Chrysler do Brasil

 

 

O Brasil vivia nos anos 60, incrível crescimento da economia. Uma das marcas que chegaram nessa época foi a Chrysler.

Ela chegou em 1967, comprando a Simca do Brasil. Em um primeiro momento, a empresa reformulou o catálogo da Simca, apresentando os Regente /Explanada.

Foi em 1969 que o primeiro fruto da investida no Brasil apareceu; era lançado o Dodge Dart, um sedã de porte médio com motor V8 de 318 polegadas(cerca de 5.2L), capaz de gerar potência entre 198cv e 215cv, dependendo da configuração.

 

O enorme motor 318 V8– o mesmo utilizado nos caminhões da marca – proporcionava resistência e potência de sobra, à custa de um consumo elevado como o do rival Ford Galaxie, que também usava motor V8. Ter o motor mais possante entre todos os carros nacionais fabricados até então tinha suas virtudes: ele chegava aos 180 Km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos. O grande torque (41,4 kgm a 2400 rpm) permitia ultrapassagens seguras. Nas subidas, comportava-se como se estivesse numa estrada plana, mas o consumo era muito alto (entre 4 e 5 km/litro) e a autonomia eram bem baixa porque no tanque cabiam apenas 62 litros. A suspensão firme permitia fazer curvas em velocidades elevadas sem inclinar muito a carroceria e o comportamento melhorava com o estabilizador dianteiro, opcional. A direção, embora não tivesse assistência hidráulica, não era muito pesada graças ao artifício de ser bem desmultiplicada.


Um detalhe que sempre diferenciou o Dart dos demais carros vendidos no mercado nacional era o vidro traseiro côncavo (em curva para fora) – solução não convencional e muito estética.


Com 4,96 m de comprimento e 1,5 tonelada de peso, de certa forma ele também iria concorrer com o recém-lançado Chevrolet Opala, que oferecia uma versão com motor 6 cilindros.

O Dodge Dart foi o primeiro automóvel nacional a possuir frente deformável, que tem como objetivo absorver parte dos impactos frontais, diminuindo os riscos de ferimentos nos passageiros. Mas o curioso é que este item foi testado no lançamento do carro em São Paulo, quando um jornalista acabou acertando uma árvore. Neste teste (ou susto) o jornalista saiu ileso, provando a segurança do Dodge Dart.

Com a rápida ascensão de uma imagem de qualidade e durabilidade, a Chrysler do Brasil lançou vários modelos nos anos seguintes, como o Dart SE, o Dart Coupé, o Le Baron, o Magnum e o Charger, este último com apelo esportivo – tornando-se ícone da companhia no Brasil. Problemas relacionados com a crise do petróleo em 73 forçaram o departamento de engenharia a mudar configurações do motor, aumentar o tanque de combustível e acertar transmissões para tornar os veículos mais econômicos, todavia a Chrysler nunca abriu mão do propulsor – o maior do tipo já fabricado no Brasil.[1] Outro modelo lançado em decorrência deste fator foi o Dodge Polara, cujo motor de 4 cilindros em linha oferecia consumo bem menor e performance superior aos concorrentes da época.

Dodge Charger
Dodge Magnum
Dodge Le Baron
Interior do Dodge Le Baron
Poltrona traseira. Observem o nível de acabamento.
Dodge Polara

 

Em 1980 a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler do Brasil, desligando o controle americano sobre a filial brasileira. As intenções eram claras, abrir mercado eliminando os concorrentes. Desde modo, em 1981 a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades, mantendo apenas a produção de uma espécie de caminhão voltada para o uso rural, até 1984.

Linha 1980

 

A segunda tentativa

Dodge Dakota, fabricada do modelo 98/99 a 2001

  • 1998 – inaugurada a fábrica em junho. A picape Dakota estava disponível apenas nas versões de cabine simples (modelos com acabamento Básico e Sport) e cabine estendida (apenas modelo com acabamento Sport). O modelo com acabamento Básico vinha apenas com o motor a gasolina de 2.5 litros, enquanto que a versão com acabamento Sport vinha com um dos mais potente motor de um veículo fabricado no Brasil naquele ano, um motor V6 a gasolina, que só não era mais potente que o V6 de 4.3 litros da Chevrolet S10. São produzidas 3.642 picapes.
  • 1999 – o modelo com acabamento Sport passou a ser disponibilizado também com um moderno motor turbodiesel, com o até então inédito gerenciamento eletrônico de injeção de combustível. São produzidas 3.647 picapes.
  • 2000 – foi lançada a forte Dakota R/T, que além de um acabamento diferenciado, vinha com um motor V8 de 5,2 litros, nas versões de cabine simples e estendida, o motor mais potente dentre todos os carros e picapes fabricados no Brasil. São produzidas 4.370 picapes (somada à produção de 2001)[ .
  • 2001 – finalmente foram lançadas as versões com cabine dupla, sendo produzidas apenas 1.000 unidades, apenas para os modelos com acabamento Sport, agora com o motor V8 5.2 litros, além do V6 de 3.9 litros e do Diesel de 2.5 litros. Paralisada a produção das Dakotas em abril. Em setembro é anunciado o fechamento da fábrica da picape Dodge Dakota no Brasil, em virtude da restruturação proposta pela nova empresa nascida em 1998, após a compra da Chrysler pela Mercedes-Benz, a Daimler Chrysler AG.
  • A Dodge Dakota foi um sucesso relativo de vendas no Brasil, com alto índice de satisfação dos seus proprietários. Ocupou 13% do mercado em 1999, e chegou a 16% do mercado brasileiro em 2000, com a chegada da versão diesel e cabine dupla. Contuso, a fábrica de Campo Largo fora projetada para fabricar 40.000 unidades por ano, mas foram vendidas menos de 12.000 unidades nos 3 anos em que foi produzida naquela fábrica. No Brasil, o segmento de pick-ups médias, em 1999, foi estimado em 40 mil unidades.

