo desejo de fazerem o que querem, só por isso aderem ao movimento que promete derrubar a sociedade que os “oprime”( pois não deixam serem os depravados que querem, pouquíssimo importam-se com a pobreza alheia).

      Já a esquerda em si não tem principio algum, apenas objetivos e métodos para alcançá-los.

      Os que integram esse grupo não tem ideias ou princípios, são meros replicadores da inteligentsia que lhes promete um mundo onde o seu apetite desenfreado será saciado.

      0
      • AL 29/12/2017 at 12:54

        Cabe lembrar quebtodos serão limados embcaso de sucesso, pois a esquerda é fascista e ditatorial.

        Basta lerem sobre a revolução russa e seus desdobramentos.

        0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 12:59

          Sim.
          Há um princípio que move a esquerda: a inveja.

          0
          • AL 29/12/2017 at 13:05

            Inveja é deformidade de caráter.

            Pode ser catalisador, mas não é princípio no sentido filosófico.

            0
        • civilizado 29/12/2017 at 13:02

          faaalala AL…!!

          0
    • Joaojr 29/12/2017 at 17:30

      Boa galera.

      O AL foi bem na pleura. Só mataram milhões. Baita princípio.

      Esses porcos, malditos

      0
  • civilizado 29/12/2017 at 13:03

    Galera!! chegando da Austrália….resumo da ópera….Austrália é o Brasil que deu certo!!!

    0
    • MrCitan 29/12/2017 at 13:09

      Gosto de pensar que a Austrália é o Brasil sem o 15/11/1889.

      0
      • civilizado 29/12/2017 at 13:10

        boa!!!

        0
  • Kurt 29/12/2017 at 13:06

    Bom dia.
    Neste ano tivemos mais de 100 dias sem manchas solares, e teoricamente estamos em um período de atvidade maxima do sol.Ou seja , estamos em um período de diminuição ACENTUADA E ANORMAL
    da atividade solar!Vai esfriar bagarai!

    0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 13:08

      Detalhe melhor por favor

      0
      • neco 29/12/2017 at 13:12

        Postei um link essa semana, e hoje , do site apolo 11 lá vai ter a matéria sobre a diminuição das manchas solares, gráficos e tudo mais. Vai esfriar um pouco mais, mas não teremos era glacial.

        0
        • Kurt 29/12/2017 at 13:22

          Mas passamos por um periodo de reversão da atividade solar alta do fim do século xx, pelo menos teoricamente podera fazer recuar a fase atual de aquecimento global, e existe até astrônomos russos predizendo uma mini era do gelo.

          0
      • Kurt 29/12/2017 at 13:15

        O sol possui ciclos de 11 anos de máximos e minimos solares(em relação à atividade de emissão de
        energia) .O último pico de minimo solar foi em 2009, com mais de 200 dias sem manchas solares ( que é um marcador de atividade solar).E existem ciclos solares de amplitude maior, por exemplo, no seculo XVII , se não me engano, houve uma mini-era do gelo provocada por um minimo solar muito extenso, batizado de minimo de Maunder.

        0
        • Kurt 29/12/2017 at 13:16

          Teoricamente só deveriamos ter uma diminuição de manchas solares mais acentuada em 2020

          0
          • civilizado 29/12/2017 at 13:19

            sabemos mui pouco em relação ao sol…..

            0
        • Kurt 29/12/2017 at 13:32

          Alias, mesmo no minimo solar, em 2009 , a diminuição da atividade solar foi anormalmente intensa.

          0
    • civilizado 29/12/2017 at 13:08

      Kurt neve é que não falta nos states…Canadá batendo recorde de altura de neve…

      0
  • Fênix 29/12/2017 at 13:07

    Hahahaha….divulgado o retrato falado do assaltante (ainda sobre o caso Maria do Presidiário)

    Publiée par Bolsonaro Opressor 2.0 sur Vendredi 29 décembre 2017

    0
    • civilizado 29/12/2017 at 13:09

      essa tem que TNC seeemmpreeee!!!

