Fiat Marea e Marea Weekend

 

 

Provavelmente o carro mais polêmico do Brasil . Foi fabricado de 1998 a 2008.

 

Ele chegou no mercado com a missão de ser um substituto mais moderno que o Tempra.

 As primeiras unidades da Marea Weekend vendidas no Brasil em 1998 foram fabricadas na Itália, enquanto o sedã já era fabricado na fábrica da Fiat em Betim, MG. No entanto, toda a gama de propulsores do modelo era importada da Itália e montada no Brasil.

 

O Marea era oferecido em quatro versões principais de acabamento: 

SX (básica), ELX (intermediária), HLX (topo de linha dos aspirados) e a Turbo, a versão mais completa. Além disso existiram raras versões exclusivas para frotistas como a City, voltada a taxistas. Todas as versões de acabamento eram aplicadas tanto à carroceria sedan quanto à perua.

 

Tanto a HLX quanto a Turbo ofereciam airbags e ABS como opcionais, além de sidebags como opcionais (um item inovador em um carro nacional na época). Teto solar de acionamento elétrico era um item opcional para os HLX e Turbo.

 

A maioria das versões contava com banco do motorista e direção hidráulica com regulagem de altura de série, bancos traseiros bipartidos, cintos com pré-tensionadores (inflam uma carga explosiva que pressionam o passageiro com mais força ao banco em caso de impacto), portas com barras de proteção laterais de 4cm de espessura, vidros elétricos nas 4 portas, retrovisores com regulagem interna elétrica e aquecimento térmico antiembaçante (outro diferencial), ar condicionado e calefação com climatizador automático (mantém a temperatura desejada) ainda que de controle analógico (mas também um diferencial na época), sistema de desembaçamento rápido, faróis com regulagem de altura do facho em função da carga e projetores independentes para o farol alto e baixo. Também eram oferecidos faróis de neblina posicionados nos extremos do para-choques dianteiro. No conjunto de luzes traseiras, o carro atende uma norma criada na Europa e aceita no Brasil, onde no conjunto de iluminação principal é usada uma luz de ré do lado direito e luz de neblina do lado esquerdo.

 

Abaixo duas fotos da traseira do carro, sendo a primeira como o modelo foi lançado e a segunda foto uma atualização que a Fiat fez no modelo.

 

O motor 5 cilindros

O Marea chegou trazendo na época um motor 2.0L 20V naturalmente aspirado de 142 cv e 18,1kgf/m (na Europa este mesmo propulsor desenvolvia 155 cv e 19,2kgf/m, porém contava com a adição do coletor de admissão variável “VIS” e programação eletrônica diferenciada) . Este motor faz parte da família Free desenvolvida em parceria entre as italianas Fiat e Lancia, o qual incorporava inovações como um bloco de cinco cilindros, cabeçote e cárter de alumínio, comando duplo (DOHC) com quatro válvulas por cilindro, comando de admissão com tempo de abertura das válvulas variável e um dissipador de calor do óleo refrigerado à água (trocador de calor).

O controle era realizado unidade de controle eletrônico (UCE) de injeção/ignição multiponto sequencial alemã Bosch Motronic M2-10.4. A este motor foi dado o nome comercial de Fivetech e simbolizava à época uma inovação oferecida em termos de motorização num carro vendido por uma fabricante instalada no Brasil.

Apostando em um de nicho específico do segmento de alta performance do mercado nacional, a Fiat passou a oferecer também a versão Turbo de consideráveis 182 cv e 27kgf/m para a época (desempenho este que era limitado para preservar a durabilidade do conjunto em vista das condições de utilização e manutenção mais críticas oferecidas no mercado brasileiro

Devido a reclamações de falta de força em baixas rotações, o que exigia maior recorrência às reduções de marchas nas retomadas, a Fiat reviu o propulsor 5 cilindros 2.0 20v e aumentou sua cilindrada para 2.4L, além de adotar também um coletor de admissão variável (VIS) de material termo-plástico, eficiente porém menos resistente a detonação por falha na injeção ou pressão positiva de sobrealimentação que o metálico da versão 2.0 e um acelerador eletrônico, itens não disponíveis para as motorizações 2.0. Isso aumentou a potencia final de 142 cv para 160 cv e o torque máximo de 18,121kgf/m para 21kgf/m (este mesmo propulsor foi oferecido no Fiat Stilo Abarth produzindo no entanto aproximadamente 170 cv e 21,5kgf/m).

 

Motores disponíveis

  • 1.6 16v de 106 cavalos e 15,4 kgfm de torque . Esse 1.6 é bem raro e foi lançado apenas em 2005 na versão básica.
  • 2.0 20v de 127 cavalos e 17,9 kgfm de torque
  • 1.8 16v de 132 cavalos e 16,7 kgfm de torque
  • 2.0 20v de 142 cavalos e 18,1 kgfm de torque
  • 2.4 20v de 160 cavalos e 21 kgfm de torque
  • 2.0 20v com turbo, 182 cavalos e 27 kgfm de torque

 

O Fiat Marea é um carro carregado de estigmas em relação à durabilidade e confiabilidade mecânica.

Apesar de ser um projeto moderno para a época, o motor Fivetech do Marea exige cuidados quanto à manutenção preventiva. Por tratar-se de um motor de cinco cilindros em linha com características de operação peculiares, sua temperatura normal de trabalho e limite de rotações são mais elevados do que a maioria dos motores 4 cilindros de concepção mais simples empregados pelos concorrentes na época.

Os propulsores quatro cilindros que equipam as versões básicas do modelo seguem também a mesma linha, sendo mais rebuscados tecnologicamente que boa parte dos concorrentes de segmento, necessitando também de atenção similar.

A formação de borra de óleo (carbonização) nas galerias de lubrificação do motores se dá devido ao não respeito aos prazos de troca do óleo/filtros por parte dos proprietários e à manutenção preventiva ineficiente de componentes de substituição periódica, como velas, correias e sensores. Estas são as causas mais comuns de problemas que se não tratados evoluem para outros problemas mais sérios – que podem exigir retífica completa do propulsor.