 

Links interessantes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chrysler_do_Brasil

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-incrivel-museu-do-dodge-no-brasil/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/automoveis/dodge-dart

http://carrosnacionaisantigos.blogspot.com/2018/02/linha-dodge-dartcharger-no-brasil.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dodge_Dakota

10
Compartilhar
  • Poker Bubble 08/02/2019 at 06:39

    Firsto..
    com um posto de gasolina pra bancar o Charger e a Dakota R/T!

    1
  • necocarcara 08/02/2019 at 06:56

    Bom dia.

    Ótimo tópico.

    Eu tinha um amigo que tinha um desses V8, era muito legal.

    As pick-up também eram ótimas, mas o Br é tudo muito complicado. Espero que um dia mude.

    1
  • Mordecai 08/02/2019 at 07:08

    Bronze.

    Bom dia

    A procuradora Geral vai curtir o tópico

    Excelente.

    1
  • sem cadastro 08/02/2019 at 07:38

    Quando vejo “V8tões” de patrão assim, o velho sonho de adolescente renova-se. Ainda vou ter um. Só pela melodia produzida por seu motor.

    Acabamentos belos, de primeira. Pena que duraram pouco aqui. Meu predileto era o Charger. Ainda se vêem alguns por aí, raridade. Rodando só aos fins de semana, haja $$$ para a gasosa. Media deve ser de 3 a 5km/L no máximo….

    Ótima sexta feira a todos!

    1
    • Bobolha 08/02/2019 at 08:17

      Meu primo tinha um Charger prata. Aí falaram para ele que o carro ficava mais econômico usando um carburador de fusca 1200. Ele foi lá e trocou o Quadrijet por esse. Imagina 4 boconas trocadas por uma boquinha de siri.
      Resultado: o carro parecia ter motor a jato, de tanto assobio que a passagem do ar fazia pelo carburador. E só andava em primeira e segunda, já que ao engatar a terceira, o carro não tinha força.

      1
  • lord hope 08/02/2019 at 08:19

    VejoOitos por todo lado… Bom dia carcarás!

    dos carros que tive (carros mesmo, plastimóveis não contam 🙂 ) esse foi um dos que mais tive dó de me desfazer… o Voitão junto com o MWM diesel são os únicos dois projetos que se equiparam ao boxer VW (e porsche).

    fiquei com ele pouco tempo por falta de espaço. Ia deixa-lo no sitio, mas o risco de um inimigo do alheio agir é muito grande na zona rural de banânia.

    1
  • Grandecupincha 08/02/2019 at 08:55

    Bom dia meus caros!

    Parabéns pelo tópico BB!

    Um comentário: Crise do Petróleo… Que crise mais perfeita para o interesse de “alguns”… Na época certa e na medida certa…b😂😂😂

    1
    • lord hope 08/02/2019 at 08:59

      a crise do petróleo nada mais foi do que os cabeças de pano criarem a OPEP para manipular os preços, nada que os americanos não pudessem evitar com meia duzia de tanques,SE nixon não estivesse tão enfraquecido e bombardeado pela midia americana.
      Provavelmente a OPEP agiu daquela forma naquele momento EXATAMENTE por isso.

      orquestração MSM nível máximo.

      1
  • lord hope 08/02/2019 at 08:55

    ao pessoal que teme pelo mito, ele mesmo pede calma:

    https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-pede-cuidado-com-o-sensacionalismo/

    o anormal não é alguem com 65 anos e tres cirurgias grandes ter uma pneumonia, e sim o oposto. Eu fiquei internado uma semana após um infarto e parecia que eu tinha 90 anos e não havia oxigenio no mundo.

    O Mito é um fenômeno, um touro, e tudo isso é normal e comum, e ele está sendo tratado pelos melhores, num hospital ISRAELITA, sem risco de um “engano” ou “acidente”.

    4
    • Mordecai 08/02/2019 at 10:24

      As definições de filme de ação foram atualizadas.

      0
    • lord hope 08/02/2019 at 10:38

      morei no rijota boa parte de minha vida, nasci no hospital geral de bonsucesso, posso dizer com autoridade: Rio só deixará de ser uma zona de guerra na hora que bandido for pra vala e favela forem postas toda abaixo. Quando vc permite uma favela, autoriza a desordem e o vale tudo.

      9
      • Mordecai 08/02/2019 at 10:58

        Infelizmente, os métodos efetivos para acabar com essa cultura do RJ não são aceitos pela sociedade, que, em sua maioria, apoia a bandidagem, seja se submetendo ao governo paralelo ou a apoiando indiretamente através do consumo de entorpecentes.
        Então, nunca vai funcionar. Problema eterno. Nem tenho esperanças.
        O Brasil é um país de pouca gente honesta e de muito bandido.

        5
      • Derick 08/02/2019 at 12:44

        Quando o Rio parar de eleger nego do PSOL as coisas mudam.

        2
    • lord hope 08/02/2019 at 10:36

      tinha um link dum jornaleco menos petista não? 🙂 🙂

      7
  • lord hope 08/02/2019 at 10:41

    Foice de sampa abandonou o moluscoladrão????

    ” A Folha de S. Paulo, em editorial, trata Lula como uma página virada:

    “A sentença da juíza Gabriela Hardt, que determinou 12 anos e 11 meses de reclusão para o ex-presidente, decerto não tem o mesmo impacto político das condenações relacionadas ao famigerado apartamento tríplex em Guarujá (…).

    Agora, seu ocaso apenas fica mais evidente.

    Não pode restar dúvida, a esta altura, de que o governo Lula patrocinou um gigantesco esquema de corrupção, em particular na Petrobras, baseado em superfaturamentos e propinas pagas por empreiteiras. Tampouco faltam provas das relações promíscuas entre o ex-mandatário e as empresas.

    Sempre será possível discutir aspectos técnicos de cada decisão dos magistrados —e a análise dos processos ainda tem longo caminho pela frente no Judiciário. Avançam no ridículo, entretanto, as teses que atribuem a mera perseguição política a triste derrocada de um dos líderes populares mais importantes da história do país (…).