      0
  • civilizado 29/12/2017 at 13:16

    Ó…nós ajundanum os puliticus…
    Contribuintes vão pagar pelo calote de Moçambique no BNDES

    O Tesouro Nacional começou a pagar pelos calotes que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sofreu por financiar, em outros países, obras de empreiteiras brasileiras envolvidas na Lava Jato.

    0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 13:24

    Volta do bom-senso, ou acabou o dinheiro?

    https://istoe.com.br/credito-imobiliario-atinge-r-315-bi-em-novembro-209-em-um-ano-diz-abecip/

    (Ah, “bom-senso” e banaling são termos mutuamente exclusivos. Deixa pra lá…)

    0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 13:32

    OFF

    No almoço, o pessoal estava comentando sobre a possível candidatura do H#*% (Argh! Já disse que aqui, o povo odeia os vermelhinhos (menos mal), mas bate palmas para os fabianos).

    O pior, é que essa BOSHTA procede. O danado está só na encolha para aparecer como o “grande salvador”.

    -https://www.oantagonista.com/brasil/volta-de-huck/

    E tem gente do outro lado da trincheira lendo o BoB.

    VSF://www.diariodocentrodomundo.com.br/luciano-huck-desistiu-da-presidencia-para-nao-ter-negocios-expostos-por-joaquim-de-carvalho/

    0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 13:35

      H* reúne o que há de pior na humanidade: aproveitador, falta de caráter, explorador do sofrimento alheio e puxa saco de que tem dinheiro

      0
      • Rodrigo 29/12/2017 at 13:37

        nos programas, ele usa roupas bregas para parecer estar próximo do povão, nada que Jânio Quadros não tenha feito antes.

        0
        • Rodrigo 29/12/2017 at 13:37

          É de uma falsidade que beira a caricatura.

          0
          • civilizado 29/12/2017 at 13:39

            esse é demente!!!põe junto a mulherzinha dele…..cria da grobuuuu…não se esqueçam disso!!!!

            0
    • civilizado 29/12/2017 at 13:35

      só este pais essas aberrações se criam……meu Deus!!…quando este povo vai votar com conciencia, serenidade…pensando só no Brasil?!?!

      0
      • Mineirausfall 29/12/2017 at 13:44

        quando este povo vai votar com consciência, serenidade

        Ih, meu caro, tá difícil… Este não é um país de filósofos ou de cientistas. Este é um país de banalings.

        A esses, se tiver novela, futebol, BBB, carnaval, cerveja de milho e churrasquinho de papelão, tá tudo “sértiu”…

        0
        • civilizado 29/12/2017 at 13:52

          a única maneira de fazer esse povinho cair na real é passarem uns 6 meses em paises do primeiro mundo…..pra como é viver bem!!!..será um choque na mediocridade!!!

          0
          • civilizado 29/12/2017 at 13:56

            e ainda fico ouvindo foguetes…..ahhhhh…juraaaa!!!

            0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 13:56

      Ohhh… Que legal…

      “A tendência é a vitória de um governante jovem, midiático e sintonizado com os desejos da elite brasileira” [Loucura! Loucura! Loucura!], afirma. Ainda segundo ele, é grande a possibilidade de o país ficar sem comando temporariamente ou até mesmo mudar seu modo de governar [Será que vão empurrar o parlamentirismo?]

      https://vejario.abril.com.br/blog/beira-mar/o-que-os-astros-dizem-sobre-os-politicos-e-as-eleicoes-2018/

      0
      • AL 29/12/2017 at 14:20

        Velha e batida reportagem de indução, nem o povão mais emgole esses astrólogos.

        Nada disso funciona, nem me preocupo.

        0
  • Rodrigo 29/12/2017 at 13:46

    estava lendo superficialmente sobre ciclos solares, a atividade solar está mesmo decrescendo desde os anos 80, lembro desta época, parece que os dias duravam mais e que o sol era mais quente, apesar de queimar menos que hoje.