Tecnologicamente complexo, embora o Marea seja um modelo descontinuado, ele ainda requer profissionais que entendam profundamente essas condições, bem como proprietários que sigam de fato as recomendações do manual de manutenções do veículo, devendo receber cuidados da mesma forma aplicada a modelos de veículos mais complexos atuais, com revisões e reparos em oficinas com ferramental apropriado (scanners, torquímetros, ferramentas de fasagem, entre outros), além de insumos e componentes de reposição de boa qualidade.

A combinação de manutenção ineficiente pelos donos, uso de peças não originais de baixa qualidade e profissionais muitas vezes sem qualificação e ferramentas necessários é a responsável pela má fama que o Fiat Marea adquiriu no mercado de veículos. Peças paralelas de boa qualidade para o carro costumam ser encontradas com certa facilidade em grandes áreas metropolitanas, e por valores inclusive bastantes acessíveis, ao contrário do senso comum que se formou sobre o carro.

Por ser um veículo médio com características premium na época em que foi lançado e oferecido em um mercado de consumidores e reparadores que não compreendiam as característcas do veículo, maior parte das unidades se deterioraram e apresentam problemas recorrentes devido a sucessivos anos de falta de cuidados. Isto gera um ciclo vicioso em que o veículo tem seu valor de mercado acentuadamente deteriorado e em razão do apelo do conforto e desempenho oferecido acaba sendo adquirido em maioria dos casos por proprietários que não possuem condições financeiras de mantê-los.

Porém, as unidades do veículo que sempre foram bem mantidas desde o início de utilização apresentam ainda hoje um ótimo histórico confiabilidade inclusive a longas viagens, uso diário e quilometragens que alcançam valores superiores a 200.000 km rodados sem a necessidade de retíficas em motores, reparos em câmbios ou outros reparos mais complexos em componentes vitais ao funcionamento do veículo.

Detalhe do Marea 2.4 automático

 

Foram produzidos 54.781 Marea e 14.700 Marea Weekend.

 

Links interessantes

https://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-marea/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_Marea

https://www.canaldapeca.com.br/blog/fiat-marea-5-itens-para-todos/

12
  • Neco 03/05/2019 at 06:42

    Bom dia – Ótimo tópico.

    Essa questão de manutenção e conhecimento dos mecânicos e um grande problema no Brasil, pois é cheio de gente que diz que entende e quando vai ver não entende nada.

    Estou sentindo isso com meu carro aqui no interior, ele tem um defeito que falha em baixas rotações, só em baixa, quando acelera funciona normal, com força sem nenhum problema, e bem na lenta funciona normal, o defeito só aparece entre 1200 a 2000 giros.

    Dai tem um que falou até que tinha que abrir o motor.

    Depois de muito pesquisar vi que pode ser um simples sensor, ou um fio do chicote, mas vou ter que levar em uma oficina especializada em Fortaleza.

    A verdade é que a maioria dos mecânicos só sabem fazer manutenção em fusca e coisas simples assim, poucas oficinas tem as ferramentas para mexer com esses carros mais complexos.
    Outro dia conversava com um que entende um pouco mais, mas não de motores diesel, e me falava sobre os novos motores de 3 cilindros, que vão entrar no mesmo caminho devido a falta de manutenção.

    6
  • Neco 03/05/2019 at 06:53

    No twitter chega muitos vídeos da veneruela que aparece a guarda do maduro roubando pessoas, especialmente mulheres, chegam em vários nas motos e tomam a bolsa com tudo e se a pessoa não quer entregar eles batem com violência, também tem um de um homem que apanhou por não querer entregar a sua moto. Na imagem não vi, mas no texto do vídeo fala que no fim ele foi baleado e levaram a moto.

    Não tem mais lei nenhuma lá, vale a lei do mais forte. Em tempos de guerra a coisa não é fácil.
    Para quem nunca assistiu, recomendo ver Império do sol, mostra como o fim de uma guerra pode ser complicado.
    Trailler: https://www.youtube.com/watch?v=2rZc1_gSDjs

    Além de intervenção vai precisar uma força de paz lá, o problema é que lá não é tão pequeno como o Haiti, vai ser bem complicado arrumar aquilo.

    8
    • BananenseNãoPraticante 03/05/2019 at 08:33

      “A civilização, de acordo com o Nietzsche, foi criada pelos fortes, pelos inteligentes, pelos homens competentes, os líderes que se destacaram da massa. Moralistas como Sócrates e Jesus, porém, negaram essa realidade em nome dos fracos.

      Propagando uma moral que protegia os fracos dos fortes, os mansos dos ousados, que valorizava a justiça em vez da força, eles inverteram os processos pelos quais o homem se elevou acima dos animais e exaltaram como virtudes características típicas de escravos: abnegação, auto-sacrifício, colocar a vida a serviço dos outros.”

      ‘https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/nietzsche-individualismo-e-vontade-de-poder.htm

      Depois de 4 ou 5 anos fumando maconha lendo essas merdas nas nossas universidades fazem até dancinha do Maduro.

      7
  • Neco 03/05/2019 at 07:04

    CVR – Ontem eu fui pela primeira vez desde que estou aqui na loja do Atacadão em Juazeiro do norte.Tomei um susto.
    Nunca vi uma loja tão cheia em nenhum lugar do Brasil, já no chegar sendo perto do meio dia, achei estranho que os estacionamento estava bastante cheio. A loja não é tão grande, mas tem uns 20 caixas. Todos estavam funcionando e a media de carrinhos em cada fila era de uns 10 carrinhos cheios de mercadorias. Na fila do caixa rápido que normalmente é do lado da lancheria tinha bem umas 30 pessoas.

    Depois o movimento diminuiu um pouco mas por volta das 15:00 começou a aumentar novamente de forma significativa, e também me chamou a atenção que uma boa parte dos carros nos estacionamento eram de camionetas, muitas, e saim cheias de mercadoria.

    Ali não tem crise não. Fiquei impressionado. É tanta gente fazendo compra que é até ruim de circular nos corredores.

    2
    • sem cadastro 03/05/2019 at 07:16

      É um bom termômetro.