    Conviria ao PT e a seus satélites buscar uma pauta mais substantiva que a defesa cega do cacique inelegível. Essa é uma página a ser virada na agenda nacional.”

    1
  • Knight-Doc 08/02/2019 at 10:51

    Ave, Cristo! DEUS VULT…

    0
  • Knight-Doc 08/02/2019 at 10:56

    Aviso aos interessados na obra de um dos maiores conservadores q o Brasil já teve, o João Camilo de Oliveira Torres:
    A livraria da Câmara dos Deputados (Federais) relançou as principais obras do mesmo (7 livros por R$ 93,00 c/ frete grátis p/ todo o Brasil)…
    https://livraria.camara.leg.br/index.php?route=product/category&path=2_28
    PS: Só p/ ter uma ideia, o livro “A Democracia Coroada” chega a custar mais de R$ 300,00 nos sêbos…

    1
    • windville 08/02/2019 at 11:22

      Anotado Doc!

      0
    • windville 08/02/2019 at 11:25

      Detalhe os e-books são gratuitos pelo que consta lá no site.

      0
  • NecoCarcara 08/02/2019 at 11:15

    Saindo agora a pouco de Cascavel, sentido Br 369, Vi uma dessas pick-up, como a da foto acima, cabine estendida preta, muito linda, mas não parei para olhar.

    1
  • NecoCarcara 08/02/2019 at 11:34

    As noticias de hoje só reforçam o que eu falei a alguns dias, noções de gerenciamento e prevenção de riscos tinha que ser matéria obrigatória em todos os currículos do segundo grau.

    Já se sabe que o local do incêndio no centro de treinamento do flamengo não tinha nenhuma documentação, era um “puxadinho”. Muito trágico.

    Outro dois alarmes de barragens foram disparados a noite, e as pessoas foram retiradas as presas. Uma vila fica a 1500 metros da barragem, como pode isso?

    É ano de oração.

    1
    • bolha buritis 08/02/2019 at 11:37

      Tudo será posto às claras. Nada ficará escondido.

      0
      • Grandecupincha 08/02/2019 at 13:16

        As coisas estão às claras, porém o fato segue noticiado da forma que convém a alguns, isso é ruim.

        Apesar de que, com a internet, ninguém mais pode alegar desconhecimento de causa

        0
    • Mordecai 08/02/2019 at 11:42

      Agora a Vale se tornou a empresa mais segura do mundo em prevenção de acidentes em barragens.
      Sempre assim.
      Logo após o acidente, o nível de percepção do perigo sobe para a estratosfera. Psicologia humana. O segredo da segurança é manter esta percepção alta durante todo o tempo, mesmo que tenhamos décadas ou séculos sem um único acidente. É aí que a prevenção costuma falhar, principalmente em povos sem cultura de segurança, como o nosso.

      1
      • Pé Vermelho 08/02/2019 at 12:00

        o soda é ver nos comentarios uns fdp falando de reestativar ( que o Mourão não ouça )
        Que o erro foi do FuHmaCe

        0
    • Grandecupincha 08/02/2019 at 13:17

      Um astrólogo que o bb trouxe, aquele pelo qual o Civilizado se apaixononou, falou que teríamos problemas com fogo.

      Marte, o pequeno maléfico

      0
  • bolha buritis 08/02/2019 at 11:35

    Bom dia!!!!!

    Não imaginava que o povo aqui era tão apaixonado por Você oitão.

    Ainda quero ter um .

    0
    • NecoCarcara 08/02/2019 at 12:03

      Eu penso que as pessoas mais conservadoras preferem esse tipo de carro, assim como hobby. Carros a gasolina ou semelhantes. Já os elétricos seriam para as pessoas de outro tipo de raciocínio, claro que sempre tem exceções.

      0
      • bolha buritis 08/02/2019 at 12:09

        Sim, manter um desses é loucura no dia a dia. Além disso, tem a questão de estacionar.

        Quanto aos elétricos, acredito apenas em nicho de mercado ou em países ECOchatos.

        1
  • NecoCarcara 08/02/2019 at 11:57

    8
    • AL 08/02/2019 at 11:59

      Bolso já na gelatina, e com uma cara bem melhor!

      0
      • bolha buritis 08/02/2019 at 12:04

        Ele já quer o leite moça, kkkkkkkkk

        Graças a Deus a aparência tá bem melhor.

        0
    • Sapato Furado 08/02/2019 at 12:26

      Ontem estavam urubuzando o Presidente. Agora ele mostra que está firme e forte, claro, primeiro uma gelatina. Mas logo logo o leite moça no pão vai voltar 😀

      0
  • Pé Vermelho 08/02/2019 at 11:58

    Tirando a reforma trabalhista,

    o governo do Mito em um mes e pouco fez mais que o Vampiro no governo todo dele

    https://motor1.uol.com.br/news/304388/governo-quer-acabar-simuladores-autoescolas/

    2
    • AL 08/02/2019 at 12:01

      Quanto mais o governo facilitar o processo de habilitação, mais eleitores jovrns ganhará!

      2
    • Sapato Furado 08/02/2019 at 12:25

      Que maravilha essa notícia.
      De fato, isso é um recurso que se muito deve ser opcional, pois o que vale mesmo é dirigir na rua, no mundo real.

      1
      • Pé Vermelho 08/02/2019 at 14:48

        Junte a renovação passar pra 10 anos,

        talvez depois dos 60 manter os 05 anos.

        1
    • Kurt 08/02/2019 at 12:00

      *Bom dia

      0
      • AL 08/02/2019 at 12:01

        Bom dia, Kurt!

        0
  • NecoCarcara 08/02/2019 at 12:09

    AL e demais.

    O carro ficou pronto, em principio amanha cedo pegando a estrada, rumo ao CE.

    Vou desligar a internet aqui em casa hoje a tarde.

    Dai não vou escrever o tópico de domingo, visto que isso faço normalmente no sábado pela manhã.

    Se eu ficar uns dias sem postar não estranhem, a previsão de chegar lá é só terça a tarde, mas eventualmente posto um alo.