    0
    • neco 29/12/2017 at 14:02

      Procure matéria sobre a grande massa de ar polar de 1955. Pode acontecer de novo.
      Eu acredito em queda de temperatura nos próximos anos.

      0
      • civilizado 29/12/2017 at 14:03

        sim Neco, vivemos de ciclos….

        0
    • Rodrigo 29/12/2017 at 13:52

      triste demais ver crianças passando fome;
      olhem as fotos e vejam o quanto é importante o combate diário do esquerdismo; o boicote a tudo que tem relação com a esquerda e a denúncia sistemática de suas atrocidades.

      0
      • civilizado 29/12/2017 at 13:53

        america latrina é um imenso laboratório…

        0
      • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 14:16

        Das crianças sempre se deve ter pena, assim como dos idosos… mas o povo venezuirano vem fazendo um esforço tremendo pra se afundar na Bhosta!!! Por décadas…..

        Ainda bem que aqui nos livramos da roskoffi, obrigado Bandido Cunha !!!

        0
  • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 13:55

    A primeira puro malte já foi.
    O meu planejamento é voltar a ficar sóbrio na manhã do dia 02.

    0
    • civilizado 29/12/2017 at 14:00

      kkkkkkkkkkkk….ohhh loko meuuuuu!!!!

      0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 14:14

      Carmenere do vale do Maipe foi !!! Tamos juntos

      0
    • Manco 29/12/2017 at 17:11

      Não consigo mais fazer isso, meu fígado pede arrego antes ou eu entro em uma canageira profunda.

      0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 14:05

    Pobre Parisquistáo, triste Euroquistao… o bairro com lavanderias e Tutto mais que foi invadindo Por imigrantes de todo tipo que defendam e cheiram cola a rodo se chamava Gota de Ouro!!!

    Foi rebatizado pra Tempestade de Merde !!! Touché …

    Segue o jogo = https://g1.globo.com/mundo/noticia/imigrantes-se-abrigam-em-maquinas-de-lavar-para-fugir-do-frio-em-paris.ghtml

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 14:13

      Eles não falam francês e a maioria é dependente químico. Michel Delpuech, responsável pelo policiamento da região, estima que 80 jovens estejam nesta situação.
      Autoridades afirmam que, no princípio, eles faziam pequenos roubos, mas agora estariam até mesmo invadindo residências.

      … as sementinhas do mal (crias dos salafras globalistas obhama e trapaceira Rillaria) são uma desgraça importada e que Ainda vai dar muita “alegria” pros parvos franceses… Ki si laskem!!!

      0
      • civilizado 29/12/2017 at 14:17

        isso daí é laboratório…fazendo testes….ver qual a reação da população!!!

        0
  • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 14:18

    Decisão Assinada Pelo Juiz Osório Avila Neto Proíbe Acampamento Do MST Em Porto Alegre Nas Proximidades Do TRF-4, Onde Três Desembargadores Julgarão Lula Em Segunda Instância.

    A Justiça Federal de Porto Alegre determinou, na noite da última quinta-feira, a proibição de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em áreas próximas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) durante o período em que ocorre o julgamento da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, marcado para 24 de janeiro

    Na decisão, o juiz Osorio Avila Neto, da 2 ª Vara Federal de Porto Alegre, determinou, desde já e até três dias após o julgamento, a proibição de acampamentos no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho, também conhecido como Parque Harmonia, localizado a menos de 300 metros do Tribunal. O texto também diz respeito a terrenos estacionamentos e áreas próximas ao local.

    O juiz também acatou pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para que a área determinada para manifestações a favor do ex-presidente seja isolada para não prejudicar o tráfego de veículos no dia do julgamento.

    “Não sou especialista em tráfego de trânsito, mas até um leigo pode perceber que manifestações de massa em dia útil na cidade de Porto Alegre e que envolvesse simultaneamente estes locais colocaria a cidade em caos”, escreveu no despacho.