      As picapes cheias talvez se devam a pessoas que têm mercadinhos em cidades menores da região, que vão até aí para comprar barato e revender em seus estabelecimentos. Interior tem muito disso.

      4
      • Neco 03/05/2019 at 07:24

        Sim, algumas tinham até adesivo: Mercadinho XXXX

        E tem os que vão fazer compras de F350, F4000 e mercedinho 608.

        Nós já tínhamos compras na carroceria da camioneta, dai alguém tinha que ficar sempre ali de olho.

        2
  • sem cadastro 03/05/2019 at 07:11

    Tópico legal!

    Sem duvida, um carro muito polêmico e cheio de lendas e mistérios. Acho que o país não estava preparado para ele, apesar de ser de fato um veículo complexo de se manter.

    Acabou virando “bomba” por causa disso. Na banania a questão da manutenção preventiva é quase um tabu, o povo não faz e não dá valor para o bom profissional reparador. Tá mais preocupado com preço do que com qualidade. Além do que, tem muito “mexânico” por aí que nada entende e não tem ferramentas de qualidade para um serviço top.

    Conheci uma empresa reparadora de bh cujo proprietário bombou no YT com seus vídeos didáticos e principalmente desmistificadores sobre mecânica e também os reparos nesse modelo (foi considerada especialista em Fiat). Mostrava diversos Mareas com motores abertos imundos de borra, sem manutenção e problemas de arrefecimento. Um horror. Acúmulo de anos sem manutenção adequada tornava-o inviável de se manter. Daí sua péssima fama.

    Hoje, para quem quiser Marea em boas condições, tem de garimpar muito, muito mesmo. Quem o possui e faz manutenção à risca, talvez não queira vendê-lo.

    Ótima sexta a todos. Que venha o fim de semana!

    3
    • Zé do Faz 03/05/2019 at 08:06

      Esse mecânico que vc cita deve ser o dono da High Torque.
      Ele que dava manutenção no meu.

      Como já disse, carro diferenciado pra época dele.

      1
      • sem cadastro 03/05/2019 at 08:57

        Ele mesmo. Converteu o negócio em franquias. Abriu uma unidade aqui na minha cidade. Levei o Passat para revisão anual e fiquei bastante satisfeito com o serviço e a forma de atendimento e acompanhamento do serviço.

        Fotos por WhatsApp com áudio explicando um dado diagnóstico e indicando as soluções. Ferramental novo, de qualidade e sem paralelo com outras reparadoras, mesmo considerando a oficina da concessionária.

        E viva o livre mercado.

        2
  • Neco 03/05/2019 at 07:15

    https://www.tercalivre.com.br/brasil-pode-entrar-para-lista-dos-50-melhores-paises-em-ambiente-de-negocios/

    Destaco:

    Ao receber a carta de intenções, o coordenador da área econômica do Banco Mundial para o Brasil, Rafael Muñoz, frisou o quanto fico surpreendido com o avanço obtido pela SGPR, por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme), na organização de iniciativas que visam à melhoria do ambiente de negócios nacional.

    “Devo falar que, em questão de dois meses, avançamos muito. É inacreditável. Chegar a este ponto é algo que demonstra o quanto vocês estão comprometidos. Fiquei surpreendido com o quanto vocês conseguiram coordenar o Governo Federal”, elogiou.

    7
  • Neco 03/05/2019 at 08:15

    Isso é totalmente incomum:

    4
    • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 11:01

      Neco,

      Por curiosidade acompanho a previsão do tempo em algumas montanhas que visitei na Europa.

      Não pára de nevar. E estamos em maio.

      Quando esquentar vai dar ruim.

      Enchentes nas planícies.

      Veneza que se prepare.

      Anotem mais essa previsão idiota deste blog de doidos.

      6
      • bolha buritis 03/05/2019 at 11:16

        Cinaus !!!

        1
      • Neco 03/05/2019 at 13:14

        Exato.

        Tem lugares com 2 metros de neve … em maio, isso não é normal. Quando derreter, vai gerar muita água.

        Isso é o minimo solar que se aproxima, são ciclos, já aconteceu antes e vai acontecer de novo.

        1
  • Sapato Furado 03/05/2019 at 08:24

    Bom dia!
    Os canalhas estão insinuando que Damares quer sair.
    Você vai no perfil dela e vê que ela está cheia de projetos.
    A Fake Press passa de todos os limites.

    3
    • sem cadastro 03/05/2019 at 09:01

      Tá demais mesmo. Perderam o pudor – se é que já tiveram algum dia.

      Por isso as lives do bolso às quintas são importantíssimas. Mas faz falta a atuação de uma imprensa de direita que desça o porrete neles sem dó, diariamente, e que os desmascare. Esses canalhas precisam ser contidos.

      Cadê a Fox News Brasil?!

      3
    • Paulo Lavador 03/05/2019 at 09:49

      Recebeu ontem o título de cidadã aracajuana e sergipana (é paranaense de nascimento mas morou em Aracaju por muito tempo). Orgulho de tê-la como conterrânea!

      2
  • Sapato Furado 03/05/2019 at 08:25

    Enquanto Paul Joseph Watson e Milo são censuras no FB, Maduro segue firme e forte na rede social.
    FB é praticamente uma Rede Social chinesa.

    8
    • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 10:58

      Exatamente.

      Conexões…

      0
  • Rodrigo 03/05/2019 at 09:29

    turbos é principalmente refrigeração.
    o golf tem pouca entrada de ar para o radiador, duas válvulas termostáticas a pressão que começam a abrir em 87° a do cabeçote e 105° a do bloco, muito altas; além disso, usa etilenoglicol como aditivo; ótimo para baixas temperaturas, horrível para altas; e tóxico ao extremo.
    Tudo isso resultou em alta pressão no sistema que ocasionou vazamento da bomba dágua, que evaporava o etileno e ia para o ar condicionado.

    1
    • Neco 03/05/2019 at 13:20

      Eu penso que os engenheiros da industria automobilística nacional deveriam de testar os carros no interior do nordeste brasileiro, especialmente os impostados, antes de trazer para cá.
      Tem uma marca de europeu que já fabricam por aqui, que após 3 anos os fios parece que foram cozidos. Ou seja não é o ideal para nossa região.