    A previsão é dormir duas noites em minas e uma em Pernambuco. (Minas é grande demais).

    0
    • bolha buritis 08/02/2019 at 12:10

      Minas São muitas.

      Boa viagem.

      0
      • NecoCarcara 08/02/2019 at 12:12

        kkk Minas Gerais.

        0
    • Mordecai 08/02/2019 at 12:14

      Boa viagem, Neco. Que Deus te abençoe e guarde nessas estradas.

      1
      • NecoCarcara 08/02/2019 at 12:26

        Obrigado.

        0
    • Pão de queijo com café 08/02/2019 at 12:59

      Boa tarde.

      Vai com Deus, Neco.

      0
  • g.w. bush 08/02/2019 at 12:39

    Bom dia folks!

    “O Dodge Dart foi o primeiro automóvel nacional a possuir frente deformável, que tem como objetivo absorver parte dos impactos frontais, diminuindo os riscos de ferimentos nos passageiros. Mas o curioso é que este item foi testado no lançamento do carro em São Paulo, quando um jornalista acabou acertando uma árvore. Neste teste (ou susto) o jornalista saiu ileso, provando a segurança do Dodge Dart.”

    Darwin almost wins 😉

    Excelente tópico Buritis!

    0
    • bolha buritis 08/02/2019 at 12:43

      Thanks Mr. President.

      0
  • Zé do Faz 08/02/2019 at 12:51

    Boa viagem Neco!

    Vc vai passar na minha cidade em Minas.

    Dica: quando passar de BH, no trecho até Ipatinga, muito cuidado. Redobre a atenção.
    Esse trecho tem o singelo apelido de rodovia da morte.

    0
    • NecoCarcara 08/02/2019 at 13:06

      Obrigado.

      Não posso em cidades grandes.

      Devo passar por Uberaba, Patrocínio, Montes claros, em direção a Vitória da conquista.

      0
      • NecoCarcara 08/02/2019 at 13:07

        ops * passo, não passo em cidades grandes.

        0
    • Derick 08/02/2019 at 13:07

      Muita obra também… Tentaria BR 116 em um domingo.

      0
      • NecoCarcara 08/02/2019 at 13:13

        Da onde eu saio, se eu for logo para a Br 116 aumenta muito o trajeto.

        0
  • Grandecupincha 08/02/2019 at 13:14

    0
    • Mari 08/02/2019 at 13:19

      Quando eu vejo ele passando por isso eu peço muita, mas muita justiça para Deus.

      Mas, tb agradeço a Deus por ele estar superando esses momentos difíceis.

      1
      • Grandecupincha 08/02/2019 at 13:22

        Quando falam que ele é forte, não é apenas fisicamente.

        Outras pessoas teriam se entregado, entrado em depressão, etc.

        Nosso presidente tá lá despachando, aposto que está fazendo graça, piada por ter voltado a usar o vaso

        1
        • Mari 08/02/2019 at 14:15

          Verdade, ele é muito forte, e tomara esteja com o bom humor em dia kkk

          0
    • lord hope 08/02/2019 at 13:47

      boa tarde mari.

      A lava-toga está chegando…

      0
      • Mari 08/02/2019 at 14:15

        Boa tarde, lord!

        Assistiremos de camarote kkk

        1
  • Rodrigo 08/02/2019 at 13:53

    Para comemorar.
    Se ele conseguir comer iniciará a caminhada rumo a melhora.
    Temos motivo para otimismo.

    1
  • Rodrigo 08/02/2019 at 13:54

    Mas é inimaginável todos os sofrimentos pelos quais passou.
    Já tem seu lugar na galeria dos verdadeiros heróis da pátria.

    1
  • Rodrigo 08/02/2019 at 13:56

    Exemplo de honra e resistência, de espírito patriotico.
    É como se todo mal que p petismo fez ao Brasil se concentrasse sobre um homem.
    Mito hoje e para as futuras gerações.

    2
    • Zé do Faz 08/02/2019 at 13:58

      Alguém deu um funfada ontem pelo visto.

      Kkkkkkkk

      5
      • Rodrigo 08/02/2019 at 14:02

        Olha.
        Ok
        Não posto mais sobre o assunto.

        0
      • sem cadastro 08/02/2019 at 15:06

        Né não?!
        Kkkk

        E segue o jogo, logo o Mito estará a pleno vapor novamente.

        Ratazanas, tremei!!!!

        1
    • Mari 08/02/2019 at 14:16

      Exato!

      0
  • Mordecai 08/02/2019 at 14:18

    LAVA TOGA GO !

    0
    • Mari 08/02/2019 at 14:19

      TREMAM todos os iguais ao cachaço hahaha

      0
      • Mordecai 08/02/2019 at 14:25

        O TOFA já pediu esclarecimentos sobre a suposta investigação contra o boca de caçapa.

        0
        • Mari 08/02/2019 at 14:32

          Enquanto isso eu vou continuar pedindo nas redes: FORA indicado do cachaço.

          Eles estão todos é tremendo, perceberam que o POVO não quer mais ficar calado e aceitar eles lá.

          1
  • Mari 08/02/2019 at 14:18

    O porquinho da [email protected] já entra fazendo graça…cassação e blá blá blá…

    Mas nem vou me estressar, esse é outro que torço para dar com os burros n’água.

    0
  • bolha buritis 08/02/2019 at 14:22

    Muttley, dá uma olhada.

    0
  • bolha buritis 08/02/2019 at 14:30

    AO vivo notícias da Venezuela, sobre ajuda humanitária.

    0
  • civilizado 08/02/2019 at 14:34

    FALOU TUDO!!! em poucas palavras!!!
    “Brasil era Saci Pererê, só pulava com a perna esquerda. Agora vamos pular um pouco com a perna direita”, diz Guedes
    Para ministro da economia, governos passados gastaram “muito e mal”; Guedes defendeu atuação do BNDES na coordenação de políticas, como as privatizações

    1
  • bolha buritis 08/02/2019 at 14:41

    Equipe de Bolsonaro desafiada por Membros do Hospital Bonsucesso , Rio de Janeiro, Bebiano retruca

    Tem imagens do Bebiano enfrentando eles na reunião.