    Em nota, a comissão executiva nacional do PT afirmou que a decisão criminaliza o MST “colocando-o como réu em uma ação de cunho autoritário e antidemocrático” e anunciou que deve recorrer da decisão.

    “Utilizaremos todas as medidas judiciais cabíveis e reafirmamos a grande mobilização popular em Porto Alegre, como em todo o Brasil, em defesa de eleições livres e do direito do maior líder popular brasileiro, líder também nas pesquisas de intenção de votos para a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de reafirmar sua inocencia e de ser candidato nas eleições de 2018”, escreveu.

    Desde que a data do julgamento foi determinada pelo Tribunal, o partido vem convocando a militância para comparecer a Porto Alegre como forma de pressionar as autoridades. No início do mês, o ex-ministro José Dirceu chegou a charmar a data de “dia da revolta”.

    Não é a primeira vez que militância e legenda criticam a Justiça pelas medidas de segurança envolvendo o ex-presidente. Em maio deste ano, às vésperas do depoimento de Lula ao juiz federal Sergio Moro em Curitiba, a 5ª Vara da Fazenda Pública determinou a proibição da montagem de acampamentos e estruturas em qualquer rua ou praça da cidade. Na ocasião, movimentos sociais realizaram diversas atividades no centro do município em apoio ao petista.

    https://www.noticiasbrasilonline.com.br/decisao-assinada-pelo-juiz-osorio-avila-neto-proibe-acampamento-do-mst-em-porto-alegre-nas-proximidades-do-trf-4-onde-tres-desembargadores-julgarao-lula-em-segunda-instancia/?utm_medium=ppc&utm_source=site&utm_campaign=notification-site&utm_content=post-site&utm_term=notification-site

    0
    • civilizado 29/12/2017 at 14:22

      obaaaaa!!! primeira vitória!!!

      0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 15:11

      Yeah!

      0
  • bolha buritis 29/12/2017 at 14:28

    Rangáááut ao vivo

    O Grupo Bilderberg: Introdução

    BOA TARDE BOBistas !

    0
  • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 14:53

    Previsão para a economia em 2018.
    Até abril vai dar uma melhorada com o governo gastando ainda mais o que não tem, pois até abril o Meirellão tem que sair do ministério pra poder concorrer à presidência. Ele já está preparando folder, dando entrevistas e, na prática, já lançou candidatura, tendo sido praticamente dito isso no programa do fabiano RA uns dias atrás.
    De abril até outubro vão segurando as pontas pra não desabar tudo. Vão ser quedas pequenas e o governo falando que está tudo bem graças ao Meirellão.
    Tudo desaba no final de outubro e início de novembro. Depois das eleições será o fim. A realidade será dita abertamente no Jornal Nacional e aí o bananense vai reconhecer que nunca saiu do fundo do poço, só que agora está no fundo do poço com muito mais carnês de financiamento pra pagar.

    0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 15:11

      Haha… Boa!

      Só resta saber se o M&!#&%#&$ for eleito… Vai encarar a terra arrasada?

      0
      • Bolhicio 29/12/2017 at 15:25

        Vai dobrar triplicar a meta e aumentar impostos

        0
  • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 15:12

    Pessoal, estou conversando aqui com o AL em off e já está CONFIRMADÍSSIMO O HANGOUT PRA AMANHÃ À NOITE, ÀS 20:00 HORAS.

    0
    • bolha buritis 29/12/2017 at 15:14

      First !

      0
      • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 15:17

        Second!

        0
    • Oriundo 29/12/2017 at 15:34

      #Tamojuntonohomo

      0
      • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 16:10

        YEEAAAHHHH

        0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 15:18

    Podemos marcar a saída do enterro pra 2/novembro/2018 ?!?!

    0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 15:19

      BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 14:53
      Previsão para a economia em 2018.

      0
      • bolha buritis 29/12/2017 at 15:20

        Parece que sim.