      2
  • MND 03/05/2019 at 09:38

    Bom dia amigos!

    Diretamente sobre o assunto do tópico, um excelente exemplo de fake news:

    http://qol.s3.amazonaws.com/products/13749-631967d69edfbe137700ea5672618522.jpg

    0
    • Cetaceo 03/05/2019 at 09:44

      Bota fake news nisso!

      Eu tenho um Civic LX 2000, eu fico preocupado com o carro, pois ele simplesmente não dá pau, o carro é bom demais de mecânica.

      Na verdade ele tem dois problemas de projeto, radiador pequeno, troquei por um maior de um Civic mais novo, não tive problemas mais, e o outro é o barulho de suspensão, isso não tem como resolver.

      1
  • BananenseNãoPraticante 03/05/2019 at 10:02

    Alguém já ouviu falar disso?

    “No momento, a proposta mais criativa é a chamada “hipoteca reversa”, em estudos no Ministério da Economia.

    O governo pretende capturar para essa modalidade de crédito os aposentados e pensionistas, que assim trocariam seu patrimônio por uma espécie de renda vitalícia, complementar ao que recebem da Previdência. As instituições financeiras seriam responsáveis pelo cálculo atuarial, com base na expectativa de vida de cada pessoa. A ideia do governo é deixar os bancos livres para estabelecer as regras do jogo, excluindo os mais jovens da modalidade. O contratante poderia optar por quitar o empréstimo antes de morrer, como forma de liberar seu imóvel, que foi dado como garantia; se quiser mudar de moradia, também precisará quitar a dívida.”

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/azedo/nas-entrelinhas-minha-casa-minha-divida/

    1
    • Kurt 03/05/2019 at 10:28

      Bom dia a todos.Excelente idéia.

      A propósito, trazendo do tópico anterior:

      https://papini.jusbrasil.com.br/artigos/701276359/empresa-simples-de-credito-uma-revolucao-juridico-economica-no-brasil

      Acho que os bancos não irão gostar…

      4
    • Médico investidor 03/05/2019 at 10:51

      Muito comum isso aí em países desenvolvidos… Aqui no Brasil vai dar muito errado.

      0
      • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 10:58

        Bom dia !

        Ao que eu saiba, nos EUA é usual.

        1
    • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 11:11

      Kkkk

      Lembrei de uma coisa.

      Cadê o AL?

      Os herdeiros da zona sul amigos dele, SQN, vão adorar essa medida, SQN…

      😂😂😂😂😂

      0
      • AL 03/05/2019 at 11:15

        🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

        Irmaão, esrou rindo, mas a coisa aqui é selvagem.

        Já vi dois serem mortos esse ano. Vc vê nitidamente negligência proposital e tem uns médicos novinhos dando suporte. Tudo por grana.

        4
        • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 11:58

          Que horror…

          Deus tá vendo…

          0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 10:32

    FIRST sem Marea.

    Bom dia a todos !!!!!!

    1
    • Kurt 03/05/2019 at 10:59

      Coisa de esquerdopata querendo provocar…
      “A cria chora muito no desmame”…

      3
    • Grandecupincha 03/05/2019 at 11:36

      Bom dia meus caros

      Ontem falamos aqui: Esquerda só sabe usar caricia, beijo, órgãos sexuais, em questões POLÍTICAS

      Quem lacra não transa 😉

      3
      • MND 03/05/2019 at 11:47

        E nem lucra! 😉

        1
  • Derick 03/05/2019 at 12:19

    Isso que chamo de tópico bomba.
    Tem gente que só andava de Marea na chuva, para molhar o pavio…
    Brincadeiras à parte, do Marea eu destaco o som do motor.

    1
    • bolha buritis 03/05/2019 at 12:21

      Kkkkkkkkk

      Gostei do tópico bomba.

      0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 12:23

    Não sei se vocês viram, mas o terceiro link do tópico, tem muita informação técnica e manutenção do carro.

    0
  • RoCoSala 03/05/2019 at 12:28

    Boa tarde.

    Se achasse uma week turbo em ótimo estado com um preço justo até teria coragem de ter na garagem!!

    Imagem do dia:

    A cara que o maVilla fez depois de tomar uma da nossa Damares!!!

    1
    • bolha buritis 03/05/2019 at 12:33

      Eu sei onde tem uma bem lixo 2.4. o cara pede 5500 fulecos .

      0
    • Neco 03/05/2019 at 13:35

      A mesma coisa em relação ao Moro, duvido que ele saia do governo.

      0
  • Fênix 03/05/2019 at 12:59

    Boa tarde 300!

    AL, tá começando a limpeza….

    “https://oglobo.globo.com/cultura/condenacao-de-kleber-mendonca-filho-devolver-22-milhoes-publicada-no-diario-oficial-23638661”

    1
  • lord hope 03/05/2019 at 13:40

    Bom dia carcarás!
    FIRST BOREAL!

    sobre o tópico, carro bom só conheço aqueles que andam em qualquer lugar, do nordeste esburacado do Brasil, passando pelo gelado ártico, e chegando ao deserto inclemente do norte da áfrica. Poucos veiculos foram capazes disso, dentre esses destaco o onipresente e fenomenal fusca, e seu impávido boxer – crismado na campanha alemã na áfrica na época da WW2 – os equipados com MWM – motor diesel fenomenal – e as lindas e semi-indestrutíveis mercedez.

    Com raríssimas exceções, dentre elas alguns carrões V8 americanos evidentemente, o resto é o resto.

    1
  • lord hope 03/05/2019 at 13:45

    Hoje pela manhã tava um furdunço na MSM tuga, devido a um projeto especifico que em suma dá uma traulitada na dita “geringonça”, com promessa do premier se demitir (deus ouça esse capeta 🙂 ) caso o projeto passe.

    como o AL sempre diz, vc pode sempre contar com a burrice da esquerda

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 13:55

      Yeahhhhhhhhhhhhhhhh !

