A Batalha Espiritual – Às vezes é no grito mesmo para ganhar.

 

 

No dia a dia cada caso é um caso, cada situação é uma situação, e Deus trata cada situação, e cada pessoa de forma diferente. A Bíblia é cheia de exemplos disso. Um erro grande é querer generalizar e achar que tudo é igual, pois sempre tem as exceções. Mas as exceções não são regras, e não podem ser tomadas como tal.

Nas batalhas da vida, em muitas situações temos que ter calma, orar e analisar os problemas, para agir no momento certo e da forma certa. Uma passagem Bíblica que eu gosto é a que descreve a tomada da cidade de Jericó por Josué. Em alguns casos, temos que usar sabedoria, mas tem casos que tem que ser no grito.

O caso de Jericó foi ao grito, mas no grito no momento certo. Jericó era uma cidade fortificada, que tinha altas e largas muralhas, uma verdadeira fortaleza. Então Deus deu instruções de como proceder para conquistar a cidade.

No capitulo dois do livro de Josué, a Bíblia nos informa que ele enviou espiões a cidade, para sondar a cidade e observar tudo como era. Esses espias conheceram uma mulher de nome Raabe, e foram até a casa dela, algumas traduções falam que a mulher era prostituta, mas isso não faz diferença neste momento. O fato é que a mulher escondeu os espias, e depois desceu eles pela muralha, a noite.

Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro. Josué 2:15

Aqui fica bem claro que a casa dela era sobre o muro, e que ela os desce pela janela. Ao estudarmos esse capitulo vemos que a mulher fez um acordo com estes homens, de que ela não os denunciaria ao rei, e eles salvariam ela e seus familiares próximos.

A questão é que nas instruções dadas por Deus a Josué, o povo deveria gritar, no sétimo dia, após rodear a cidade sete vezes, e quando o povo gritasse o muro ia cair. E assim aconteceu, esta no capitulo seis.

Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade. Josué 6:20

O muro caiu, mas não caiu todo, a parte onde tinha a casa da mulher Raabe, não caiu. Isso é muito interessante, pois mostra que Deus pode fazer uma obra maravilhosa, de uma forma até difícil de explicar. Pense assim, um terreno tem muro dos quatro lados, vamos dizer cem metros de cada lado, isso dá dez mil metros quadrados e quatrocentos metros lineares. Um muro alto, de vários metros. Algo acontece, cai tudo, mas sobra só em um lugar uns três, talvez quatro metros. Como alguém vai explicar isso, como isso pode acontecer? E o fator motivador para a queda seria o grito do povo.

Outro detalhe importante é que Deus ouviu o acordo que os espias fizeram com a mulher, e respeitou esse acordo, provavelmente pela fé dela, pois se lermos os textos veremos que ela sabia que o Deus do povo de Israel fazia maravilhas.

Veja que o texto que fala que a casa no muro ficou de pé, ele é bem claro:

Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: “Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela”.
Então os jovens que tinham espionado a terra entraram e trouxeram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os seus parentes. Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel. Josué 6:22,23

Deus sabe de todas as coisas, mas ele quer que nós falemos com Ele sempre. Em muitas situações você vai ver pessoas orando a “plenos pulmões”, quer dizer, com toda a sua força. Daí tem aquela famosa foto que roda a internet, em que alguém escreveu em um muro na frente de uma igreja pentecostal a frase: “Ore baixo, Deus não é surdo.” Verdade, certeza que Deus não é surdo, mas por que no caso de Jericó, Deus pediu para Josué ordenar ao povo que gritasse?

Existem batalhas que só se ganham com um clamor, com uma oração em voz alta, a “plenos pulmões”. Essa expressão tem na Bíblia, vejam:

Quando chegar, abrirá os olhos aos cegos e os ouvidos aos surdos. Os coxos saltarão como pequenos veados, e os mudos cantarão a plenos pulmões! Isaías 35:5

E aqui também:

Grita, pois, a plenos pulmões, não te contenhas, levanta a tua voz como um Shofar, uma trombeta, e faze ver ao povo a sua própria transgressão, mostra à Casa de Jacó o seu pecado!  Isaías 58:1

Jesus Cristo, também clamou em alta voz:

E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. João 11:43

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46

Em muitas situações, os cristãos buscam locais afastados para orar, ano passado um até ficou muito conhecido, por ir orar no monte seguidamente, mas não é só ir orar no monte e gritar que vai dar certo, fosse assim o Brasil teria outro presidente hoje. São todos os detalhes, o conjunto da obra da vida de cada um é que faz a diferença.

Existem igrejas que os cristãos oram em voz alta, sem se preocupar com quem está por perto. Mas nem todas as situações isso pode ser uma boa idéia, pois sempre pode ter um fofoqueiro enviado pelo inferno por perto escutando a oração. Logo a importância de congregar e conhecer as pessoas e saber se são de confiança ou não. Existem as pessoas que preferem ir às igrejas grandes, pois lá ninguém conhece ninguém e fazem suas orações em alta voz, pessoalmente não gosto muito desta idéia.