    1
    • Pé Vermelho 08/02/2019 at 14:48

      Tem que mandar prender,

      bota o EXBra lá,

      quero ver!

      0
      • bolha buritis 08/02/2019 at 14:50

        Vergonha, tinha que fazer a intervenção na hora, tudo pro quartel.

        0
    • AL 08/02/2019 at 15:06

      Aí eu me pergunto, se o Ministro fosse um quadro absolutamente técnico, de primeiríssima linha, habituado apenas as cátedras e ambientes administrativos, encararia essa pedreira?

      Quem está de fora não sabe onque é saúde pública, aquilo é máfia por cima de máfia. Bolsonaro sabe o que faz, e em alguns casos não escolheu o melhor possível, mas o que precisávamos.

      2
      • bolha buritis 08/02/2019 at 15:14

        É revoltante, a vida não vale nada pra esses bandidos.

        1
  • Mari 08/02/2019 at 14:52

    A Casa Branca divulgou nesta quinta-feira (7) um vídeo em espanhol no qual compara o ditador da #Venezuela, Nicolás Maduro, com outros líderes da extrema esquerda.

    https://renovamidia.com.br/eua-comparam-maduro-com-stalin-mussolini-e-saddam/?fbclid=IwAR3ltLmGSBoxVfK54lgC32uUz6tZvGIqU_xb1moOOdaXemgSem-qMV6xeVo

    2
  • Mari 08/02/2019 at 14:55
  • Mari 08/02/2019 at 15:41

    Tomara, vamos aguardar o boletim oficial.

    ________

    Um dos responsáveis por cuidar da saúde do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o cirurgião Antônio Luiz Macedo afirmou ao UOL na tarde desta sexta-feira (8) que a pneumonia identificada no paciente na noite de quarta (6) “já está debelada”.

    “O paciente está ótimo, melhorou muito. Não tem mais febre, não tem mais tosse, está excelente”, afirmou o médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde o presidente está internado desde o dia 27 do mês passado.

    https://republicadecuritibaonline.com/2019/02/08/pneumonia-foi-debelada-e-bolsonaro-esta-sem-sonda-e-otimo-diz-medico/?fbclid=IwAR1tw_ddPKc7lGxQTFIvfCg0dGdojl1DLWITDA7giRhqeCp6oTmMI3q__YM

    4
  • Mari 08/02/2019 at 16:17

    Declaração à Imprensa

    #AoVivo Porta-voz da Presidência da República, General Rêgo Barros, faz declaração à imprensa. Acompanhe:

    Publiée par Planalto sur Vendredi 8 février 2019

    0
    • windville 08/02/2019 at 16:44

      Bolsonaro está indo bem, melhorou um pouco já quer falar, os médicos já falaram para ele ir mais devagar, que bom. Aos poucos está melhorando, mas como já comentei, seria bom um “de molho” pelo menos até depois do carnaval.

      1
  • Francisco Quiumento 08/02/2019 at 16:49

    Boa tarde, mizifios!

    1

    Das meditações genéricas de Pai Xicão:

    Aos criadores de cavalos

    Sabe todo criador de cavalos, seja para turfe, seja para modalidades do hipismo, seja para os mais diversos fins, que entre diversos animais de uma geração, sempre haverão aqueles de baixo rendimento no amadurecimento, na sua mais rentável idade, assim como haverá, por exemplo, um em vinte, que trará enormes retornos.

    Logo, é óbvio a todo criador destes animais, que as instalações onde eles ficam abrigados, os estábulos, que contém sempre materiais combustíveis em equipamentos e o uso de palha, devem ser preparados para incêndios, seja com recursos automáticos de combate às chamas, seja com a possibilidade de eles serem rapidamente removidos.

    Um criador de cavalos que perde animais por chamas, infelizmente, tem de absorver os prejuízos presentes e elevados ganhos perdidos a futuro, desde o uso do animal em competições, proveitosas vendas e até mesmo a reprodutibilidade do animal, que mesmo já idoso e com lesões que os tiram das competições ainda os mantém como genética de alto valor.

    A felicidade do criador de cavalos, triste mas verdadeira ironia, é que os garanhões e éguas de excelente ventre que os produziram não tem advogados ávidos por honorários que os processem.

    Tudo que sai barato, negligentemente, visando apenas ganhos no curto prazo, adiante vira uma tragédia financeira.

    2

    Elevem o acima para os gastos ‘contra’ enchente de uma cidade inteira.

    Releiam e adaptem.

    3

    Lembram que falei que MAIS VIRÁ!

    Dois toques de sirenes em MG.

    ___________________

    Vasta benças! Bouço Fexado!

    E não passem debaixo de viaduto e ponte em São paulo, DÁ AZAR!

    3
    • bolha buritis 08/02/2019 at 16:54

      AMEM !

      Dicas anotadas e Bousso feXado !

      0
  • Rouxinol 08/02/2019 at 17:06

    Ótimo tópico bb, essa foto da abertura do tópico me parece muito familiar, posso está enganado mas, se não me engano é em Águas de Lindóia, na praça Adhemar de Barros.

    0
    • bolha buritis 08/02/2019 at 17:40

      Valeu Rouxinol . Acho que é sim, o AL que escolheu a foto do tópico.

      0
  • Sapato Furado 08/02/2019 at 17:26

    Vamos rir que é sexta-feira!
    kkkkkkkkkk

    Internem essa louca!!!

    1
  • Francisco Quiumento 08/02/2019 at 17:27

    Offinho

    Pitacos de Pai Xicão sobre as barragens de rejeitos de mineração:

    Algumas notas sobre barragens de rejeitos de mineração

    https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/algumas-notas-sobre-barragens-de-rejeitos-de-mineracao

    2
    • DRN 08/02/2019 at 17:37

      Todas barragens deviam ser “jusante”, mas o que fazer quando o custo da barragem inviabiliza a exploração do minério?