      0
  • Sapato Furado 03/05/2019 at 13:50

    Esse aqui não é um colégio lacrador ai do RJ?

    https://www.valor.com.br/brasil/6237521/colegio-pedro-ii-do-rio-sofre-corte-de-r-187-milhoes-no-orcamento

    Quem lacra, não ganha verba! 😉

    3
    • AL 03/05/2019 at 13:51

      O que fizeram com o Dom Pedro II é um crime!

      2
      • Sapato Furado 03/05/2019 at 13:53

        Essa parece que é a única instituição de ensino fundamental e médio sob as rédeas do MEC. Talvez Bolsonaro podia transformar em escola modelo, já que eles detém o poder sobre.
        Seria lindo ver o choro esquerdista.

        3
        • AL 03/05/2019 at 13:55

          Exato! seria de um simbolismo incrível!

          2
        • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 16:03

          Exato.

          Já escrevi sobre essa coisa aí.

          Acreditem, está na Constituição que essa coisa deve ser federal.

          É claro que se trata de um campo de testes…

          0
  • AL 03/05/2019 at 13:51

    Caraca, acabei de ver uma brasinca zera!

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 13:56

      Qual ???????

      0
      • AL 03/05/2019 at 13:59

        Aquelas de cabine extendida e caçamba coberta, rodões 20 com pneus escorpion, linda!

        0
        • AL 03/05/2019 at 13:59

          Scorpion

          0
          • bolha buritis 03/05/2019 at 14:04

            Tipo D20 ou F 1000 transformada ?

            0
            • bolha buritis 03/05/2019 at 14:05

              Era o sonho de consumo nos anos 80

              0
            • AL 03/05/2019 at 14:22

              Acho que D-20

              0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 14:07

    Olha esse vídeo AL

    BRASINCA – Documentário – maior fábrica de cabines independente

    0
  • Poker Bubble 03/05/2019 at 14:10

    CVR de insider do EB:

    Sobre o carro “metralhado” no RJ…

    O Energúmeneo do pai, furou um bloqueio, adentrando a Vila Militar, não contente fura o segundo bloqueio, e ai acontece a fatalidade.

    Havia um veículo com as mesmas características praticando assaltos na área.

    Me expliquem o que leva um cara com a familia no carro a fazer isso?

    Nos meus anos de Baixada cansei de ir atras de imbecil fugindo com documento atrasado ou sem CNH.

    7
    • bolha buritis 03/05/2019 at 14:14

      Na época foi falado nos Patriotas mas a Fake press não divulgou.
      Cara com documentação irregular do carro e sem carteira. Fugiu de duas barreiras policiais e foi metralhado na terceira.

      3
      • Guilherme 03/05/2019 at 14:23

        E dá pra ter pena de uma tentativa de ixperteza dessa? MAIS DO QUE MERECIDO. Obedeça a 1a ordem de parada e pronto. Sem mais!

        3
    • AL 03/05/2019 at 14:23

      O fdp estava sem habilitação e com o documento do carro vencido

      2
      • Pão de queijo com café 03/05/2019 at 16:04

        Na MSM é sempre “o músico que foi metralhando”.

        E uma fonte minha confirmou essa versão aí de cima.

        0
    • BananenseNãoPraticante 03/05/2019 at 16:14

      Bate com a minha fonte.
      No caso o cara furou porque estava sem carteira.

      0
      • opagan style 03/05/2019 at 17:03

        O mais estranho foram os 80 tiros e morrer somente uma pessoa.

        1
        • Guilherme 03/05/2019 at 17:11

          Morreu o que se achava mais ixpertu. E bem feito. Esse negócio de não desejar o mal pra ninguém é outro mantra esquerdista na minha opinião. Mas posso rever meu conceito. Cara fez merda, nesse caso foi baleado e morreu. Desde pequeno tenho respeito por PAI, MÃE, irmão mais velho, professor, polícia, bombeiro. Autoridade que possa ser considerada como tal. Então se mandar parou que pare. Se vira nos trinta e paga a documentação, se não pode não tenha o carro. Agora bananice de andar com documento atrasado, carteira vencida, cassada o que é pior em outros casos é subversão à ordem. Lei foi feita pra ser cumprida, ao menos a que tenha base moral e melhore o convívio das pessoas (pregoem o respeito mútuo). As outras que lutemos pela cassação. Passar bem!

          5
  • sem cadastro 03/05/2019 at 14:35

    bolha buritis
    Não sei se vocês viram, mas o terceiro link do tópico, tem muita informação técnica e manutenção do carro.

    0

    Vcs se lembram uma ocorrência inusitada em relação ao Fiat Stilo? (outra bomba, dá tópico! Hehe…)

    O danado, de uma hora para outra, simplesmente soltava uma das rodas traseiras. A justiça até multou a montadora em alguns milhões e ordenou um recall de milhares de unidades (isso em 2010, se não me engano).

    Acabou virando outro mico no mercado e, na mão de incautos, gasto excessivo e desvalorização certa. Infelizmente.

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 14:37

      Eu lembro disso !!!!!!!!!!!!!!!!!

      0
      • AL 03/05/2019 at 14:41

        Era um bom carro, andei bastante, confortável pacas, hj ninguém quer kkkk

        0
        • sem cadastro 03/05/2019 at 14:42

          Pois é, todos pagavam um pau danado quando ele desfilava com aquele teto monstruoso todo aberto e faceiro.. rsrs

          0
          • bolha buritis 03/05/2019 at 14:44

            Aqui perto largaram um vermelho todo desbotado e teto Sky Window. Só esse teto solar custava 10 k como opcional.

            0
            • sem cadastro 03/05/2019 at 14:50

              Isso! SKY window era o nome da criança.

              Já vi alguns abandonados pela rua. Deprimente.

              Aliás, isso tem sido comum na maioria das grandes cidades brasileiras. Com a diferença de que, no hell, p.ex., encontram-se modelos mais novos (muitos da Fiat, Gm, etc) e no interior, os mais velhinhos, como Corsa, Gol caixa (quadrado), etc.

              Fusca e Brasília é difícil, se aparece algum, surge um colecionador e da um jeito de comprar. Só ficam as bombas mesmo.

              0
    • Guilherme 03/05/2019 at 17:04

      Tem muito por aí soltando a roda e não é carro! E contra o curso natural das coisas!