Avalie a sua vida, avalie a sua oração, pode ser que você tenha que se reunir com um grupo e ir orar em alto volume em um monte, se todos gritam, ninguém entende ninguém, mas Deus entende todos.

Cada caso é um caso. Tenho um conhecido que estava em uma situação muito difícil, financeira, sendo inclusive ameaçado de morte, ele tem terras naquela região do norte do Tocantins ou sul do Pará, e as coisas estavam muito mal, até que  um dia no caminho da cidade para a fazenda resolveu parar o carro no “meio do nada” e fazer um clamor a Deus com toda a força de sua voz. Orou externando sua raiva com a situação, e pedindo misericórdia a Deus, orou até se acalmar, mas não me disse quanto tempo foi isso. Porem depois dessa oração as coisas começaram a se ajeitar, ele conseguiu arrendar a fazenda e sair de lá.

Entenda, não é em todas as situações, pois Jesus também fala para entrar no quarto e fechar a porta e orar em segredo a Deus, que Deus em segredo tudo vê e atende. Então é necessário avaliar, analisar, pensar a respeito, cada caso é um caso. Deus trata com cada um de nós de forma individual.

Via de regra, se um cristão vai enfrentar um espírito do mal, que está possesso de um corpo humano, se não falar com autoridade e voz firme, não vai dar certo, e muitas vezes é sim necessário gritar. Eu sei que em alguns canais de TV passam essas cenas, com gritos, mas ali pode ser teatro, ou não. Só estando presente e com o discernimento do Espírito Santo para saber se é verdade ou não.

Se lhe convidarem para ir a um clamor de oração, pense, avalie, reflita, dependendo da sua situação, pode ser muito bom.

[email protected]

13
Compartilhar
  • daniel 24/02/2019 at 06:00

    1…

    0
  • Leo 24/02/2019 at 06:54

    Second

    0
  • civilizado 24/02/2019 at 08:03

    3º….

    0
  • civilizado 24/02/2019 at 08:23

    Bom dia a todos!!..Neco de novo belo texto!!! só para ajudar ilustrar teu belo texto, por ex: no muros de Jericó uma das lições para nós é se formos fieis e seguir o que Deus nos ensina os milagres acontecem..pois o povo fez exatamente o que Ele disse…
    Eu tbm no gosto de igrejas em que as pessoas oram alto…aliás nunca fui nessas só ouvi falar…rsrrs…e Deus não fala na Bíblia que devemos gritar em orações…basta estarmos contritos de coração…e ao mesmo tempo com muita fé..para mim, esse negocio de gritar me passa ser pessoas desequilibradas emocionalmente e o Espirito Santo sabemos que suave,calmo , equilibrado e passa muita paz e nos reveste de coragem…

    1
  • civilizado 24/02/2019 at 08:37

    Pois é…e essa caso intrigante de uma baleia jubarte de 11 metros está longe da praia no meio de uma mata Atlântica?

    Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta nesta sexta-feira (22), em uma área de mata da Praia do Araruna, na Cidade de Soure, litoral da Ilha de Marajó, no Pará. Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o animal teria aproximadamente 11 metros e não apresentava ferimentos visíveis.

    0
    • Enoch Root 24/02/2019 at 11:27

      Nada de misterio. Foi encontrada em um mangue, pertinho da praia.

      Como ela morreu é outra historia. Mas o local é trivial e nao é nenhum misterio.

      0
      • civilizado 24/02/2019 at 11:32

        é que não conheço a região , é local dentro do mar?

        0
        • Mineirausfall 24/02/2019 at 15:43

          Área de mangue. Entretanto, como é que a baleia foi enfiar-se entre as árvores?

          -https://www.oliberal.com/para/baleia-é-encontrada-morta-em-soure-no-marajó-1.76358

          E as marés são mais altas nas proximidades do Equador. A maré alta tinha três metros. Se fosse perto do Equinócio, com Lua Nova ou Cheia, a maré poderia chegar a seis metros.

          -https://pt.tideschart.com/Brazil/Para/Soure/

          0
  • civilizado 24/02/2019 at 10:11

    Governo declara que o MST “não existe”, encerra mesada e diálogo (Veja o
    O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) não será mais recebido pelo Governo Federal para absolutamente nada.

    Noutras palavras, o governo não reconhece mais a existência do MST ou de qualquer outra entidade que não tenha personalidade jurídica.

    Nesse sentido, o novo Ouvidor Nacional Agrário do Incra, Coronel Souza Aguiar, já determinou a todas as superintendências do órgão que não recebam mais representantes de entidades que não possuam um CNPJ, caso do MST.

    Perfeita a atitude do coronel. Inadmissível que o governo mantenha qualquer tipo de diálogo ou negociação com uma entidade “fantasma”.

    Por outro lado, é necessário que se investigue como o PT repassou fabulosas verbas oficiais para o MST, durante o período em que esteve no (des)governo do país.

    Sem dúvida, certamente está ai mais um crime cometido.