      0
      • Francisco Quiumento 08/02/2019 at 17:43

        A barragem ‘per se’ não pode inviabilizar a exploração pois é o túmulo de rejeitos, que pode ser feito, claro que com custos mais altos, até a seco.

        As barragens são uma forma de se maximizar lucros.

        0
        • Mordecai 08/02/2019 at 17:48

          No meu país, eu iria obrigar todos os diretores e CEO a construir suas casas logo abaixo da barragem mais antiga.

          2
        • Cesar 08/02/2019 at 19:31

          Se isso tem a ver com maximização de lucros tem que por meio mundo na cadeia, sem dó. O lucro presumido m si não é o problema, faz parte de qualquer atividade econômica; expor milhares de pessoas a risco dessa natureza por pura ganância é inaceitável.

          0
          • Cesar 08/02/2019 at 19:32

            * o lucro em si

            0
  • DRN 08/02/2019 at 17:34

    Boa tarde, Srs.

    Hj fiz umas quirelas com

    BEEF3
    MEAL3
    ENEV3
    CCRO3
    GRND3

    Daytrade é o bicho. Seria bom se eu tivesse coragem e segurança de comprar 10.000 ações por trade.

    Por enquanto, operando apenas com 100 ações por trade…

    0
    • From_The_Tower 08/02/2019 at 17:36

      Boa ! Parabéns !
      É gradativo mesmo.
      Cada papel tem uma característica: volume, liquidez, etc. Alguns são bem danados de operar.
      Mas o importante é a atitude e técnica.
      Eu comprei cedo VALE3 na tática de primeira hora. Peguei 1,5%. Mas subiu forte.
      Fiquei sem internet após as 11 hrs.

      0
    • civilizado 08/02/2019 at 18:43

      ahhh esses papeis são bem lentos , digo pq tinha Beef3 e GRND3….agora a última é papel que vou comprar de novo…mui bom…papel forte

      0
  • From_The_Tower 08/02/2019 at 17:35

    0
    • Mordecai 08/02/2019 at 17:38

      Esses caras vão entender, por bem ou por mal, que não estão acima de todos. Lava Capa Já.

      1
      • From_The_Tower 08/02/2019 at 17:38

        Dores do parto feelings !

        0
        • Mordecai 08/02/2019 at 17:39

          Eles vão partir para a intimidação.

          1
      • bolha buritis 08/02/2019 at 17:39

        Espasmos do cadáver.

        0
    • Polaco 08/02/2019 at 17:39

      Quem julga o juiz?

      0
      • Mordecai 08/02/2019 at 17:40

        Só Deus; dessa justiça infalível ninguém escapa. Só que é no tempo dEle, nem sempre é tão rápido quanto esperamos.

        0
      • Mordecai 08/02/2019 at 17:41

        Tem o tal de CNJ que é só figurativo. Não resolve nada.

        0
        • Polaco 08/02/2019 at 17:42

          Pois é, nosso FBI devia deixar esses caras com o cu na mão

          1
      • DRN 08/02/2019 at 17:59

        O SENADO pode impichá-los por crime de responsabilidade.

        Por crimes comuns, só os pares.

        Mas aí IMPERA um troço chamado CORPORATIVISMO.

        O cara tem de ser MUITO VACILÃO PARA CAIR.

        0
        • Mordecai 08/02/2019 at 18:01

          Tipo Lalau, ou aquele que deus uns rolês no carro do Eike ?

          0
          • DRN 08/02/2019 at 18:13

            Exatamente. A tendência é sempre proteger os irmãos de corporação.

            1
  • Mordecai 08/02/2019 at 17:46

    14 CPFs cancelados no Hell hoje pela manhã.
    Tava todo mundo de guarda chuva e furadeira nas mãos.

    2
  • Mari 08/02/2019 at 18:07

    – Sem sonda, alimentado, em recuperação plena, necessária e sem distorções. Agora despachando com o Ministro da…

    Publiée par Jair Messias Bolsonaro sur Vendredi 8 février 2019

    0
    • Mari 08/02/2019 at 18:07

      – Sem sonda, alimentado, em recuperação plena, necessária e sem distorções. Agora despachando com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes e com o Subchefe de Assuntos Jurídicos, Jorge Francisco de Oliveira. O Brasil não pode parar! 👉🏻👉🏻

      0
      • civilizado 08/02/2019 at 18:46

        Para mim foi a melhor noticia da semana….ou até do próximos anos..rsrsrs (depende do ponto de vista)..pois mexeu tbm negativamente na bolsa no começo da semana e hoje mexeu positivamente…!!! mercado quer ele firme e forte!!! e todos nós tbm!!!

        1
      • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:49

        IN JB I TRUST !!!

        1
        • Mari 08/02/2019 at 19:14

          Yes! 🙂

          0
  • Pateta 08/02/2019 at 18:11

    Boas Carcarás,

    Cumprindo minha parte, vamos continuar…

    Desmascarando I parte final:

    Na primeira parte, relembrei as forças que se degladiam para domínio da natureza… Fato que uma das forças tem sido utilizada pela Luz reconquistando espaços e reequilibrando, em parte, o que antes se dava por perdido.

    Alertei que as duas forças desejam o controle como objetivo.

    Vamos analisar os meios e o que utilizam de nós…

    Os meios que foram implantados são milenares. Criaram a Matrix onde dispersamos nossa Consciencia Maior para nos mantermos e sobrevivermos no dia a dia.

    Temos um poder que nos foi bloqueado, mas o tempo desse bloqueio está se acabando. O bloqueio utilizado criou um sistema antinatural e paralelo, então tivemos que aprender a controlar o meio ambiente para dele tirar recursos. Tivemos que aprender a plantar, construir, pois o bloqueio impede que utilizemos as próprias forças da natureza, de maneira não degradante para os mesmos fins. Utilizaram tecnologia para alterar nossa conexão. Contudo, a natureza foi construída pelo Creador, e ela mesma busca a própria cura.