      0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 14:53

      Procedimento do Recall do Fiat Stilo!

      0
      • bolha buritis 03/05/2019 at 14:58

        Vendo o vídeo, achei estranho que não tem nenhuma travinha depois que prende a porca no cubo.

        0
        • sem cadastro 03/05/2019 at 15:09

          Tá com cara de defeito de projeto isso aí. Talvez naquela de baratear peça por causa do custo final. O mesmo tipo de economia porca que fez os primeiros New Civic saírem com botão one touch somente para o motorista. E algumas montadoras colocavam vidro elétrico só para motorista e passageiro. Nas portas de trás, somente com manivela.

          🤦🏻‍♂️

          0
  • Platão 03/05/2019 at 15:06

    O @o_antagonista (só) hoje:

    – Deu como quase certo o pedido de demissão de Moro;
    – Deu como certa o pedido de demissão da Damares;
    – Sugeriu que NÓS atrapalhamos a reforma ao chamarmos o centrão pelo o que eles são: Um bloco de ladrões.

    6
    • Sapato Furado 03/05/2019 at 15:51

      O Antagonista é pago pra fazer politicagem via notícias, ou seja, é tal qual a Fake Press, com a diferença que os pagantes dos Antas são menos extremistas que os da Foice e Estadão.
      Todos os jornalistas que estão criando notícias falsas para “arruinar” o governo (Constança feelings) deveriam ser responsabilizados por alguma legislação que trate de traição.
      Infelizmente 99% dos órgãos de mídia são contaminados por interesses escusos.

      4
  • Platão 03/05/2019 at 15:10

    4
    • Sapato Furado 03/05/2019 at 15:51

      Sorte do Dia: trabalhar no SBT. 😀

      0
  • Platão 03/05/2019 at 15:34

    postei e sai correndo.

    3
  • Selvagem 03/05/2019 at 15:42

    Pessoal alguns amigos advogados estão comecando um canal no YouTube chamado juristas de direita se alguém pude dar um like vem coisa boa por aí https://www.youtube.com/channel/UCGn7HH6sKxaO_9rIjUNVxRA

    3
    • bolha buritis 03/05/2019 at 16:00

      Valeu !!!

      0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 17:04

    PRESIDENTE BOLSONARO FAZ DISCURSO AVASSALADOR AO EXPOR DESAFIOS DO BRASIL NO MUNDO

    0
  • Neco 03/05/2019 at 17:48

    0
  • Neco 03/05/2019 at 17:55

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 17:58

      Quem garante que é um tanque ?????????????????????????????

      Booooooooooooooooooooooooooo

      1
      • Neco 03/05/2019 at 18:04

        Ninguém… pode ser fake. Mas que tem um monte de lixo por lá tem.

        0
        • bolha buritis 03/05/2019 at 18:07

          Tem muita coisa lá em cima, pode ser desconhecido.Seria um ovni ?

          0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 18:01

    Belleu ao vivo

    O QUE AINDA PODE A VENEZUELA ESPERAR DE TRUMP?

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 18:02

      *Bellei , maÚdito corretor

      0
  • bolha buritis 03/05/2019 at 18:38

    FIAT ARGO REDIME-SE ENQUANTO VW POLO DECEPCIONA E RENAULT KWID SURPREENDE!!!!

    0
  • Selvagem 03/05/2019 at 18:45

    Congresso do sindicato dos funcionarios do judiciario e do mp

    Sujeito é chamado de racista e expulso por usar uma camisa com simbolo conservador (bandeira de gadsden), mesmo com o cara dizendo que nao tem nada a ver com racismo.

    Veja video

    E site dos sindicatos.
    https://anajus.org.br/colunista-da-bandnews-chama-de-coisa-maluca-a-expulsao-de-analista/

    http://www.fenajufe.org.br/index.php/deliberacoes/congressos/10-congrejufe/5921-congresso-expulsa-delegado-por-manifestacao-de-racismo

    Isso pq é um sindicato de pessoas em tese mais esclarecidas.

    5
    • Sapato Furado 03/05/2019 at 21:41

      Selvagem, eu comentei sobre isso essa semana. O sindicato aqui do RS ainda teve a pachorra de fazer uma matéria difamatória.
      São canalhas de alta estirpe, intolerantes e agem exatamente igual aos nazistas.

      Esse caso merecia mais atenção, pois não’ ou devemos permitir que transformem os símbolos anti-esquerda em algo “racista” ou “nazista”, alimentando falsas narrativas.

      1
      • Sapato Furado 03/05/2019 at 21:48

        Tinha que fazer isso chegar em algum libertário com público, tipo o do Ideias Radicais. Seria ótimo bater de frente com esses canalhas e desmascarar essa narrativa.

        1
  • Neco 03/05/2019 at 18:47

    Então, hoje Trump ligou para Putin. Para falar de ajuda humanitária…bom, isso é o que foi passado para a imprensa.

    Uma vez ele ligou para Putin e disse que ia atacar a Síria, aqui tem a matéria:

    https://istoe.com.br/com-o-ataque-na-siria-trump-surpreende-a-russia-em-seu-proprio-terreno/ Isso foi em 2017.

    Minha intuição… (não é profecia e nem revelação)… o risco de guerra está alto e subindo. Se Trump atacar aqui, tem risco de revide, e o problema pode sair do controle.

    Se se se atacarem a veneruela, fujam para as montanhas, o mais rapidamente possível.

    Bellei falou que os EUA não vão ajudar. Eu tenho muitas duvidas. E parece que o Mito falou que só conversas lá não resolve, resta pólvora. Informação a confirmar.

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 18:55

      Com certeza ta chegando algo, infelizmente.

      0
    • ultraje 03/05/2019 at 20:09

      É só minha opinião e posso estar bem errado.

      Quando o Trump atacou a Síria foi pra melhorar a negociação dele com a Rússia. E depois disso ficou acordado que a Síria passaria a ficar com influência russa e a Venezuela passaria a ter influência dos USA.

      Claro que depois disso tiveram que “combinar” com os pontos mais fracos, Maduro, Assad e vários outros menores como generais na Venezuela.