    No vídeo abaixo, os comentários sobre o assunto de Felipe Moura Brasil, Augusto Nunes e José Maria Trindade:

    5
  • BananenseNãoPraticante 24/02/2019 at 10:15

    “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
    Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
    E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
    Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
    Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
    Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
    Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
    Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
    E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
    Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
    Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

    Mateus 6:5-15
    https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/6

    Um ótimo domingo para todos!

    1
    • civilizado 24/02/2019 at 10:17

      Amém…é bem isso mesmo!!!

      0
    • Necocarcara 24/02/2019 at 10:55

      Vc leu o texto? Eu citei que Jesus mandou orar no quarto com a porta fechada.
      Mas citei que ele também gritou.

      0
      • civilizado 24/02/2019 at 11:13

        ahh mas ali ele não orou , Ele questionou …mas ele sabia que sentiria o abandono…pois Cristo que assumiu todo o pecado da humanidade…naquele momento se distanciou de Deus pq Deus se afasta do pecado.. isso é físico,por isso que Cristo se sentiu abandonado…masssss não estava…naquele momento aparte humana de Cristo aflorou que é normal…pois jamais cristo pecou…

        0
        • Necocarcara 24/02/2019 at 15:30

          Tive um caso perto de minha casa, que uma criança se engasgou com comida.
          E não conseguiam reverter a situação. Família crente. A mãe levantou as mãos aos seus e clamou tão alto que toda vizinhança ouviu. O pai então conseguiu com um dedo liberar a garganta da criança, que voltou a respirar.
          Nessa hora, ninguém vai ir orar em secreto no quarto.

          A criança voltou a respirar mas estava roxa, e me ligaram e eu fui as pressas leva-los ao hospital. 20 km. No fim deu tudo certo, mas eu creio que Deus agiu neste caso.

          2
      • BananenseNãoPraticante 24/02/2019 at 14:46

        Sim, um texto muito bom!
        A leitura que faço do trecho que postei se refere apenas à oração individual que deve ser, como dito, individual, sem incomodar os demais.
        Ainda tem a passagem de quando dois ou três estiverem reunidos no nome Dele, Ele estará no meio. É claro que aqueles reunidos não estarão mudos, mas orando/rezando… e este momento em que estiverem reunidos, pra mim é muito mais poderoso, digamos assim, que uma oração individual.
        O celebrante reza em voz alta com o povo reunido em uma celebração, isso será, sem dúvida, ainda melhor!
        Mas as orações individuais, pelo menos eu entendo assim, devem seguir a explicação dada acima.

        0
    • civilizado 24/02/2019 at 11:05

      pois é bananense..se tu analisar a reza do terço é uma repetição de palavras …repetindo sempre a mesma coisa…é complicado….

      0
    • Pah 24/02/2019 at 16:20

      “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros“. Nao é regra, mas tenho visto que aqueles que vivem com a Biblia embaixo do braço, estao na missa todo domingo ou nao saem de dentro da igreja sao os mais hipócritas com relaçao à seguir os mandamentos de Deus. Por isso nao existe um “medidor” que defina: este tem fé esse nao tem, esse vai ter a vida eterna esse nao vai. Só ELE poderá nos dizer. “Cada um sabe a fé e o amor à Deus que carrega em seu coração”.

      2
  • Bruno L 24/02/2019 at 10:47

    Assistiram o filme Os infiltrados? Acho que uma explicação plausível é que narcotraficantes espalharam infiltrados pela mídia e demais locais..

    Favela com PCC tem menos crimes violentos, afirma estudo https://t.co/yEkWW6iZaO— Folha de S.Paulo (@folha) February 23, 2019

    1
  • Necocarcara 24/02/2019 at 10:53

    Bom dia

    Ótimo domingo a todos.

    0
  • Necocarcara 24/02/2019 at 10:58

    Ontem atravessei o Ceará de carro, de sul a norte. Esta tudo verde, tem chovido bem, para as plantas.
    Pela primeira vez em muitos anos vi varias plantações de milho e feijão. O povo voltou a plantar de novo, isso é muito bom.

    4
    • civilizado 24/02/2019 at 11:06

      o Neco fazia quanto tempo que tu estavas fora de Ceara?

      0
      • Necocarcara 24/02/2019 at 13:09

        Um ano e sete meses.

        0
    • Leonardo M. 24/02/2019 at 14:57

      Perigoso o Ciro dizer que a chuva foi benção concedida por ele kkkk

      0
      • Necocarcara 24/02/2019 at 15:20

        O prefeito de uma cidade do interior disse que este ano não poderia ter um bom periodo de chuvas, pois um homem bom , o Mula, estava preso.

        0
  • AL 24/02/2019 at 12:42

    Boma tarde, amigos!

    Não esqueçam, 16:00 temos hangout com o Professor Evandro Pontes!

    5
    • Mineirausfall 24/02/2019 at 15:13

      Boa tarde!

      Opa, cheguei na hora certa.

      0
  • Pão de queijo com café 24/02/2019 at 15:17

    Boa tarde !

    Neco sempre interessante…

    Prevejo um hangout dupiru… hahaha…

    0
  • lord hope 24/02/2019 at 15:37

    Bom domingo carcarás.

    0
  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)