    Temos uma idéia desconexa em relação a tempo e espaço, pois o bloqueio não nos permite a observação da realidade. Entretanto, aquilo que chamamos de ciencia nos mostra uma realidade que não conseguimos, neste momento, entender. Na física a criação de pares de particulas apresenta um efeito constatado… independente da distancia as particuasa se comunicam, cada componente desses pares reage a interferencia no outro e o parceiro “sabe ” que ha interferencia… Constamos, mas não sabemos como isso funciona, sabemos que independe da distancia ou do meio que estejam as particulas criadas.

    Os grupos também criaram formas especificas de comunicação, para controle, e hoje estão tentando emplacar a onisciência e onipresença através da tecnologia… Estão distantes desses Poderes em relação ao Creador, mas na atual fase o olho que tudo vê avança para o controle inicialmente da massa e aos poucos do individuo… As tecnologias apresentam as facilidades que retiram as liberdades…pensem a respeito.

    Tentei ser clara, e apresentar uma primeira parte central do que querem e a principal arma com que agem… E volto a dizer, a Identidade que permitir-se controlar contribuirá para se rebelem contra a Criação… Embora, particulamente não acredite que eles consigam substituir com tecnologia o controle e o universo, posto que SEI que eles não tem mais conexão ou compreensão do Creador… tem apenas lembranças, mas se rebelam contra a Ordem Natural.

    Temos uma dissociação de tempo, então não sei quanto tempo persistirá o grupo em sua tentativa de desordem. Mas, seja o tempo que for eles se baseiam em mudança dentro de uma Lei inalterável, embora seja flexível em alguns aspectos…

    Todo o Universo que temos é uma combinação de frequencias. Aquilo que acreditamos ser material também é frequencia. E essa frequencia tem sofrido invasões/alterações… As frequencias formam seres, pensamentos, sentimentos, mas elas são de origem desconhecida. Sabemos que existem, conseguimos até medi-las e qualificá-las,com nosso parco entendimento, até mesmo provocá-las, mas nada comparado ao tamanho do Universo… O que conseguimos é muito ínfimo perto do Todo… E, mais, não sabemos quem ou o que da origem e mantem as frequencias que continuam a obedecer o comando. Portanto, tais grupos que acreditam estarem vencendo a Criação, devem estar sendo insuflados propositalmente, talvez para a propria derrota.

    Por hoje é só… Deus vult

    1
    • bolha buritis 08/02/2019 at 18:20

      Grato , Pateta.

      0
    • Grandecupincha 08/02/2019 at 18:55

      Linhagem de Cain, linhagem de Set.

      Cainitas e Setitas

      0
    • Grandecupincha 08/02/2019 at 19:08

      Certas evoluções devem acontecer.
      Eu me refiro a um certo afrouxamento. Social, digo. Receberiamos mais liberdade, como de fato recebemos.
      Esse afrouxamento, digo, nada mais que um sintoma da evolução que vai se dar no planeta – do final do bloqueio e das ações dos grupos que se aproveitaram desse bloqueio.

      E me refiro sim a relações familiares e sociais. Ao tal do progressismo. A tal da diversidade.
      A trabalhar menos. A refletir mais. A aceitarmos as diferenças.
      Mas seriam coisas boas e não formas de divisão na sociedade, nada disso.

      Esses grupos, sempre eles, prevendo essa boa mudança, se anteciparam.
      E disseram: a mudança será negativa, será a onda onde vamos surfar; não será +20%, será +200%, assim a maior liberdade se transformará em libertinagem.

      Assim contaminaram toda a mudança, seja a benéfica, que era aguardada, seja a malefica e artificial, que eles injetaram junto para desvirtuar o homem r afasta-lo da consciência.

      2
  • Fino 08/02/2019 at 18:32

    Melhora da economia…só que não

    CVR1 – 3 mulheres discutindo onde ir almoçar, 1 delas não tinha como arcar com lanchonete gourmet, pois estava sem grana pro mês.

    CVR2 – Jovem na casas dos 30 gritando ao telefone com namorada/esposa por conta de gastos, falando a pleno pulmões que já tinha 3 empréstimos e que não tinha mais grana pra nada.

    CVR3 – Empresa está mudando de sede em avenida nobre de sp, foi invadida levaram a pia da cozinha.

    tudo isso em 10 min na frente de um prédio comercial no Itaim.

    1
    • Zé do Faz 08/02/2019 at 18:39

      Cara, não melhorou, mas tem um otimismo no ar.
      Um conhecido estava com 2 lojas e 4 salas vazias há mais de 1 ano.

      Alugou tudo e se tivesse mais teria alugado. Cidade do interior.

      4
    • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:43

      Para desalavancar leva um tempo.
      O interessante é que geralmente a economia volta a crescer com os agentes econômicos alavancados. Doido, né!?
      O gap é curtíssimo… entre uma fase e outra.

      0
      • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:45

        O que está ajudando a transição lenta é controle da inflação.
        Comida barata demais nos supermercados.
        óleo de cozinha 2,70
        Feijão bom R$ 3,20 o Kg
        Frango a 6,00 a 9,00 o Kg
        Chester opressor comprei a 9,20 o Kgs. Tentando acabar com ele tem 05 dias já.
        Hoje fiz pedacinhos e joguei na farofa.
        kkk

        0
        • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:46

          Por R$ 30,00 – tive proteína saborosa por vários dias.
          Mas a galera do coque na cabeça e pug quer IFOOD a 49,90 na refeição.
          kkk

          4
          • civilizado 08/02/2019 at 18:53

            quem que quer ir para o fogão!!! não!!!! as feminases não deixam!!! kkkkkkk…certo estamos nós….compramos os alimentos. e processamos num belo fogão junto de uma cozinha linda….

            1
            • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:55

              Eu cozinho desde 08 anos . Me viro.
              Amanhã traçar um feijão com farinha… pedacinhos de bacon e 02 zoiudos. Picotar… que comidasso ! (sic)
              kkk

              0
              • Mari 08/02/2019 at 18:57

                Eita, bom demais!