      Mas quem decidiu mesmo foram Trump e Putin, os outros só aceitaram, não tiveram alternativa.

      E tem muito teatro também, pra não “ficar na cara” pra maioria.

      Quase zero chances da Rússia atacar o Brasil, se optar por isso é terceira guerra mundial, aí sim uma real guerra mundial, muito maior que as duas primeiras. Não acredito nessa alternativa.

      Mas novamente, é só minha opinião e posso estar bem errado.

      2
      • Neco 03/05/2019 at 20:38

        Obvio que a Russia não vai atacar aqui no Br. A questão é Trumpete jogar umas bombas na veneruela, e os russos retaliarem … não sei, mas seria bem, ruim.

        2
  • Renan.SPolon 03/05/2019 at 18:51

    Sobre a liderança do Brasil na Guerra na Venezuela.

    0
  • Neco 03/05/2019 at 19:06

    https://polibiobraga.blogspot.com/2019/05/governo-trump-conduz-economia-americana.html

    WASHINGTON – o número de pessoas que procuram subsídio de desemprego dos EUA caiu para o seu nível mais baixo desde o final de 1969, um sinal de que os empregadores estão segurando seus trabalhadores, apesar de sinais de uma economia retardando.

    Aplicações semanais para auxílio desempregado caiu 10.000 a um 202.000 sazonalmente ajustado, o departamento de trabalho disse quinta-feira. Isso é o mais baixo desde a semana de 6 de dezembro de 1969.

    0
  • Neco 03/05/2019 at 19:14

    Bolsonaro acaba de cancelar a viagem que faria a Nova York no próximo dia 14.

    Esta nos antas. Ai tem coisa.

    0
    • Rodrigo 03/05/2019 at 19:19

      Na boa.
      Venezuela tomando proporções de ameaça global

      1
      • Neco 03/05/2019 at 19:25

        Avisei acima, fiquem atentos.

        0
  • AL 03/05/2019 at 20:23

    Agora vou mandar aquele hamburguer caseiro, 100% costela gaúcha, para desespero de quem cobra 45 mitos por um hambúrguer!

    0
    • bolha buritis 03/05/2019 at 20:24

      Calma, viu ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1
    • Kurt 03/05/2019 at 20:41

      Sem lactose, Tá Ok?😆

      1
  • bolha buritis 03/05/2019 at 20:25

    Em instantes !!!!!!!!!!!

    OS TRÊS DIAS DE ESCURIDÃO by Ricardo Minarro

    0
  • Pateta 03/05/2019 at 20:50

    Carcaras,

    Fora de horario… total …

    Bem, recebi info de alguns conhecidos, mas não consegui contato com ninguem que conheço e que possa estar envolvido no projeto na banania…

    Quem for ou tiver conhecido da física de particulas, por favor confirme se é verdade que o acelerador de particulas em campinas vai entrar em funcionamento este ano…

    se for verdade … atentem para a data que entrará em funcionamento ..e mais … cruzem dedinhos, pois esse bichinho bananense é da mesma linha do mais famoso do mundo … e existe o projeto … grand finale …

    para quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver, entenda … a agenda continua … e os da Luz devem estar posicionados …

    sem mais …. fui

    1
  • Neco 03/05/2019 at 21:56

    1
    • Sapato Furado 03/05/2019 at 22:01

      Putin quer algo na Síria, só por isso está causando na Venezuela. Se acertando com Trump, ele cai fora e deixa livre.

      1
      • Neco 03/05/2019 at 22:10

        Deus queira que se acertem.

        0
  • Leonardo M. 04/05/2019 at 00:02

    Andei falando com alguns motoristas de Uber que votaram no Bolsonaro e são a favor do mito.
    Percebi a galera meio desanimada com esse aumento da gasolina e piora na percepção econômica.

    Não adianta, Bolsonaro vai precisar cortar urgente impostos na gasolina se quiser ter algum apoio popular maior. Povão quer que diminua valor da gasolina, diesel e gás, caso contrário vai começar a perder o apoio da massa menos informada e escolarizada.

    5
    • Leonardo M. 04/05/2019 at 00:06

      Obs: Sim eu sei que as mudanças no Brasil fudido pela esquerda demora.
      Mas infelizmente o povão não tem a mesma paciência que nos desse blog temos. E isso se não mudar logo e ter medidas digamos “mais populistas” o B17 perde apoio na camada que mais apoiou ele.

      5
      • Neco 04/05/2019 at 08:58

        Falo isso desde o inicio.

        1
  • Zé do Faz 04/05/2019 at 07:54

    Eles lêem a gente sim. Foi só lança o Marea aqui que replicaram lá.

    https://quatrorodas.abril.com.br/testes/o-bombastico-comparativo-em-que-o-fiat-marea-superou-vectra-e-civic/

    1
    • bolha buritis 04/05/2019 at 12:08

      Çomos potenssa !!!!!!!!!!!!

      0
  • sem cadastro 04/05/2019 at 08:50

    Legal esse comparativo. E os “precinhos” Hehe..

    Mas em termos de durabilidade, Vectra e Civic realmente ganham de lavada.

    0
  • sem cadastro 04/05/2019 at 08:51

    Bom dia turma

    0
  • Neco 04/05/2019 at 09:00

    Bom dia.

    O homem do aerotrem é contra privatizar a petro.

    Não vemos esquecer que o vice veio do partido dele.

    0
  • Neco 04/05/2019 at 10:03

    0
    • bolha buritis 04/05/2019 at 12:09

      Isso me preocupa. Um monte de pequenos conflitos.

      0
  • Neco 04/05/2019 at 10:19

    Neve sobre flores, na Alemanha… podem imaginar o que isso significa sobre os campos de plantações?

    0
  • Neco 04/05/2019 at 10:53

    https://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-norte-reduz-porcoes-alimentares-300-gramas-ao-dia-por-pessoa-diz-onu-23639930

    Em breve mais países vão engrossar essa lista. E aqui está o grande problema, o Brasil tem comida, mas não tem força para defender suas fronteiras, a cada ano corremos mais riscos.