        0
    • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 16:01

      O enterro era pra ter sido em 2008 com a crise mundial.
      Desde então o que vem sendo feito é maquiar o cadáver podre sendo levado pra cá e pra lá tipo no filme um morto muito louco.

      0
  • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 15:19

    BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 14:53
    Previsão para a economia em 2018.

    0
  • Oriundo 29/12/2017 at 15:33

    CVR

    PQP.
    Ter que quebrar emails corporativos em diversos emails (em pedaços), senão os debis não conseguem captar todas as mensagens. Daí tem que ser à conta-gotas.

    0
    • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 16:02

      Nem me fala…

      0
    • Hidden (aquele) 29/12/2017 at 15:35

      O ranking também mostra que o grande motor do desenvolvimento está nas pessoas e nas liberdades individuais em oposição ao cada vez maior intervencionismo estatal. Não existe nenhuma política pública ou ação do governo que tenha tanto impacto positivo para o bem-estar de uma sociedade do que a promoção da liberdade.

      0
  • civilizado 29/12/2017 at 15:37

    hahahah…vamos embora pra Austrália….terra dos livres, felizes,,,primeiro mundo…..melhor pra morar que states!!!

    0
    • Oriundo 29/12/2017 at 15:38

      Tem acordo de bi-tributação com a banania?

      0
      • civilizado 29/12/2017 at 15:39

        k lugarrrr!!!

        0
      • civilizado 29/12/2017 at 15:40

        não tem bi -tributação..nem lá!!!!!!!…cara um i30 zero/2018…custa 21.000 pratas

        0
        • civilizado 29/12/2017 at 15:53

          gasolina…1,20……

          0
          • civilizado 29/12/2017 at 15:53

            ..tem dias

            0
            • civilizado 29/12/2017 at 15:54

              que está 1,00…pila

              0
              • Bolhicio 29/12/2017 at 16:05

                To louco pra ir pra essa terra

                0
                • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:09

                  2

                  Sonhos de consumo. AU e NZ.

                  0
              • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 16:18

                Qualé, pára de fazer inveja ni nóis!

                0
                • civilizado 29/12/2017 at 16:22

                  bahh tchê!!! fiquei foi triste com o povo brasileiro….mui explorado!!!

                  0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:06

    check-in

    0
    • bolha buritis 29/12/2017 at 16:09

      Checado !

      0
      • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:10

        Yeah! 🙂

        Boa tarde.

        0
        • civilizado 29/12/2017 at 16:11

          eu me apaixonei….quase não voltei….massssssss….de repente volto!!!

          0
          • Pao de queijo com cafe 29/12/2017 at 16:13

            Agora vai?

            0
            • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:15

              Pra onde? AU ou NZ?

              0
              • bolha buritis 29/12/2017 at 16:20

                Pra BH, passear de 500 com cílios nos faróis.

                0
                • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:22

                  kkkkk

                  Estava achando que cílios nos farois fosse zoeira. Mas tem até no Mercado Libre.

                  0
                  • bolha buritis 29/12/2017 at 16:23

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    0
                  • Pão de queijo com café 29/12/2017 at 16:49

                    Kkkk

                    Tenho fotos de um

                    0
                    • bolha buritis 29/12/2017 at 16:50

                      Eu sei.

                      0
              • civilizado 29/12/2017 at 16:21

                as 2 são otEmas!!!….a segunda tem os terremotos

                0
              • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 16:28

                Daqui a pouco eu vou ter que pegar um ônibus na rodoviária interestadual. Já tô bêbado pra poder aguentar.
                Lembrei da última vez que peguei um ônibus desses. Banheiro fedido pra caramba, a porta não parava fechada, foi abrindo e fechando como se fosse um abanador gigante e cada batida um barulho alto espalhando o fedor.
                Quando chegou no destino um senhor foi pagar sapo pro motorista. Este, coitado, ficou ouvindo a reclamação, mas o passageiro foi se exaltando cada vez mais. O motorista então falou: “tava fedendo porque alguém cagou!”. Nossa, o passageiro ficou ainda mais alucinado, saiu esmurrando o ônibus e gritando que ia fazer reclamação do motorista.
                Enfim, duvido que na Austrália ou Nova Zelândia eu teria uma experiência enriquecedora dessas!