                0
              • civilizado 08/02/2019 at 19:50

                da-lhe!!! eu tbm ser fazer uns “angus”….kkkkk

                0
    • Cesar 08/02/2019 at 19:41

      “JOVEM na casa dos 30”? Kk

      4
  • Grandecupincha 08/02/2019 at 18:54

    Prezados, boa tarde!

    Dando tudo certo, vamos sentir a mudança na economia em 2020, mais forte a partir de 2021.

    Antes do Bolso surgir lembro que era um mote do BoB: “só depois de 2022”

    1
    • From_The_Tower 08/02/2019 at 18:56

      é só tempo da galera pagar mais uns lotes de contas… pessoal se reorganizar e voltar para o consumo.
      Minha empresa partiu de um patamar baixo de 2017 para 2018… mas de 2018 para 2019… crescemos mais de 300%. Avante!
      Lembrando que um das faces da economia é a confiança.

      2
      • Grandecupincha 08/02/2019 at 19:11

        Sim, e a confiança é um elemento cumulativo, ou seja, conforme forem aprovadas as reformas, conforme a empresa do vizinho começar a bombar, povo vai mesmo.

        Conheço o lado do brasileiro que é dependente do estado, mas isso parece que criou um outro grupo, empresários die hard, que querem empreender contra tudo e todos, são durões mesmo, aprenderam na raça.

        Esses aí vão crescer muito mesmo, e merecem

        2
  • Rodrigo 08/02/2019 at 19:33

    Receita de supersanduiche:
    Pão com massa folhada feito com banha.
    Queijo parmesão gram mestri.
    Presunto Royale sadia.
    Pense num trem bão.

    1
    • Mordecai 08/02/2019 at 20:00

      Isso mesmo. Quem não deve, não teme. Abra as suas contas, ministro. Não esconda nada.

      2
    • Cesar 08/02/2019 at 20:03

      Os caras estão colhendo o que plantaram. Ano passado ou retrasado, não me recordo ao certo, o STF decidiu que o sigilo bancário poderia ser desconsiderado pela administração tributária, bastando a existência de processo administrativo tributário em curso. Vieram com essa ideia de comunista para passar por cima de texto claro da Constituição que exige decisão judicial para quebra de sigilos bancário. Estão colhendo o que plantaram agora. Comunismo é bom com os outros, não é?

      9
      • Mineirausfall 08/02/2019 at 20:12

        Caramba, que m*. Esse acórdão é de 2016. E, depois, também autorizaram o MP a quebrar o sigilo.

        -http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=310670

        -https://www.conjur.com.br/2017-dez-13/receita-passar-dados-bancarias-mpf-autorizacao-judicial

        Que, ao menos, esses (PIII!) sejam apanhados na própria armadilha!

        1
  • Mineirausfall 08/02/2019 at 19:59

    check-in

    0
    • bolha buritis 08/02/2019 at 20:29

      Checado

      Oi

      0
      • Mineirausfall 08/02/2019 at 20:30

        Oi.

        0
  • AL 08/02/2019 at 20:08

    Hj é sexta, o Mito está melhor, devagar as coisas vão se acertando.

    Já fiz um pudim, vou fazer uma sopa gorda de bacon com ervilha e encher a cara até de manhã, tudo no conforto do meu lar, longe de confusões e tentações rsss.

    Essa pohha vai, e muito!

    3
  • AL 08/02/2019 at 20:16

    Declaro aberta a sexta-feira!

    0
  • Mineirausfall 08/02/2019 at 20:32

    Tchaikovsky – 1812 Overture

    1
    • lord hope 08/02/2019 at 21:30

      adoro essa 1812, um primor.

      1
  • BananenseNãoPraticante 09/02/2019 at 00:12

    AL e demais admins,
    E-mail enviado para contato.
    Um ótimo final de semana para todos!

    0
  • Nonada 09/02/2019 at 01:33

    No hospital com a Peggette.

    Faz 4 horas.

    No entanto,…

    0
  • Nonada 09/02/2019 at 02:02

    Trying No To

    0
  • Mari 09/02/2019 at 02:11

    Muito boas essas gordices, depois passa a receita do pudim do AL kkkk
    ______

    AL 08/02/2019 at 20:08
    Hj é sexta, o Mito está melhor, devagar as coisas vão se acertando.

    Já fiz um pudim, vou fazer uma sopa gorda de bacon com ervilha e encher a cara até de manhã, tudo no conforto do meu lar, longe de confusões e tentações rsss.

    Essa pohha vai, e muito!

    0
  • Nonada 09/02/2019 at 02:18

    Never Gonna

    1
  • AL 09/02/2019 at 03:37

    Tô aqui, ainda não abandonei a missão, segunda caixa de verdosa, duas caipirinhas e contando!

    Mito nessa pohha!

    1
    • Mari 09/02/2019 at 03:38

      kkkkk

      0
      • Mari 09/02/2019 at 03:39

        O pudim tá pronto, ressaca zero e vamos que vamos kkkk

        0
        • AL 09/02/2019 at 03:47

          Mariiiiiiii!!!!!!!!!!

          😘😘😘😘😘😘😘😘😘

          0
          • Mari 09/02/2019 at 03:53

            Smack!

            0
            • Mari 09/02/2019 at 03:54

              Mito rules!

              Graças a Deus 🙂

              0
  • AL 09/02/2019 at 03:38

    0
  • AL 09/02/2019 at 03:47

    0
  • AL 09/02/2019 at 03:55

    1
  • Mari 09/02/2019 at 04:01

    Vai essa e a saideira, obrigada por tudo AL!

    Pela companhia, pela perseverança, avante Carcará!

    Bom sábado pra vc e family.

    Gonzaguinha – “O que é, o que é” (1982)

    0
    • Mari 09/02/2019 at 04:03

      Gonzaguinha – Lindo Lago do Amor

      Baci!

      0
    • AL 09/02/2019 at 05:35

      👏👏👏👏👏

      Muito obrigado, Mari!

      0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)