    3
  • lord hope 04/05/2019 at 11:24

    Bom dia carcarás!
    Reciclando tópicos? a natureza virtual agradece rsrs

    Liguei ontem a noite para uma grande amiga que tem uma empresa na baixada florminense, duque de caxias – rijota, ela disse que está um horror, vai suspender as atividades da empresa, pois estão roubando tudo e está pagando para trabalhar.
    Disse-me que há a sensação de que o executivo estadual e municipais estão propositalmente deixando a coisa feder mais, politica do quanto pior melhor.

    pobres fluminenses e cariocas…

    1
  • bolha buritis 04/05/2019 at 12:09

    Boa tarde !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    0
    • Zé do ranho 04/05/2019 at 12:17

      Tarde!!

      Xekim!

      0
      • bolha buritis 04/05/2019 at 12:19

        Tarde, Bender.

        0
        • bolha buritis 04/05/2019 at 12:19

          Xecado !

          0
  • Raúl Isuberê Spode 04/05/2019 at 12:11

    Prezados:
    Valho-me desta para lhes trazer à consideração artigo do jornalista Juremir Machado.
    Esclareço que, anteriormente, o Brasil tinha três orçamentos: Nacional (mais voltado às transações externas), Federal e da Previdência Social (este maior de todos, eis que as contribuições para a mesma arrecadavam mais que todos os impostos federais somados).
    Grato.

    “De Manaus, olho para baixo e vejo: vai mal a coisa.

    Ainda bem que alguns andam na contramão.

    Jair Soares foi governador do Rio Grande do Sul e ministro da Previdência. Ele é do Progressista. O PP é considerado de direita. Paulo Paim é senador. Ele é do Partido dos Trabalhadores. O PT é visto como de esquerda. Jair e Paim estiveram, segunda-feira, no Esfera Pública, na Rádio Guaíba, conversando comigo e Taline Oppitz. Ambos disseram a mesma coisa: não há, sem desvio de recursos pelos governos, déficit da Previdência Social. O desvio acontece por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União), que autoriza agora saquear 30% do bolo previdenciário.

    O déficit da Previdência é uma fraude. Jair Soares repetiu articulando cada palavra: “Não há dinheiro público na Previdência”. Segundo ele, o Estado, em qualquer nível, só contribui como empregador. Paim, o petista, e Jair Soares, o progressista, defenderam em uníssono o sistema solidário de repartição e criticaram a proposta de capitalização. Sem garantia pública, explicou Jair, o trabalhador, transformado em poupador compulsório, ficará à mercê da saúde do sistema financeiro. Tanto o “esquerdista” quanto o “direitista” destacaram que o regime proposto pelo ministro Paulo Guedes fracassou no Chile. Os dois estão prontos para debater com defensores da reforma proposta pelo presidente Jair Bolsonaro.

    Com excelente memória e números na ponta da língua, Jair Soares já não obtém respostas do ministro Onyx Lorenzoni para suas manifestações sobre a reforma da Previdência. Os conhecimentos do ex-governador parecem incomodar. Jair aceita o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. Pede, contudo, ponderação: “Na Alemanha, está em 64 anos. Só chegará a 67 em 2030”. Soares salientou que de FHC para cá esta é a sexta reforma da Previdência. Afirmou que só neste ano o governo vai, por meio da DRU, tirar cem bilhões da Previdência para colocar onde quiser: “Estão dizendo que vão economizar um trilhão em dez anos, mas o governo tirou de 2002 a 2015 um trilhão e quatrocentos bilhões da Previdência”.

    Soares lembrou que de 22 fundos previdenciários privados chilenos, 20 quebraram. Detonou a intenção do governo de desconstitucionalizar a Previdência para poder fazer o que bem entender. Criticou as desonerações que também sangram os recursos previdenciários. O Brasil não vai quebrar se a reforma não passar, salientou. Ironizou que os preocupados com a quebra não falam da dívida trilionária do país com seus altos juros. De quebra, disse que assina embaixo tudo o que Paulo Paim fala sobre a Previdência. Não bastasse, aos 86 anos, Jair Soares está empenhado, junto com o jornalista Flávio Tavares, em questionar a instalação de uma mineradora chinesa em Eldorado, o que poderá resultar em dano ao meio ambiente. Depois de ouvir o insuspeito Jair Soares e o incansável Paulo Paim só há uma coisa a concluir: a reforma da Previdência é um engodo.

    Pena que os debates na grande mídia nacional acontecem sem contraponto. Seria interessante ver uma entrevista de Miriam Leitão, Merval Pereira, Carlos Alberto Sardenberg e João Borges com Jair Soares.

    0
  • bolha buritis 04/05/2019 at 12:17

    AO VIVO

    🔴 #ISRAEL SOB FORTE [email protected]

    0
  • bolha buritis 04/05/2019 at 12:41

    Brasileiro é uma raça desgraçada. No meio da tragédia tem os saqueadores.

    https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/05/04/interna_gerais,1051131/acidente-onibus-bahia-time-sub-15.shtml

    1
  • bolha buritis 04/05/2019 at 12:58

    Bellei

    H4M4S L4NÇ4 MAIS DE 150 F0GUETES SOBRE ISR43L

    0
    • BananenseNãoPraticante 04/05/2019 at 15:56

      Segue uma notícia pouquíssimo comentada na época pela extrema imprensa:
      ‘https://noticias.gospelprime.com.br/40-paises-muculmanos-se-unem-para-formar-maior-alianca-militar-da-terra/

      Um pouquinho mais sobre o assunto

      É para combater o “””terrorismo”””” e a pal.est.ina faz parte.

      1
      • BananenseNãoPraticante 04/05/2019 at 15:57


        40 Países Muçulmanos se Unem para Formar Maior Aliança Militar da Terra

        1
  • Neco 04/05/2019 at 13:14

    Para rir um pouco:

    1
  • bolha buritis 04/05/2019 at 16:05

    Rússia Vai Retirar Tropa da Venezuela, Acordo Com Estados Unidos

    Sera ???????????????????????????????????????????????

    1
  • Banho Dourado 04/05/2019 at 16:50

    Playlist com todos os programas True Outspeak do Olavo de Carvalho.

    0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)