                0
                • civilizado 29/12/2017 at 16:35

                  nemmmmm……

                  0
                • Pão de queijo com café 29/12/2017 at 16:50

                  Felizmente têm anos que não pego um desses…

                  0
  • civilizado 29/12/2017 at 16:18

    China intensifica coleta de DNA de cidadãos

    Os alunos de uma escola de uma região bucólica do oeste da China, famosa pelos trens a vapor e pelas flores de jasmim, não se abalaram quando a polícia interrompeu uma aula e pediu a todos os meninos que cuspissem em pequenas caixas de plástico. Eles não foram informados do motivo, segundo relatos de várias crianças envolvidas.

    0
  • civilizado 29/12/2017 at 16:37

    Em meio a onda de frio, Trump diz que aquecimento global seria bom………grande Trumpão!!!

    0
  • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:42

    Your definitions of “Nossa, que BOSHTA… Vai dar BOSHTA…” have been updated.

    https://m.extra.globo.com/noticias/economia/febraban-ve-alta-em-credito-para-familias-em-2018-22181274.html?versao=amp

    0
    • Pão de queijo com café 29/12/2017 at 16:49

      Vai?

      0
      • Mineirausfall 29/12/2017 at 16:58

        E como vai!

        0
        • BananenseNãoPraticante 29/12/2017 at 17:12

          HAHAHAHA! !!!
          O número 02 puxa o coro!

          0
    • bolha buritis 29/12/2017 at 17:27

      Não tem outra solução.

      0
      • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 17:30

        Tem que colocar esses juízes corruptos dos tribunais superiores debaixo de porrada. Ou é Aço ou nada feito, tudo será a mesma coisa sempre.

        O que esse pessoal quer é a manutenção do que está aí, pois eles são os donos do país, podem fazer o que quiserem sem ser questionados, roubar o que quiser sem ser importunados, enfim, mandam e desmandam nesse sistema de castas que é o bananistão, onde a lei só vale para os mortais. “Seres Iluminados” Out!

        0
        • Pao de queijo com cafe 29/12/2017 at 17:32

          É por aí.

          0
        • Mineirausfall 29/12/2017 at 17:43

          Depois desse post, fiquei imaginando esse corinho saindo dos estádios, e indo para os tribunais.

          0
    • Mineirausfall 29/12/2017 at 17:36

      Mais uma.

      https://www.blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=185162

      “Eu me referia a uma preocupação de caráter moral”, esclareceu Macedo.

      “Não estamos com essa preocupação. Não é uma pauta nossa”, respondeu o presidente da Ajufe.

      0
      • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 17:53

        São todos canalhas!

        0
  • bolha buritis 29/12/2017 at 17:52

    WINDVILLE, hoje teve PMJ, acabei de checar.

    0
    • windville 29/12/2017 at 18:11

      Opa legal BB, sempre é bom pensei que não iam contabilizar o dia de hoje. Amanhã vou fechar os números de 2017.

      0
  • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 17:54

    Boteco em instantes…

    0
    • bolha buritis 29/12/2017 at 18:04

      Like

      0
    • Marcus A 29/12/2017 at 20:39

      É hj o boteco?

      0
  • Quero mais é que se f... 29/12/2017 at 18:17
  • Marcus A 29/12/2017 at 20:38

    civilizado
    Galera!! chegando da Austrália….resumo da ópera….Austrália é o Brasil que deu certo!!!

    Civilizado, você foi a Turismo?

    0
    • Marcus A 29/12/2017 at 20:52

      A cidade que fui foi Sydney. Lá é bem paulera a rotina de vida.

      0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)